Servimo-nos da arte literária visando à compreensão dos pontos característicos que perfazem mais uma classe gramatical, ora representada pelos advérbios. Para tanto, observemos:
Poema só para Jaime Ovalle
Quando hoje acordei, ainda fazia escuro
(Embora a manhã já estivesse avançada).
Chovia.
Chovia uma triste chuva de resignação
Como contraste e consolo ao calor tempestuoso da noite.
Então me levantei,
Bebi o café que eu mesmo preparei,
Depois me deitei novamente, acendi um cigarro e fiquei pensando...
- Humildemente pensando na vida e nas mulheres que amei.
Manuel Bandeira
Parece que quando nos atemos a uma análise dos aspectos gramaticais, temos a impressão de obscurecermos toda a essência e encantamento que se atribui à poesia, não é verdade? Contudo, tenha certeza de que tais aspectos são indissolúveis, inquestionáveis – dado seu intenso fulgor. Trata-se, portanto, de apenas estabelecermos uma contextualização, tendo como suporte as duas áreas do conhecimento.
Imbuídos neste propósito, voltemos nossa atenção para os termos que se encontram em destaque, representados por “novamente” e “humildemente”. Percebemos, pois, que estes se ligam diretamente aos verbos: “deitei” e “pensando”, indicando as circunstâncias reveladas por eles.
Tais indícios nos levam a crer que o advérbio se caracteriza como o termo que modifica o verbo, o adjetivo e até mesmo um outro advérbio. Assim como nos demonstram os enunciados abaixo evidentes:
Com certeza comparecerei à solenidade de formatura. (Percebemos uma efetiva confirmação por parte do enunciador no que se refere a uma determinada ação – comparecer)
Tinha os olhos muito atentos a tudo que acontecia ao seu redor. (Constatamos aqui uma notável intensificação atribuída ao adjetivo)
Os alunos desempenharam muito bem suas tarefas. (Identificamos que o próprio advérbio – muito –modificou um outro, da mesma classe)
No que se refere à classificação destes, esta se encontra intrinsecamente ligada às circunstâncias proferidas em um dado contexto, como antes dito. Assim sendo, nortearemos nosso conhecimento rumo à descoberta destas. Por isso, vejamos:
Há ainda uma outra particularidade que a eles se refere – o fato de também se classificarem como interrogativos. Inferindo-se, portanto, que se adéquam às interrogações, tanto de forma direta quanto indireta. E por assim dizer, assemelham-se aos demais no que tange às circunstâncias que se integram. Conhecê-las-emos:
0 comentários:
Postar um comentário