Glossário para estudar Português

 LÍNGUA PORTUGUESA: é nossa maravilhosa língua. No sentido lato, quando se fala “estamos estudando Língua Portuguesa” quer dizer que estamos investigando algum aspecto dentro do sistema linguístico em questão. 
 GRAMÁTICA: é o conjunto de regras que utilizamos para estudar o uso que se faz de determinada língua.
 FONÉTICA e FONOLOGIA: é o segmento da GRAMÁTICA que estuda a produção e articulação dos sons da língua. Nessa área você ouvirá termos como “consoante surda”, “consoante sonora”, “fricativa” etc. Exige muito do estudante, mas é um segmento apaixonante de se estudar.
 MORFOLOGIA: é o segmento da GRAMÁTICA que investiga o aspecto formal, ou seja, como uma palavra é formada: sua estruturação e classificação. Aqui você tem contato com os processos de formação (prefixação, sufixação etc.) além das 10 classes de palavras. Apenas para relembrar, elas são:
 Artigo;
 Adjetivo;
 Advérbio;
 Conjunção;
 Interjeição;
 Numeral;
 Preposição;
 Pronome;
 Substantivo;
 Verbo.
 SINTAXE: é o segmento da GRAMÁTICA que investiga a relação entre as palavras em um período, ou seja, a preocupação aqui é com a FUNÇÃO que os termos exercem entre si. Nesse segmento é comum ouvir termos como SUJEITO, PREDICADO, AJUNTO ADVERBIAL, OBJETO DIRETO, OBJETO INDIRETO
 SEMÂNTICA: é o segmento da GRAMÁTICA que investiga as relações de sentido que as palavras exercem em determinados contextos. Termos como CONOTAÇÃO, DENOTAÇÃO, SINÔNIMOS, ANTÔNIMOS e PARÔNIMOS.

0 comentários:

Postar um comentário