Pensamento + Horizontal

Pensamento

Meu pensamento é rio.
Ora de águas claras,
Ora de águas turvas,
Ora remanso,
Sossego, descanso.
Ora caudaloso,
Inquieto, buliçoso.

Meu pensamento é rio.
Ora atira-se nas barrancas,
Ruge, grita e assusta,
Ora lambe suas margens,
Sussurra, beija e acalanta.

Meu pensamento é rio.
Ora passeia raso,
Enfeitado de seixos coloridos,
Ora fecha-se profundo,
 De sombras mostra-se tingido.

Meu pensamento é rio.
Ora desce tranquilo,
Ora carrega flores,
Ora corre furioso,
Ora impiedoso destruidor
dos sonhos que fantasio.

Meu pensamento é rio.
Ora águas mornas,
Ora águas gélidas,
Ora claro,
Ora escuro.

Como entender este rio?

Odenilde Nogueira Martins - 01/10/2015



Horizontal

Ah! Esta vida na horizontal,
Tão sem charme, tão tediosa, tão igual!
Na inércia do tempo que corre,
Melhor ser folha solta,
E o vento a chibata bondosa
Que de leve chega e açoita,
Faz rolar por entre as pedras,
Sobre o chão úmido,
Por terras tantas!
Folha se faz,
Encharcada, pela chuva perfumosa.

No correr das horas modorrentas,
Levada como um raminho,
Sentindo o fim que se aproxima,
E antes que limo se crie,
Possa ter, finalmente!
O repouso... Em ninho de passarinho.

Odenilde Nogueira Martins


0 comentários:

Postar um comentário