Romance – Apresenta um acontecimento ficcional que envolve várias personagens e pode tratar de diferentes temas (conflitos pessoais, aspectos da vida familiar ou social). Dependendo do tema desenvolvido, dizemos que o romance é policial, psicológico, histórico, regionalista etc.

Novela – Narrativa menos complexa que o romance. Em sua estrutura, o aspecto mais valorizado é o da ação. A novela apresenta vários conflitos sucessivamente desenvolvidos.

Crônica – Compõe-se de um texto curto, retratando fatos corriqueiros ligados à vida cotidiana, envolvendo aspectos políticos, esportivos ou artísticos. Estruturalmente é redigida de forma livre e pessoal.

Conto – Narrativa mais curta e mais simples que o romance e a novela. Geralmente apresenta poucas personagens e um único conflito.

Fábula – Narrativa de caráter pedagógico com estrutura simples e de curta duração. A história tem por objetivo transmitir princípios de natureza moral e ética, muitas vezes, utilizando-se de animais como personagens.

0 comentários:

Postar um comentário