FIGURAS E FUNÇÕES DA LINGUAGEM - EXERCÍCIOS + GABARITO


1) (Santa Casa) - Elipse é uma das figuras de sintaxe mais usadas e pode ser definida como sendo "a omissão, espontânea ou voluntária, de termos que o contexto ou a situação permitem facilmente suprir".

De acordo com a definição, há um bom exemplo de elipse em:

a) "Entre cá dentro, berrou o guarda."

b) "O balão desceu cá para baixo."

c) "Lá fora, umidade; tinha garoado muito."

d) "Eu, parece-me que tenho uma fome danada."

e) "Do bar lançou-me para a sarjeta."


2) (7594 Fei) - Assinalar a alternativa que contém as figuras de linguagem correspondentes aos períodos a seguir:


I. "Está provado, quem espera nunca alcança".

II. "Onde queres o lobo sou o irmão".

III. Ele foi discriminado por sofrer de uma doença contagiosa muito falada atualmente.

IV. Ela quase morreu de tanto estudar para o vestibular.

a) ironia - antítese - eufemismo - hipérbole

b) eufemismo - ironia - hipérbole - antítese

c) antítese - hipérbole - ironia - eufemismo

d) hipérbole - eufemismo - antítese - ironia

e) ironia - hipérbole - eufemismo - antítese


3) (15826 Fuvest) - A CATACRESE, figura que se observa na frase "Montou a cavalo no burro bravo", ocorre em:

a) Os tempos mudaram, no devagar depressa do tempo.

b) Última flor do Lácio, inculta e bela, és a um tempo esplendor e sepultura.

c) Apressadamente, todos embarcaram no trem.

d) Ó mar salgado, quanto do teu sal

são lágrimas de Portugal.

e) Amanheceu, a luz tem cheiro.


4) (Un. Fe. Uberlândia) - Cada frase abaixo possui uma figura de linguagem. Assinale aquela que não está classificada corretamente:

a) O céu vai se tornando roxo e a cidade aos poucos agoniza. (prosopopéia)

b) "E ele riu frouxamente um riso sem alegria". (pleonasmo)

c) Peço-lhe mil desculpas pelo que aconteceu. (metáfora)

d) "Toda vida se tece de mil mortes." (antítese)

e) Ele entregou hoje a alma a Deus. (eufemismo).


5) (Aman) - Há uma evidente onomatopéia em:

a) "Os dois bois tafulham as munhecas, com cloques sonoros."

b) "E Soronho ri, com estrépito e satisfação."

c) "... um tremembé atapeado de alvas florinhas de bem-casados e de longos botões fusiformes de lírios."

d) "Vam'bora, lerdeza! Tu é bobo o mole; tu é boi?!..."

e) "De éis, Buscapé, e depois Namorado, acabaram."


6) (Fac.Met.Piracicaba) - Na frase: "A mocidade é um noivado" ocorre a figura chamada:

a) metáfora

b) anacoluto

c) elipse

d) silepse de gênero

e) zeugma


7) (PUC) - Na frase: "... às paixões que se calem...", ocorre a figura chamada:

a) anacoluto

b) polissíndeto

c) silepse de número

d) onomatopéia

e) prosopopéia


8) (Fuvest) - A figura resultante de uma translação de sentido pela suavização da idéia recebe o nome de:

a) eufemismo

b) catáfora

c) ícone

d) anáfora

e) pleonasmo


9) (Aman) - "E brinquei, e dancei e fui vestido de rei..."

Na frase acima, há:

a) hipérbole

b) polissíndeto

c) zeugma

d) elipse

e) catacrese

10) (Fac.Met.Piracicaba) - "... e até o número de casa e do telefone serão esquecidos, e toda essa gente e todas essas coisas se apagarão em lembranças remotas." Aparece neste segmento uma figura classificada como:

a) polissíndeto

b) assonância

c) concatenação

d) aliteração

e) trocadilho


11) (Santa Casa) - Qual a figura de linguagem dos seguintes versos?

"Ignara voz, qual se da antiga lira

Fosse a encantada música das cordas

Qual se essa voz de Anacreonte fosse."

a) comparação

b) hipérbole

c) pleonasmo

d) antonomásia

e) polissíndeto


12) (UF de Viçosa) - Assinale a figura de linguagem encontrada em:

"Minha cidade toda se enfeitou

Pra ver a banda passar

Cantando coisas de amor."

a) perífrase

b) silepse

c) catacrese

d) prosopopéia

e) sinédoque


13) (Barbacena) - Em “Respondeu um silêncio cheio de surpresa” há duas figuras:

a) catacrese e sinédoque

b) metonímia e catacrese

c) antítese e animismo

d) eufemismo e epíteto

e) antonomásia e comparação


14) (Fac.Met.Piracicaba) - "Pois até nisso a pequena rua fechada o seu círculo de rotina e burocracia em volta de mim." Que figura aparece aí?

a) prosopopéia

b) apóstrofe

c) perífrase

d) hipérbole

e) eufemismo


15) (Fau - Santos) - Nos versos:

“Bomba atômica que aterra

Pomba atômica da paz

Pomba tonta, bomba atômica...”

A repetição de determinados elementos fônicos é um recurso estilístico denominado:

a) hiperbibasmo

b) sinédoque

c) metonímia

d) aliteração

e) metáfora


16) (Fuvest) - Em “Quando a indesejada das gentes chegar”, há:

a) clímax

b) eufemismo

c) sínquise

d) catacrese

e) pleonasmo


17) (FAU-Santos) - Nos versos:

"Bomba atômica que aterra

Pomba atômica da paz

Pomba tonta, bomba atômica..."

A repetição de determinados elementos fônicos é um recurso estilístico denominado:

a) hiperbibasmo

b) sinédoque

c) metonímia

d) aliteração

e) metáfora


18) (Mackenzie) - Nos versos abaixo uma figura se ergue graças ao conflito de duas visões antagônicas:

"Saio do hotel com quatro olhos,

- Dois do passado."

Esta figura de linguagem recebe o nome de:

a) metonímia

b) antítese

c) hipérbato

d) catacrese

e) hipérbole


19) (UFP) - Em: “... das coisas ásperas, das coisas tristes, das coisas frias...” há um agrupamento de palavras e idéias na mesma ordem, como um recurso estilístico chamado:

a) paralelismo

b) anáfora

c) apóstrofe

d) anástrofe

e) catacrese


20) (Belas Artes - SP) - Identifique as figuras nos versos:

"Se lá dos céus vem celeste aviso."

"Eles, o seu único desejo é exterminar-nos."

"Vozes veladas, veludosas vozes."

"O céu, um manto azulado."

a) metáfora - catacrese - elipse - zeugma

b) pleonasmo - zeugma - elipse - anacoluto

c) anacoluto - pleonasmo - elipse - zeugma

d) pleonasmo - anacoluto - aliteração - elipse

e) nenhuma das anteriores


21) (Fuvest) - Em: "Quando a indesejada das gentes chegar", há:

a) clímax

b) eufemismo

c) sínquise

d) catacrese

e) pleonasmo


22) (Barbacena) - "O Poeta dos Escravos é uma glória imorredoura da Bahia." O que está grifado é uma figura de estilo especificamente reconhecida como:

a) metonímia

b) antonomásia

c) comparação

d) metáfora

e) catacrese


23) (9084 Mackenzie) - "Ó mar salgado, quanto do teu sal

são lágrimas de Portugal!"

Há, nesses versos, uma convergência de recursos expressivos, que se realizam por meio de:

I - metonímia;

II - pleonasmo;

III - apóstrofe;

IV - personificação.

Quanto às especificações anteriores, diz-se que:

a) todas estão corretas. 

b) nenhuma está correta. 

c) apenas I , II e III estão corretas. 

d) apenas III e IV estão corretas. 

e) apenas I está incorreta.


24) (Colégio Naval) - "... o rapaz lhe estendeu uma folha. Era um poema," - Reconhecemos, na frase, a figura:

a) eufemismo

b) animismo

c) metáfora

d) anástrofe

e) catacrese


25) (Univ. Taubaté) - No sintagma: "Uma palavra branca e fria", encontramos a figura denominada:

a) sinestesia

b) eufemismo

c) onomatopéia

d) antonomásia

e) pleonasmo


26) (Mack - Engenharia) - Em: "Moça linda bem cuidada, dois séculos de família, burra como uma porta, um amor" (M. de Andrada), há:

a) paradoxo

b) antítese

c) ironia

d) eufemismo

e) catacrese


27) (Uni. Fed. do Piauí) - Em: "... das coisas ásperas, das coisas tristes, das coisas frias..." há um agrupamento de palavras e idéias na mesma ordem, como um recurso estilístico chamado:

a) paralelismo

b) anáfora

c) apóstrofe

d) anástrofe

e) catacrese


28) (Marília) - Na expressão: "Eles têm poder; nós, dinheiro", a figura de construção empregada é:

a) anástrofe

b) elipse

c) zeugma

d) anacoluto

e) hipérbole


29) (Barbacena) - Em: "Respondeu um silêncio cheio de surpresa", há duas figuras:

a) catacrese e sinédoque

b) metonímia e catacrese

c) antítese e animismo

d) eufemismo e epíteto

e) antonomásia e comparação


30) (UF de Pelotas) - "Nem tudo tinham os antigos, nem tudo temos os modernos." (Machado de Assis)

A passagem encerra um exemplo de:

a) anacoluto

b) eufemismo

c) ironia

d) paradoxo

e) silepse


31) (Med - Taubaté) - Nos versos: "Deixa em paz meu coração/que ele é um pote até aqui de mágoa" verifica-se a seguinte figura de linguagem:

a) metonímia

b) metáfora

c) perífrase

d) sinédoque

e) catacrese


32) (Mack - Engenharia) - Em: "Botam a gente comovido como o diabo", ocorre:

a) silepse de gênero

b) silepse de número

c) silepse de pessoa

d) pleonasmo

e) antítese


33) (FMU) - Em: "Ele lê Machado de Assis", há:

a) catacrese

b) perífrase

c) metonímia

d) metáfora

e) inversão


34) (OMEC - Engenharia) - Assinale a figura de linguagem da frase seguinte: "Toda a cidade se alegrou com a sua vinda."

a) perífrase

b) catacrese

c) metonímia

d) sinédoque

e) silepse


35) (Mack - Engenharia) - Assinale a figura: "Em poucos momentos avistávamos a maravilhosa Rio de Janeiro".

a) metáfora

b) silepse de gênero

c) silepse de pessoa

d) silepse de número

e) sinédoque


36) (3621 Fuvest) - A prosopopéia, figura que se observa no verso "Sinto o canto da noite na boca do vento", ocorre em:

a) "A vida é uma ópera e uma grande ópera."

b) "Ao cabo tão bem chamado, por Camões, de Tormentório, os portugueses apelidaram-no de Boa Esperança."

c) "Uma talhada de melancia, com seus alegres caroços."

d) "Oh! eu quero viver, beber perfumes.

Na flor silvestre, que embalsama os ares."

e) "A felicidade é como a pluma..."


37) (7542 Fatec) - "Seus óculos eram imperiosos."

Assinale a alternativa onde aparece a mesma figura de linguagem que há na frase acima:

a) "As cidades vinham surgindo na ponte dos nomes."

b) "Nasci na sala do terceiro ano."

c) "O bonde passa cheio de pernas."

d) "O meu amor, paralisado, pula."

e) "Não serei o poeta de um mundo caduco."


38) (11569 Uelondrina) - Assinale a alternativa que encerra uma palavra empregada CONOTATIVAMENTE.


a) Jovem hoje, viria a ter, sem dúvida, uma existência mais tranqüila.

b) Todos dançam, suam, gritam juntos, e experimentam plena satisfação.

c) Pressentimos que estamos vivendo a aurora de um grande momento da História.

d) Os bailes e reuniões sociais eram quase invariavelmente ocasião de frustrações.

e) Todos tremem e aplaudem, ritmicamente, juntos, em franca euforia.


39) (13713 - Mackenzie)

I - O vento vem vindo de longe,a noite se curva de frio.

(Cecília Meireles)

II - Do relâmpago a cabeleira ruiva

Vem açoitar o rosto meu.

(Alphonsus de Guimaraens)

III - A excelente Dona Inácia era mestra na arte de judiar de crianças.

(Monteiro Lobato)

IV - Nunca se afizera ao regime novo - essa indecência de negro igual a branco e qualquer coisinha: a polícia! "Qualquer coisinha": Uma mucama assada no forno porque se engraçou dela o senhor; uma novena de relho porque disse: "Como é ruim, a sinhá"...

(Monteiro Lobato)

Assinale a alternativa que indica corretamente o ponto comum entre os respectivos trechos:

a) a metonímia e a prosopopéia - trechos I e II; eufemismo - trechos III e IV.

b) o assíndeto e a metonímia - trechos I e II; eufemismo - trechos III e IV.

c) o assíndeto e a prosopopéia - trechos I e II; hipérbole - trechos III e IV.

d) a inversão e a prosopopéia - trechos I e II; ironia - trechos III e IV.

e) a aliteração e a prosopopéia - trechos I e II; ironia - trechos III e IV.


40) (7574 Fei) - Assinalar a alternativa correta, correspondente às figuras de linguagem, presentes nos fragmentos a seguir:

I. "Não te esqueças daquele amor ardente

que já nos olhos meus tão puro viste."

II. "A moral legisla para o homem; o direito, para o

cidadão."

III. "A maioria concordava nos pontos essenciais; nos pormenores, porém, discordavam."

IV. "Isaac a vinte passos, divisando o vulto de um, pára, ergue a mão em viseira, firma os olhos."

a) anacoluto, hipérbato, hipálage, pleonasmo

b) hipérbato, zeugma, silepse, assíndeto

c) anáfora, polissíndeto, elipse, hipérbato

d) pleonasmo, anacoluto, catacrese, eufemismo

e) hipálage, silepse, polissíndeto, zeugma


GABARITO DOS EXERCÍCIOS DE FIGURAS E FUNÇÕES DA LINGUAGEM

1-C, 2-A, 3-C, 4-C, 5-A, 6-A, 7-E, 8-A, 9-B, 10-A, 11-A, 12-D, 13-C, 14-A, 15-D, 16-B, 17-D, 18-B, 19-B, 20-D, 21-B, 22-B, 23-A, 24-E, 25-A, 26-C, 27-B, 28-C, 29-C, 30-E, 31-B, 32-A, 33-C, 34-D, 35-B, 36-C, 37-D, 38-C, 39-E, 40-B







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