Teste seus conhecimentos

1) a. Não há mais nada entre mim e você. / b. Não há mais nada entre eu e você.

2) a. Faz cinco anos que não a vejo. / b. Fazem cinco anos que não a vejo?

3) a. Pare de gritar, senão eu não consigo estudar. / b. Pare de gritar, se não eu não consigo estudar.

4) a. Em fim estamos juntos! / b. Enfim estamos juntos!

5) a. Tenho um tersol no olho direito. / b. Tenho um terçol no olho direito.

6) a. Há dez anos atrás, eu estava em Barcelona. / b. Há dez anos, eu estava em Barcelona.

7) a. Fui à Portugal ano passado. / b. Fui a Portugal ano passado.

8) a. A janela está meio aberta. / b. A janela está meia aberta.

9) a. A professora saiu da sala e disse “obrigada”. / b. A professora saiu da sala e disse “obrigado”.

10) a. Comprei um lindo piano de calda para a minha sala. / b.Comprei um lindo piano de cauda para a minha sala.

11) Comprei duas camisas laranjas para o meu amigo. / b. Comprei duas camisas laranja para o meu amigo.

12) Minha irmã é muito anti-social. / b. Minha irmã é muito antissocial.

13) Se eu ver o meu pai, falo com ele. / b. Se eu vir o meu pai, falo com ele.

14) O técnico melhorou o moral do time. / b. O técnico melhorou a moral do time.

15) O time ganhou e agora é bicampeão. / b. O time ganhou e agora é bi-campeão.

16) Vou ao cabelereiro na quarta-feira. / b. Vou ao cabeleireiro na quarta-feira.

17) Ele ganhou 1,5 milhões de reais. / b. Ele ganhou 1,5 milhão de reais.

18) Os Estados Unidos concordou com o acordo. / b. Estados Unidos concordou com o acordo.

19) Ela quiz a melhor bolsa da loja. / b. Ela quis a melhor bolsa da loja.

20) Daqui a dois anos, eu terminarei a faculdade. / b. Daqui há dois anos, eu terminarei a faculdade.

21) Quebrei o meu óculos. / b. Quebrei os meus óculos.

22) Ele tinha aceitado a recompensa. / b. Ele tinha aceito a recompensa.

23) Eu nunca esqueço do seu aniversário. / b. Eu nunca me esqueço do seu aniversário.

24) Espero que vocês viagem em paz. / b. Espero que vocês viajem em paz.

25) O comprimento entre o presidente e o senador foi amistoso. / b. O cumprimento entre o presidente e o senador foi amistoso.

26) O time foi para a semifinal. / b. O time foi para a semi-final.

27) Meu amigo namora com a vizinha. / b. Meu amigo namora a vizinha.

28) Os motoristas devem obedecer o sinal. / b. Os motoristas devem obedecer ao sinal.

29) O aluno estava com disenteria, por isso não foi à aula. / b. O aluno estava com desenteria, por isso não foi à aula.

30) Aquela menina apareceu de sopetão. / b. Aquela menina apareceu de supetão.

31) O marcineiro não trabalhou ontem. / b. O marceneiro não trabalhou ontem.

32) Fui a França semana passada. / b. Fui à França semana passada.

33) O basculhante do banheiro está quebrado. / b. O basculante do banheiro está quebrado.

34) Aquela senhora é muito granfina. / b. Aquela senhora é muito grã-fina.

35) Estou passando muito mal hoje. / b. Estou passando muito mau hoje.

36) Onde você vai com tanta pressa? / b. Aonde você vai com tanta pressa?

37) Saí cedo de casa, porque eu tinha uma reunião. / b. Saí cedo de casa, por que eu tinha uma reunião.

38) Houve um grave ferimento na parede toráxica. / b. Houve um grave ferimento na parede torácica.

39) Alguns empecilhos impediram que ele chegasse no horário. / b. Alguns impecilhos impediram que ele chegasse no horário.

40) Curta o seu momento! / b. Curte o seu momento!

41) Os torcedores assistiram o jogo. / b. Os torcedores assistiram ao jogo.

42) Por que aquela aluna está tão anciosa? / b. Por que aquela aluna está tão ansiosa?

43) Ele ficou na minha casa até as 3h. / b. Ele ficou na minha casa até às 3h.

44) Vamos se ver amanhã? / b. Vamos nos ver amanhã?

45) Paulo é um rapaz meio tan-tan. / b. Paulo é um rapaz meio tã-tã.

46) Aquelas pessoas estão falando sobre eu e você. / b. Aquelas pessoas estão falando sobre mim e você.

47) Comprei uma linda bandeija para a festa. / b. Comprei uma linda bandeja para a festa.

48) Aquele carro não tem mais concerto. / b. Aquele carro não tem mais conserto.

49) O eminente filósofo apresentou suas teses. / b. O iminente filósofo apresentou suas teses.

50) A saída será meio-dia e meia. / b. A saída será meio-dia e meio.

http://linguaportuguesa.blog.br/50-duvidas-comuns-na-lingua-portuguesa/

0 comentários:

Postar um comentário