LÍNGUA PORTUGUESA / ATIVIDADES - EXCELENTE!


                DE VOLTA AO PASSADO

Por mais apaixonado que eu seja pelos meus computadores, sempre os achei meio burros. São muito sistemáticos. Não deduzem, eis a questão. Se você digitar o seu código pessoal de oito letras e errar apenas uma, ele se nega a trabalhar. Um ser humano com o mínimo de escolaridade perceberia o erro e entraria na sua. Ou na minha. Além de não deduzir, é teimoso. E agressivo. De repente, lá vem ele com a pergunta na sua cara: "Você tem mesmo certeza?" Ora bolas! Claro que tenho.

E agora, neste fim de semana, descobri que eles são mesmo burros.

Veja a situação. Desde quando foram inventados, as datas que eles nos fornecem são com dois dígitos. Portanto, ele não sabe nem deduz que estamos em 1997. Para ele, estamos em 97¹. Apenas. Podia ser 1897, 1597, não é mesmo?

Qual é o problema?, pergunta-me você. O problema, meu amigo e minha amiga... é que quando nós chegarmos ao ano 2000, ele vai achar que estamos começando de novo * 1900. Deu para entender? Você entendeu. Mas ele não.

O pior é que virá o calendário de janeiro de 1900. Vai ter ano bissexto caindo em época errada, domingo vai virar terça-feira, ninguém mais vai saber quando é feriado e o Natal vai ser em novembro, provavelmente.

Leio nos jornais que para mudar a configuração de cada computador um técnico vai levar 12 horas. Já imaginou quantos computadores existem no mundo? Quanto vai custar isso? Fala-se em milhões de dólares. Centenas de milhões!

Rárárá, como diria o meu amigo macaco. Peguei um bobo, na casca do ovo.

E agora, senhores computadores? Não vão deduzir nada? Vão entrar no próximo milênio em 1900²?

Ou por outro lado, não seria uma vingança da cibernética contra nós? Não teriam deduzido os computadores, lá numa reunião secreta entre eles, que o mundo avançou muito e seria melhor voltar cem anos no tempo? É uma hipótese. Não existia a AIDS, mas, em compensação, a tuberculose estaria matando adoidado.

Já pensaram? Você liga o seu computador... e ele vai logo escrevendo na tela: "Estamos em 1º de janeiro de 1900." Seria o caso de a gente responder: "Você tem certeza que quer mesmo fazer tal operação?"

E ele, metalicamente, vai rir na nossa cara. "Daqui para a frente tudo vai ser diferente", nos responderá. Não é apenas uma partida de xadrez que ele ganhou³. Está ganhando o tempo, nos jogando para trás. Para a gente pensar direitinho em tudo o que foi feito neste século que está acabando. Eles vão ditar a moda, eles vão dominar-nos.

Ou então voltaremos todos às velhas Remingtons? E aqueles jipinhos lá de Marte? Ficarão lá, abandonados para sempre?

Meu Deus, acho que estou indo longe demais.

Mas toda essa elucubração é para perguntar - agora falando sério - até aonde irá a evolução dos computadores.

Mário Prata, O Estado de S. Paulo, 16 de julho de 1997.

O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS NO TEXTO

1. Dê o significado da palavra sistemático nas frases seguintes:

a) Por mais apaixonado que eu seja pelos meus computadores, sempre os achei meio burros. São muito sistemáticos. Não deduzem, eis a questão.

b) João é muito sistemático no seu trabalho.

c) Ele foi sistemático desde pequeno: nunca ia dormir sem antes verificar se as janelas estavam bem fechadas, afofar dois travesseiros, esticar caprichosamente o lençol, colocar o relógio do lado esquerdo do rádio e os chinelos do lado direito da cama.

d) A produção em série é baseada em moldes sistemáticos onde a ordem das operações de trabalho influencia de forma direta o tempo e a qualidade dos produtos.

2. No texto encontramos:... as datas que eles nos fornecem são com dois dígitos. Dê exemplos de:

a) um número de um dígito

b) um número de dois dígitos

c) um número de três dígitos

3. Verifique o significado da palavra elucubração e empregue essa palavra numa frase.

4. Nas frases abaixo, substitua as expressões coloquiais por outras de uso formal:

a) Um ser humano com o mínimo de escolaridade perceberia o erro e entraria na sua. Ouna minha.

b) ... em compensação, a tuberculose estaria matando adoidado.

c) Eles vão ditar a moda...

5. Observe o emprego da palavra lá:

De repente, lá vem ele com a pergunta na sua cara. Não se trata de um advérbio de lugar, mas de uma palavra de realce ou palavra expletiva.

Procure identificar as palavras ou expressões de realce nas frases seguintes:

a) Eu é que fiz tudo.

b) O que não vão comentar depois de minhas declarações!

c) Penso cá com meus botões.

d) Imagine só o nome dela!

e) Veja lá o que você fala!


O QUE DIZ O TEXTO?

1. O narrador experimenta sentimentos contraditórios em relação ao computador. Transcreva a frase do texto que expressa tal fato.

2. Quais os defeitos do computador descritos no texto?

3. O que o texto previa que aconteceria aos computadores no ano 2000?

4. Por que, pergunta o autor, fazendo uma brincadeira, os computadores se mancomunaram para fazer o mundo voltar ao ano 1900?

5. Indique trechos em que o autor "fala" diretamente com o leitor.


VOCÊ DÁ SUA OPINIÃO

1. O computador é uma máquina que realiza com uniformidade e rapidez cada vez maiores as tarefas repetitivas, mas não tem decisão própria. Isso quer dizer que ele sempre precisa de um ser humano para tomar as decisões e mandá-lo trabalhar ou parar e para programá-lo sobre o que fazer. Você sabe operar um computador? Acha isso importante para seu futuro? O que pretende fazer sobre o assunto?

2. Cite algumas tarefas, simples e complexas, que antigamente eram feitas manualmente ou por máquinas comuns e que hoje são realizadas pelos computadores.

3. Na indústria, o computador é usado com programas especiais que movimentam máquinas e realizam tarefas antes executadas manualmente por dezenas de operários. A isso dá-se o nome de "robotização". Na sua opinião, quais as vantagens que o robô oferece em relação à mão-de-obra dos operários?

4. Se, por um lado, o computador traz vantagens às empresas, ele também elimina milhares de postos de trabalho. Que sugestão você faria ao governo e à sociedade para evitar mais desemprego?

5. Com a chegada dos computadores, uma série de novos termos foi introduzida em nossas conversas do dia-a-dia. Cite alguns desses termos e seu significado.

6. O computador também está invadindo o ambiente doméstico e transformando a vida das pessoas. Qual é a utilidade do computador no dia-a-dia?

7. Uma das inovações que surgiram com a chegada do computador pessoal foi a Internet. Quais são as vantagens que se pode tirar da Internet?
VOCÊ FAZ O TEXTO – ATIVIDADE DE PRODUÇÃO DE TEXTO


1. Revendo a estrutura de um texto dissertativo: 

Dissertar: consiste em expor ideias, comprová-las por argumentos, tomar uma posição diante delas. 

Título: é uma expressão que aborda o assunto de uma maneira geral. 

Tema: é uma afirmação que representa uma tomada de posição diante de um assunto. 

Exemplos:

Título: A robotização e o desemprego

Tema: A robotização cria desemprego nas fábricas.


Partes da dissertação

a) Introdução ou apresentação do tema.

b) Desenvolvimento: argumentação através de fatos significativos, retrospectiva histórica, comparações, causas, consequências, fatores positivos e negativos.

c) Conclusão: considerações finais a partir da argumentação apresentada no desenvolvimento.

2. Façam uma votação entre os alunos e escolham um dos temas abaixo para debate: 

A robotização e o desemprego. 

O desenvolvimento da tecnologia e o futuro dos jovens no mercado de trabalho. 

Dois grupos de três alunos (escolhidos ou voluntários) debaterão o tema diante da classe. Um grupo deverá levantar os fatores negativos da tecnologia e outro apontará as suas vantagens.

Os demais alunos da turma devem fazer perguntas aos dois grupos (aguardando a vez para falar e não interrompendo a fala dos colegas) e anotar as opiniões que surgirem.

3. A partir das anotações e opiniões sobre os aspectos positivos e negativos do tema discutido, redija a sua dissertação.

4. Releia e avalie seu texto, modifique-o até considerar que está satisfatório. Verifique: 

*se os fatos estão relacionados à ideia central do texto. 

*se a argumentação é convincente: apresenta dados, comparações e ideias que comprovam e reforçam a ideia central. 

*se os parágrafos estão numa sequência lógica. 1 se há repetição de fatos mencionados. 

*se o texto está claro, conciso e objetivo. 

*se há frases longas demais (nesse caso, tente dividi-las em duas ou três frases) 

*se há frases confusas (tente mudar a ordem dos termos). 

*se há elementos de ligação entre as frases. 

*se o título é apropriado e chama a atenção do leitor. 

*se há palavras ou expressões repetidas ou desnecessárias. 

*se a pontuação está correta. 

*se a acentuação está correta. Apresente seu texto à classe. 


Algumas anotações de apoio:

¹ 1997 é o ano de publicação do texto.

² Na verdade o terceiro milênio começou em 2001 e não em 2000.

³ Referência à disputa entre o enxadrista russo Garry Kasparov e Deep Blue, o supercomputador da IBM, ocorrida em 1997. O vencedor Deep Blue.

Sobre o autor: O escritor Mário Prata nasceu na cidade de Lins, Estado de São Paulo. De estilo leve e bem-humorado, é autor de livros dirigidos ao público infanto-juvenil e adulto, entre os quais Mas Será o Benedito? e Diário de um Magro. Ele é também autor de crônicas para jornais e revistas, novelas de TV, peças teatrais e roteiros de cinema.


Professor: O tema é antigo, eu sei, mas é pertinente aos alunos visto que eles carregam verdadeiros computadores nas bolsas [os celulares, né]. O computador chegou e passou para trás muitas tecnologias. Passou a realizar com rapidez e precisão tarefas que antes utilizavam muitos braços humanos. Além, da evolução dos computadores, esta atividade refere-se também ao "bug do milênio" o qual estava previsto para a meia-noite do dia 31 de dezembro de 1999. O "bug" (descrito no texto) é um problema que afetaria sistemas de computadores e equipamentos eletrônicos, gerando erros em cálculos de idade, juros bancários, prazos de validade, duração de voo de aviões, etc. e que causaria o caos em bancos, aeroportos, hospitais, etc. Vale pedir até uma pesquisa para casa na qual eles confirmariam se essas previsões desastrosas se confirmaram.

ANÁLISE DE TEXTOS

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