BALZAC

A INFÂNCIA
Quando criança, Balzac viveu uma relação difícil com a mãe. Logo ao nascer, foi enviado a uma ama de leite. A partir do ano seguinte, ele e a irmã viveram quatro anos longe de casa. Quando voltaram, continuaram afastados dos pais. Aos oito anos, Balzac foi enviado a um colégio rigoroso, onde estudou por sete anos. O menino tinha dificuldades de adaptação.

LEGADO
A extensa obra de Balzac influenciou nomes como Proust, Zola, Dickens, Dostoievski, Flaubert, Henry James, Machado de Assis, Castelo Branco e Ítalo Calvino.

Honoré de Balzac


A COMÉDIA HUMANA
Em 1834, Honoré de Balzac resolveu classificar todos os livros escritos até então em três grupos: estudos de costumes, estudos filosóficos e estudos analíticos. Nove anos mais tarde, encontrou o título definitivo, "A Comédia Humana". Ele criou mais de duas mil personagens retratando os costumes e a vida na França do século XIX. Ao todo, 88 romances compõem a monumental obra. Ora protagonistas, ora secundárias, as personagens iam e voltavam na obra de Balzac, tornando o escritor o fundador do roman-fleuve, estilo marcado pelo retorno das personagens. "A Comédia Humana" ficou inacabada com a morte de Balzac.

EM BUSCA DO SUCESSO
Considerado o fundador do Realismo na literatura moderna, Balzac começou a escrever na juventude e chegou a montar uma gráfica para imprimir os próprios romances, alimentando o sonho de se tornar reconhecido. Ele trabalhava 15 horas noite a dentro e dizia que precisava do café para produzir. Endividado e sem conseguir vender seus livros, o escritor contou com o apoio de uma mulher mais velha da alta sociedade, Madame de Berny.

A PELE DE ONAGRO
1831
Rafael de Valentin possui uma misteriosa pele de onagro, que permite a satisfação de seus desejos, mas diminui de tamanho a medida que diminui seu tempo de vida. O livro não foi bem visto pela crítica, apesar do grande sucesso de público. Sua importância cresceu com o passar do tempo e hoje o romance é considerado sua primeira obra-prima.

A MULHER DE TRINTA ANOS
1829-42
Um dos títulos mais conhecidos de Balzac originou o termo "balzaquiana", para designar mulheres mais maduras. O autor mergulha na alma feminina e valoriza os pensamentos e desejos de mulheres, com atenção para suas angústias, e uma discussão franca e objetiva de problemas íntimos de casamentos fracassados.

http://especial.g1.globo.com/globo-news/lendo-os-classicos/balzac.html


0 comentários:

Postar um comentário