SETE SÁBIOS DA GRÉCIA / FILOSOFIA


Sete Sábios ou Sete Sábios da Grécia era um nome utilizado para se referir a sete filósofos, juristas e estadistas do início do século VI a.C., que com o passar dos séculos ganharam renome devido à sua sabedoria. O conhecimento destes acabou por ser resumido em um aforismo (pequena máxima ou afirmação sobre determinado assunto) memorável atribuído a cada um​​, e seus ensinamentos e frases tornaram-se um guia para a vida cotidiana. De acordo com a tradição que se formou, cada um dos sábios representa um aspecto do conhecimento prático.

Na verdade, a relação destes sete sábios variou bastante, mesmo em épocas mais antigas. Platão fornece a mais antiga lista, mas a relação de sábios, aforismos e atribuições variam​​. Aqueles que costumam ser incluídos são os seguintes:
Tales de Mileto

Aforismo: Γνῶθι σεαυτόν. Tradução: "Conhece a ti mesmo".

Tales ( c. 624 a.C. - 546 a.C.) é o primeiro filósofo e matemático de maior fama. Seu aforismo "Conhece a ti mesmo", foi gravado na fachada do Oráculo de Apolo em Delfos.
Solon de Atenas

Aforismo: Μηδὲν ἄγαν. Tradução "(faça) Nada em excesso."

Solon (c. 638-558 a.C.) foi um famoso legislador e reformador ateniense, responsável pelas leis que moldaram a democracia ateniense.
Quilon de Esparta

Aforismo: Ἐγγύα, πάρα δ ἄτα. Tradução: "A segurança traz a ruína."

Quilon foi um político espartano do século VI a.C.
Pítaco de Mitilene

Aforismo: Γίγνωσκε καιρόν. Tradução: "Reconheça a oportunidade."

Pítaco de Mitilene (c. 640-568 a.C.), governou Mitilene na cidade de Lesbos, juntamente com Mirsilo. Ele tentou reduzir o poder da nobreza e foi capaz de governar com o apoio das classes populares, a quem ele muito favoreceu.
Bias de Priene

Aforismo: Οἱ πλεῖστοι κακοί. Tradução: "A maioria dos homens são ruins."

Bias foi um político e legislador do século VI a.C.
Cleóbulo de Lindos

Aforismo: Μέτρον ἄριστον. Tradução: "A moderação é o maior bem."

Cleóbulo governou como tirano de Lindos, cidade na ilha grega de Rodes, por volta de 600 a.C .
Periandro de Corinto

Aforismo: Μελέτη τὸ πᾶν. Tradução: "Tenha prudência em tudo."

Periandro (vivo por volta de 627 a.C.) era o tirano de Corinto no séculos VII e VI a.C. Durante seu governo, a cidade experimentou uma era de progresso e estabilidade sem precedentes.

Existem listas dos sete sábios com nomes bem diversos destes. Foram incluídos entre tais sábios Epimênides, Leofanto, Aristodemo, Ferécides de Siro, Pitágoras de Samos, Anacársis, Anaxágoras, Acusilau de Argos, Laso de Hermíone, Orfeu, Epicarmo, Pisístrato, Lino, Pânfilo. Além destes citados, há a possibilidade de outras fontes não descobertas terem incluído também outros nomes.

Bibliografia:
The seven wise men of Antiquity (em inglês). Disponível em: <http://www.greecetaxi.gr/Index/greek_philosophers.html >

0 comentários:

Postar um comentário