A caricatura é um desenho de pessoas, personagens da vida real, tais como políticos e artistas. Enfatiza e exagera as características da pessoa de forma humorística. Em algumas situações salienta gestos, vícios e hábitos particulares de cada indivíduo.
É uma arte onde são comuns a distorção e o uso de poucos traços. Relata-se que uma boa caricatura pode ainda captar aspectos da personalidade de uma pessoa por meio do jogo com as formas. É comum o uso da caricatura nas sátiras políticas.
Historicamente, a palavra caricatura é oriunda do italiano caricare (carregar, no sentido de exagerar, aumentar algo em proporção).
Na caricatura, o artista desvenda as impressões que a índole e a alma deixaram na face da pessoa.
Annibale Carracci foi um dos grandes expoentes da caricatura. É o pioneiro na História da Arte a utilizar-se dela, contrapondo-a à idealização.
Artistas da Escola de Bologna, como Domenichino e Guercino também se destacam na caricatura. Gianlorenzo Bernini é considerado como um dos mais brilhantes caricaturistas.
As caricaturas políticas são comumente vistas em nossos jornais e revistas. Entretanto, relata-se que a existência das sátiras sociais através das caricaturas data desde o século XVIII. Essas eram criadas por artistas de renome.
Alguns dos artistas considerados brilhantes caricaturistas foram os ingleses James Gillray e Tomas Rowlandson.
Um marco para os caricaturistas do século XIX foi a agitação social da França. Destacam-se artistas como Honoré Daumier, considerado um dos melhores do gênero.
É comum ainda a utilização de elementos caricaturais nas artes gráficas contemporâneas.
http://www.alunosonline.com.br/educacao-artistica/caricatura
0 comentários:
Postar um comentário