OS PRINCIPAIS INIMIGOS DO ESTUDO


Muitos estudantes se queixam de não conseguirem estudar, nem cumprir todos os compromissos escolares. Outros afirmam que mesmo se esforçando, não atingem o resultado desejado. Mas, às vezes, os estudantes simplesmente não se dão conta que pequenos detalhes do dia-a-dia são os responsáveis pelo baixo rendimento do tempo de estudo. Veja abaixo a lista dos principais inimigos do estudo e elimine-os de sua vida:



A procrastinação é um dos piores inimigos do estudo. Não deixe as suas tarefas para depois! Não jogue seu tempo fora. (Foto: © iStock.com / BrianAJackson)

Procrastinação

O famoso “daqui a pouco eu faço”. Todo mundo, uma hora ou outra na vida deixa alguma obrigação para depois. Às vezes nós achamos que só mais meia horinha em frente à TV ou na internet não vai fazer falta, e quando nos damos conta, lá se foram duas horas de estudo perdidas. O antídoto para isso é a disciplina. Fazer um planejamento e segui-lo à risca, evitando as escapadinhas.
Falta de sono

Um erro muito comum cometido por vários estudantes é de perder noites de sono para estudar. Muitas vezes essa prática está associada à procrastinação, dita acima, e também à falta de um plano de estudos bem elaborado. Estudar com sono ou com a mente cansada não adianta muita coisa, já que precisamos estar com a mente ativa para conseguirmos nos concentrar, bem como o sono atua como principal fator de processamento das informações na nossa memória. Ou seja, sem dormir não adianta estudar.

Alimentação desregrada

Comer a qualquer hora e passar muito tempo sem se alimentar afeta as nossas funções cognitivas. Precisamos estar com a alimentação em ordem para que nosso organismo responda bem a todos os estímulos, desde o estudo e até mesmo às nossas funções metabólicas. É importante comer de 3 em 3 horas e evitar alimentos gordurosos e com muito açúcar.
Desorganização

Quem nunca se pegou na situação “por onde começar”? Às vezes sabemos que precisamos estudar, mas não sabemos a disciplina, o assunto, nem como estudar. O primeiro passo para uma rotina de estudos produtiva é se organizar. Analise o seu dia-a-dia, suas necessidades, aptidões e dificuldades, e elabore um calendário de estudos. Sabendo o que precisa estudar cada dia fica mais fácil arcar com as obrigações sem cair na procrastinação.
INFOESCOLA

0 comentários:

Postar um comentário