INTENSA PRODUÇÃO LITERÁRIA

Produção literária vive momento de agitação em Joinville, com lançamento de dezenas de títulos

Autores joinvilenses e da região aproveitam a proximidade da 11ª Feira do Livro para apresentar suas criações em março, abril e maio


Alguns são bem jovens. Outros têm mais idade. Um gosto em comum une a todos: a literatura e a escrita, seja com textos curtos ou longos. A duas semanas do início da 11ª Feira do Livro, que será realizada de 4 a 13 de abril, os lançamentos de autores joinvilenses e da região ganham destaque. Somente nesta última semana de março são quatro. Outros 13 estão programados para abril e um para maio.


Luciano Moraes/ND

Rita de Cássia com sua obra, Paulo Kielwagen e seu Blue, Jura Arruda, Márcia Cordeiro, Wilson Gelbecke, Marlete Cardoso, Valério Mattos, Eliana de Quadro Corrêa e David Gonçalves 


Na manhã desta sexta, alguns escritores se reuniram na Biblioteca Pública Rolf Colin. Indiretamente, pareciam atender a um chamado de Rita de Cássia Alves, em seu “Sem Pressa, vamos à biblioteca?”, com ilustrações de Maria Rosa Miranda Coutinho, que será lançado naquele espaço neste sábado, às 10h. O livro, embora direcionado ao público infantil, também que fazer o adulto refletir. A personagem Lara expõe sentimentos tímidos, fala de cores, da importância das ideias e do mundo que pode ser visto a partir dos livros. “Quem lê, pode contar histórias e inventar as suas”, diz a autora.
Na segunda (24), às 20h, no Teatro Juarez Machado, o resgate são as ações para o desenvolvimento de uma cultura de paz. Célia Vicente lança “Um viés biocêntrico na elaboração de projetos”. A obra trata da produção de trabalhos sociais e resgata valores como a solidariedade, a compaixão e a relação afetiva da sociedade. É organizado pela ONG Moradia e Cidadania de Santa Catarina.
“Expectativas”, de Priscila de Souza, chega às Livrarias Curitiba com uma série de crônicas sobre cotidiano, amor e amizade. O lançamento será na quinta (27), às 19h. E no sábado (29), às 10h, na Livraria Midas, 20 autores da Confraria das Letras lançam a miniantologia “Letras da Confraria”.
Em abril, durante a 11ª Feira do Livro, serão lançadas outras 36 obras de autores de Balneário Camboriú, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Francisco do Sul, São Paulo, entre outras cidades. Aos poucos a produção literária de Joinville conquista seu espaço porque, deste número, 13 são de autores locais. Para David Gonçalves, presidente da Associação Confraria das Letras, estar na feira é uma vitrine. “Importante incentivo à prática literária no município e serve para mostrar o que estamos produzindo”, avalia.
O número de obras é proporcional ao de escritores, que também cresceu. Na Associação Confraria das Letras, são aproximadamente 50 profissionais. Quase 200 estão na Confraria das Letras – um projeto que surgiu dentro da Biblioteca Pública para troca de experiências. Para atender ao crescimento de quem propaga a escrita e ao aumento do público leitor, um estande exclusivo está reservado durante os dias da feira. “Temos de reconhecer e valorizar os talentos joinvilenses e incentivar a produção literária dos nossos escritores”, diz Sueli Brandão, organizadora do evento.
Centreventos Cau Hansen, Expocentro Edmundo Doubrawa, Centro de Convenções Alfredo Salfer e Teatro Juarez Machado devem receber público recorde no ano em que a feira apresenta o “O Prazer da Leitura” como tema central. Escolher os escritores ficou nas mãos da curadora mineira Maria Antonieta da Cunha. Ela conta que abrir os horizontes da literatura é a meta desta edição. “Queremos formar uma lista com diversidade de estilos, opiniões, experiências e lugares diferentes”.

Papagaio, diabético, gato... alguns livros e seus autores

Um papagaio com uma asa quebrada consegue encontrar uma maneira de voar. A obra infantil “O Vento Que me Voa”, de Jura Arruda, com ilustrações do mineiro José Elias, foi inspirada em um passeio no litoral - quando presenciou a cena do pássaro. “O que vi além da imagem era um papagaio deixando-se voar pelo vento que lhe batia e agitava as penas”, conta. O segundo livro do qual Arruda participa apresenta contos de seis autores da região. “Meia Dúzia de Olhares” reúne histórias do cotidiano desde as surpresas da vida os planos que se estilhaçam.
Outra produção conjunta é “Saganossa”. Poesias, crônicas e contos de 22 autores novatos e veteranos da Associação Confraria das Letras expõem a cooperação. Um dos membros do grupo diz que os escritores são criadores solitários. Ao unirem-se para editar a obra, houve uma valorização coletiva. “Sabemos que ideias, quando combinadas, são capazes de produzir um resultado melhor e isto é sinergia literária.”
Outro livro de autor joinvilense que ganha os estandes da Feira do Livro é “Os dois lados da Moeda”, de Roni Schiochet. Ele traz uma narrativa real baseada na própria história. Diabético, durante 22 anos teve de se submeter à hemodiálise por quatro anos. Neste universo, se tornou um prisioneiro de si próprio e, no outro lado, internou os familiares e amigos.
Outra história verdadeira será lançada na feira com foco nas crianças. O ilustrador Paulo Kielwagen levou seu próprio gato para as páginas do livro colorido. O animal foi adotado em 2009, um ano depois ele começou a desenhar tirinhas em que ele era personagem principal. Como o bicho interagia com outros animais e com o dono, deu pano para muitas historinhas, descritas diariamente, e aí surgiu o livro “Blue”. Kielwagen também é o ilustrador de outro personagem famoso, o “Menino Caranguejo”.
Entre a lista de livros a serem lançados, há também o romance. “Sangue Verde”, de David Gonçalves, um minucioso trabalho que mistura pesquisa e ficção em cerca de 400 páginas. Abordando a Amazônia com suas veias abertas pelo uso do agronegócio, o autor desnuda o verde e o cerrado e denuncia o interesse próprio dos personagens.
Lançamentos de março
Sábado (22)
10h: livro infantil “Sem Pressa, vamos à biblioteca?”, de Rita de Cássia Alves e Maria Rosa Miranda Coutinho, na Biblioteca Pública
Segunda (24)
20h: livro “Um viés biocêntrico na elaboração de projetos – Desafios e Profissionalização do Terceiro Setor”, de Célia Vicente, no Teatro Juarez Machado
Quinta (27)
19h: livro “Expectativas”, de Priscila Andreza de Souza, na Livrarias Curitiba
Sábado (29)
10h: livro "Letras da Confraria", miniantologia de 20 autores da Confraria das Letras, na Livraria Midas
Lançamentos de abril, durante a 11ª Feira do Livro
Sexta (4) 
14h30: livro “Blue e os gatos”, de Paulo Kielwagen, no palco da feira
Sábado (5) 
10h: livro “O Vento que me voa”, de Jura Arruda, no palco da feira
16h: livro “Expectativas”, de Priscila Andreza, no palco da feira
17h: livro “Os dois lados da Moeda”, de Roni Schiochet, no estande da Giostri
Domingo (6)
10h: livro “Resenha”, de José Rovani Kurz, no palco da feira
10h30: lançamento “Projeto Rascunhos da Cidade”, de Jura Arruda, no Teatro Juarez Machado
15h30: livro de música “Songbook Crioula”, de Ana Paula da Silva, no palco da feira
Segunda (7)
19h15: lançamento da Antologia “Saganossa”, de escritores da Confraria das Letras, no auditório da feira
19h30: lançamento de “Expectativas”, de Priscila Andreza, no palco da feira
Quarta (9)
15h30: livro infantil “Sem Pressa, vamos à biblioteca?”, de Rita de Cássia Alves e Maria Rosa Miranda Coutinho, no palco da feira
Sexta (11)
18h30: livro de contos “Meia Dúzia de Olhares”, de seis autores regionais, no palco da feira
19h30: lançamento de obras da Confraria dos Escritores, no palco da feira
Sábado (12)
11h: livro “Acanhado: Teatro em Joinville durante a Ditadura Militar”, de Tuane Roldão, no palco da feira. Já teve pré-lançamento no dia 15
14h: livro “As Crônicas de Nova Esperança”, de José Vitor Lemos, no palco da feira
Domingo (13)
17h: livro “Nossas histórias em cena: um encontro com o Teatro Playback”, de Clarice Siewert, no Teatro Juarez Machado
Programado para maio
Quinta (8)
19h30: lançamento do romance “Sangue Verde”, de David Gonçalves, na Livraria Curitiba
Publicado em 22/03/14-07:41
http://ndonline.com.br/joinville/plural/153012-producao-literaria-vive-momento-de-agitacao-em-joinville-com-lancamento-de-dezenas-de-titulos.html

0 comentários:

Postar um comentário