MARQUÊS DE SADE - CONTO

VAI ASSIM MESMO
    HÁ POUCOS SERES NO MUNDO TÃO LIBERTINOS QUANTO O CARDEAL DE..., DE QUE ME PERMITIRÃO CALAR O NOME, JÁ QUE AINDA EXISTE SÃO E VIGOROSO. SUA EMINENCIA TEM UM TRATO EM ROMA COM UMA DESSAS MULHERES CUJO OFÍCIO É FORNECER AOS DEPRAVADOS OBJETOS NECESSÁRIOS AO ALIMENTO DE SUAS PAIXÕES. CADA MANHÃ, ELA LHE TRAZ UMA MENINA DE TREZE ANOS, CATORZE NO MÁXIMO, MAS DE QUE MONSENHOR NÃO USUFRUI SENÃO DESTE MODO INCONGRUENTE DE QUE OS ITALIANOS FAZEM EM GERAL SUAS DELÍCIAS , MEDIANTE A QUAL A VIRGEM, SAINDO DAS MÃOS DA EMINÊNCIA TÃO VIRGEM QUASE QUANTO ENTROU, PODE SER REVENDIDA COMO UMA NOVA SEGUNDA VEZ A ALGUM LIBERTINO MAIS CONVENCIONAL. A MATRONA, PERFEITAMENTE A PAR DAS REGRAS DO CARDEAL, NÃO TENDO UM DIA À MÃO O OBJETO A FORNECER DIARIAMENTE, IMAGINOU VESTIR DE MENINA UM BONITO RAPAZINHO DO CORO DA IGREJA DO CHEFE DOS APÓSTOLOS. ARRUMARAM-LHE OS CABELOS, UM GORRO, SAIAS E TODO O APARATO ILUSÓRIO QUE DEVIA IMPÔ-LO AO SANDO HOMEM DE DEUS. NÃO PUDERAM LHE DAR O QUE DE FATO LHE ASSEGURARIA UMA PARECENÇA TOTAL COM O SEXO QUE IMITAVA, MAS ESSA CIRCUNSTÂNCIA NÃO EMBARAÇOU A MATRONA.
    - ELE NUNCA PÔS NA VIDA A MÃO AÍ - DIZIA ÀS COMPANHEIRAS QUE A AJUDARAM NO DISFARCE. - É CERTO QUE VISITARÁ APENAS O QUE NESTE MENINO É IGUAL A TODAS AS MULHERES DO UNIVERSO. NADA TEMOS A TEMER.
    ENGANAVA-SE. IGNORAVA SEM DÚVIDA QUE UM CARDEAL TEM O TRATO DELICADO DEMAIS E O GOSTO DEMASIADO TREINADO PARA SE EQUIVOCAR EM COISAS SEMELHANTES. CHEGA A VÍTIMA E O GRANDE PADRE A IMOLA, MAS, NA TERCEIRA VEZ:
    - PER DIO SANTO - BRADA O HOMEM DE DEUS -, SONO INGANNATO, QUESTO BAMBINO É RAGAZZO, MAI NO FU PUTANA!
    VERIFICA. MAS HAVENDO POUCO DE INCÔMODO NA SITUAÇÃO PARA UM MORADOR DA CIDADE SANTA, A EMINÊNCIA, PROSSEGUIU, TALVEZ SE DIZENDO COMO O CAMPONÊS A QUEM SERVIRAM TRUFAS POR BATATAS: VAI ASSIM MESMO. FINDA A OPERAÇÃO, DISSE À SENHORA:
    - NÃO A CENSURO PELO SEU ENGANO.
    - DESCULPE, MONSENHOR.
    - MAS NÃO, NÃO, LHE AFIRMO, NÃO A CENSURO. MAS QUANDO ISSO OCORRA DE NOVO, NÃO ESQUEÇA DE ME ADVERTIR, PORQUE ... O QUE NÃO VI NA PRIMEIRA APROXIMAÇÃO, TRATAREI DE VER.

( MARQUÊS DE SADE - O CORNO DE SI MESMO & OUTRAS HISTORIETAS - TRADUÇÃO DE PAULO HECKER FILHO, L&PM POCKET, MAIO DE 2012. )

0 comentários:

Postar um comentário