Jean-Jacques Rousseau
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Quando viveu
De 1712 a † 1778
Onde nasceu
Genebra, Suíça
O que pensou
Para Rousseau, as instituições educativas corrompem o homem e tiram-lhe a liberdade. Para a criação de um novo homem e de uma nova sociedade, seria preciso educar a criança de acordo com a natureza, desenvolvendo progressivamente seus sentidos e a razão com vistas à liberdade e à capacidade de julgar.
Frase
“A instrução das crianças é um ofício em que é necessário saber perder tempo, a fim de ganhá-lo”;
“Que a criança corra, se divirta, caia cem vezes por dia, tanto melhor, aprenderá mais cedo a se levantar”
“Que se destine o jovem para a espada, para a Igreja, para advocacia, pouco importa. Antes da vocação dos pais, a natureza o chama para a vida. Viver é o ofício que eu lhe quero ensinar”.
Guy Brousseau
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Quando viveu
Nascido em 1933
Onde nasceu
Taza, Marrocos
O que pensou
Brousseau elaborou reflexões no campo da Educação Matemática, visando explicar suas dimensões epistemológicas, cognitivas e sociais. Em seus estudos destacou a relação entre alunos e professores, as condições e a forma pela qual o conhecimento matemático pode ser aprendido. Sua teoria também inovou ao defender que o erro é fundamental para o aprendizado.
Frase
"O aluno não só deve comunicar uma informação como também precisa afirmar que o que diz é verdadeiro dentro de um sistema determinado"
Lev Vygotsky
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Quando viveu
De 1896 a † 1934
Onde nasceu
Orsha, antiga Bielo-Rússia
O que pensou
Para Vygotsky, a aprendizagem é um processo social e, por isso, deve ser mediada. Nessa concepção, o papel da escola é orientar o trabalho educativo para estágios de desenvolvimento ainda não alcançados pelo aluno, impulsionando novos conhecimentos e novas conquistas a partir do que já sabe, constituindo uma ação colaborativa entre o educador e o aluno.
Frase
“O saber que não vem da experiência não é realmente saber”;
“O caminho do objeto até a criança e desta até o objeto passa por outra pessoa”
John Locke
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Quando viveu
De 1632 a † 1704
Onde nasceu
Wrington, Inglaterra
O que pensou
Para John Locke, o indivíduo era uma “tabula rasa”, podendo e devendo ser condicionado e modelado pela educação. A formação do indivíduo deveria abarcar a educação do corpo, a educação moral e a educação intelectual de forma integrada.
Frase
"Os homens são bons ou maus, úteis ou inúteis, graças a sua educação";
"Um espírito são em um corpo são é uma descrição breve, porém completa, de um estado feliz neste mundo".
Emília Ferreiro
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Quando viveu
Nascida em 1937
Onde nasceu
Argentina
O que pensou
Dedicou-se ao estudo da alfabetização, deslocando o foco educativo dos processos de ensino para os de aprendizagem, dos métodos preconcebidos para a construção do saber na prática pedagógica. Discípula de Piaget na investigação dos processos de aquisição e elaboração de conhecimento pela criança, seu nome está ligado ao construtivismo.
Frase
“Quem tem muito pouco, ou quase nada, merece que a escola lhe abra horizontes”;
“É preciso sermos enfáticos: a escrita é importante na escola pelo fato de que é importante fora da escola, não o contrário”;Hannah Arendt
Hannah Arendt
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Quando viveu
De 1906 a † 1975
Onde nasceu
Hannover, Alemanha
O que pensou
Para Arendt, educar é acolher as crianças em um mundo que existe antes de seu nascimento, mas que será renovado pelas novas gerações. Além disso, a educação deve contribuir para que as crianças desenvolvam sua singularidade.
Frase
“O conservadorismo, no sentido da conservação, faz parte da essência da atividade educacional, cuja tarefa é sempre abrigar e proteger alguma coisa”;
“A escola não é de modo algum o mundo, nem deve ser tomada como tal; é antes a instituição que se interpõe entre o mundo e o domínio privado do lar”
Carl Rogers
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Quando viveu
De 1902 a † 1987
Onde nasceu
Oak Park, EUA
O que pensou
Considerado uma das figuras mais influentes da psicologia norte-americana, Carl Rogers também se dedicou ao campo da educação, propondo uma pedagogia experimental, centrada no aluno. Para ele, os estudantes são mais criativos, aprendem melhor e se tornam mais capazes de solucionar problemas quando os professores atuam como facilitadores do aprendizado.
Frase
“Toda a nossa cultura procura insistentemente manter os jovens afastados do contato com os problemas reais. Será possível inverter essa tendência?”;
“A única coisa que se aprende e realmente faz diferença no comportamento da pessoa que aprende é a descoberta de si mesma”.
Paulo Freire
Quando viveu![](http://educarparacrescer.abril.com.br/pensadores-da-educacao/css/imagem/paulo-freire.jpg)
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De 1921 a † 1997
Onde nasceu
Recife (PE), Brasil
O que pensou
Desenvolveu um pensamento pedagógico assumidamente político. Para Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno. Isso significa, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, levá-las a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da própria libertação. Freire entedia que a educação deveria se dar num processo dialógico que possibilitasse o desenvolvimento da consciência crítica para a formação da personalidade democrática.
Frase
“Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação reflexão.”
”O educador já não é o que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando que, ao ser educado, também educado”.
Anton Makarenko
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Quando viveu
De 1888 a † 1939
Onde nasceu
Belopole, Ucrânia
O que pensou
Nos trabalhos de Makarenko se destaca o compromisso com a concretização de um projeto educacional centrado na formação coletiva para a vida coletiva. A escola baseada na vida em grupo deveria ter também como princípios o autocontrole, a disciplina e o trabalho.
Frase
“É preciso mostrar aos alunos que o trabalho e a vida deles são parte do trabalho e da vida do país”
Jean Piaget
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Quando viveu
De 1896 a † 1980
Onde nasceu
Neuchâtel, Suíça
O que pensou
Desenvolveu a epistemologia genética – uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança. Segundo ele, o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida.
Frase
“Pensar é agir sobre o objeto e transformá-lo”.
“O ideal da educação não é aprender ao máximo, maximizar os resultados, mas é antes de tudo aprender a aprender, é aprender a se desenvolver e aprender a continuar a se desenvolver depois da escola”.
Santo Agostinho
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Quando viveu
De 354 a † 430
Onde nasceu
Tagaste, atual Argélia
O que pensou
Reinterpretou a tradição antiga, grega, romana e helenística, sob a ótica do cristianismo. Considerava o saber como o caminho para a compreensão da palavra sagrada. Por isso, os estudos teriam como finalidade o acesso à Verdade expressa no texto bíblico.
Frase
“Não se deve esperar da criança inteligência nem aspirar a ela. O mais importante é a consciência, a disciplina”;
“Não se aprende pelas palavras, que repercutem exteriormente, mas pela verdade, que ensina interiormente"
Edgar Morin
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Quando viveu
Nascido em 1921
Onde nasceu
Paris, França
O que pensou
Morin propõe o conceito de pensamento complexo em lugar da simplificação e da fragmentação do conhecimento. Para ele, os saberes foram submetidos a um processo reducionista que acarretou a perda das noções de multiplicidade e diversidade. A sala de aula seria o lugar ideal para começar essa reforma.
Frase
“A escola, em sua singularidade, contém em si a presença da sociedade como um todo”;
“A ciência nunca teria sido ciência se não tivesse sido transdisciplinar”.
B. F. Skinner
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Quando viveu
De 1904 a † 1990
Onde nasceu
Susquehanna, Pensilvânia, EUA
O que pensou
A educação deve ser um processo planejado, pois é um dos meios de controle do comportamento humano, destinado a estabelecer comportamentos úteis e desejáveis aos indivíduos e a seu grupo.
Frase
“A educação é o estabelecimento de comportamentos que serão vantajosos para o indivíduo e para outros em algum tempo futuro”;
“Quando houver domínio sobre a ciência do comportamento, ela será a única alternativa para a sociedade planejada”
Herbert Spencer
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Quando viveu
De 1820 a † 1903
Onde nasceu
Derby, Inglaterra
O que pensou
Para Spencer, havia uma correspondência entre o desenvolvimento biológico e o progresso social. Compreendia a ciência como o conhecimento mais relevante, mais útil, com aplicação no trabalho, na arte e na vida cotidiana. Defendia uma educação que abarcasse corpo e espírito, em conformidade com as leis da natureza e a ciência, que possibilitaria o desenvolvimento físico, intelectual e moral.
Frase
“A educação deve formar seres aptos para governar a si mesmos e não para ser governados pelos outros”
Bernardo Toro
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Quando viveu
(Desconhecido)
Onde nasceu
Colômbia
O que pensou
Elaborou os “Códigos da Modernidade”, que são sete competências mínimas para a participação produtiva e a inserção social do ser humano no século 21. Para desenvolvê-los, o ensino deve ser contextualizado, o que significa tratar de assuntos que fazem sentido na vida dos alunos.
Frase
“A escola tem a obrigação de formar jovens capazes de criar, em cooperação com os demais, uma ordem social na qual todos possam viver com dignidade”
António Nóvoa
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Quando viveu
Nascido em 1955
Onde nasceu
Portugal
O que pensou
Nóvoa sustenta que o desafio dos profissionais da área escolar é manterem-se atualizados sobre as novas metodologias de ensino e desenvolverem práticas pedagógicas eficientes. Para ele, nenhuma reforma educacional tem valor se a formação de docentes não for encarada como prioridade.
Frase
"O aprender se concentra em dois pilares: a própria pessoa, como agente, e a escola, como lugar de crescimento profissional permanente"
Philippe Perrenou
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Quando viveu
Nascido em 1955
Onde nasceu
Bienne, Suíça
O que pensou
Criou as dez novas competências para ensinar. Entre elas: organizar e dirigir situações de aprendizagem; administrar a progressão das aprendizagens; envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho e trabalhar em equipe. Também trata dos temas: avaliação, pedagogia diferenciada e formação.
Frase
“Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações etc.) para solucionar uma série de situações”
Michel Foucault
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Quando viveu
De 1926 a † 1984
Onde nasceu
Poitiers, França
O que pensou
Por meio de uma análise histórica inovadora, o filósofo viu na educação moderna atitudes de vigilância e adestramento do corpo e da mente. Para Foucault, a escola é uma das "instituições de sequestro", como o hospital, o quartel e a prisão. Espaços que moldam o pensamento e conduta do homem.
Frase
“As luzes que descobriram as liberdades inventaram também as disciplinas”.
“Todo sistema de educação é uma maneira política de manter ou de modificar a apropriação dos discursos, com os saberes e os poderes que eles trazem consigo”.
Friedrich Nietzsche
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Quando viveu
De 1844 a † 1900
Onde nasceu
Röcken, Alemanha
O que pensou
Criticava o sistema escolar por ser um reforço da moral de rebanho: uniformizando o conhecimento e os próprios alunos, a instituição se curva às exigências externas do mercado e do Estado. Em lugar da massificação e do utilitarismo, propunha o aprimoramento individual e uma "Educação para a cultura".
Frase
"Nós, homens do conhecimento, não nos conhecemos; de nós mesmos somos desconhecidos";
“No caso do indivíduo, a tarefa da educação é a seguinte: torná-lo tão firme e seguro que, como um todo, ele já não possa ser desviado de sua rota”
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