CLARISSA
___ PRRRR-PI-PI!
Clarissa vai dar de comer às galinhas. Com a mão esquerda segura a ponta
do avental, que forma um bojo fofo onde o farelo e os grãos de milho se
aninham.
Tardinha. A sombra da casa vai aos poucos avançando sobre o pátio. O céu
empalidece.
Com a mão direita Clarissa lança no ar punhados de milho e farelo, no
gesto de quem semeia.
Num cacarejar miúdo as galinhas vêm correndo, sacudindo as asas, e
começam a dar bicadas a esmo, sôfregas; arranham o chão, comprimem-se,
amontoam-se, disputando os grãos. No meio delas os pintinhos arrepiados e
encolhidos piam desconsoladamente, perdidos no aglomerado de penas, bicos e
patas.
___ Não se apressem! ___ grita Clarissa ___ Tem pra todos!
E cobre o chão de grãos dourados. Ri, com a impressão de que está
jogando fora ouro, muito ouro.
No fundo do pátio um peru preto passeia dum lado para o outro, lento,
indiferente ao espetáculo tumultuoso. Por que será que não vem? Falta de
apetite? Ou orgulho?
Clarissa cantarola:
___ P’ru! P’ru! P’ru!
Solene como um rei, o peru continua imperturbável, enquanto as galinhas
disputam o milho a bicadas violentas. Agora um galo de crista escarlate entra
no grupo como um tufão, abrindo caminho à força de empurrões.
___ Bruto ___ pensa Clarissa. ___ Um homem deve ser delicado com as
mulheres.
Oh! Mas o galo não entende a língua dos homens. E no mundo do galinheiro
decerto não há etiqueta.
Clarissa acocora-se. “Acabou-se o que era doce, quem comeu
arregalou-se”.Agora ela pode olhar tranquilamente toda a bicharia do quintal:
já cumpriu sua obrigação.
Que cara engraçada têm as galinhas! Dois olhinhos miúdos como contas, o
bico, as penas, os pés. E por que será que chamam pé-de-galinha às rugas que as
pessoas que estão envelhecendo têm nos cantos dos olhos? Por que será também
que quando o céu está cheio de nuvens finas, tremidas e compridas,
transparentes como um véu, dizem que o céu está cheio de rabos-de-galo? Tudo na
vida é tão engraçado ...
(Érico Veríssimo)
1- Explique o significado de “bojo”, após
imaginar a cena descrita no texto.
2- Qual
o significado da palavra em destaque?
a) “... e começam a dar bicadas a esmo...” – ( )
rapidamente ( ) ao acaso ( )
silenciosamente
b) “...a dar bicadas a esmo, sôfregas.” – ( ) impacientes ( )
assustadas ( ) violentas
c) “Agora um galo de crista escarlate...” – ( ) grande
( ) pontiaguda ( )
vermelha
d) “...o peru continua imperturbável.” – ( )valente
( ) bondoso (
) impassível
3- Observe a transformação: - E cobre
o chão de grãos de ouro. / E cobre o
chão de grãos dourados.
Substituiu-se
a expressão (locução adjetiva) de ouro
por um adjetivo dourados. Faça o
mesmo, substitua as locuções adjetivas pelo adjetivo correspondente.
a)- colar de prata:
----------------------------------- b)-
planta da água:--------------------------------------
c)- viagem por mar:
------------------------------------- d)-
dia de Natal: -----------------------------------
e)- festa de aniversário:
----------------------------------------
f)- amor de mãe:
---------------------------
4-O texto inicia-se: ( ) com o cacarejar das galinhas; ( )
com a fala de Clarissa imitando as galinhas.
5-Clarissa vai dar de comer às
galinhas: ( ) ao pôr-do-sol; ( )
ao nascer do sol; ( ) com o sol a pino.
6-Que alimento Clarissa dá às
galinhas? -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
7-A frase “com a mão direita Clarissa
lança no ar punhados de milho e farelo, no gesto de quem semeia” exprime: ( )
generosidade ( ) tranquilidade (
) agressividade.
8-A
frase “Acabou-se o que era doce, quem comeu arregalou-se” é uma expressão popular.
Qual o seu significado?___________________________________________
9-“Tudo na vida é tão engraçado...”.
Essa frase expressa uma conclusão de Clarissa
ao observar que:
( ) as galinhas têm cara engraçada;
(
)
o céu está cheio de rabos-de-galo;
( ) não há uma explicação para o sentido de
muitas palavras;
( ) as
palavras “pés-de-galinha” e “rabos-de-galo” são engraçadas.
10-Relacione os sentimentos dos
animais de acordo com a visão de Clarissa.
a- desprezo b- passividade c- avidez d- brutalidade
(
) “Num cacarejar miúdo as galinhas vêm correndo, sacudindo as asas, e
começam a dar bicadas a esmo, sôfregas; arranham o chão, comprimem-se,
amontoam-se, disputando os grãos”.
( ) No meio delas os pintinhos arrepiados e
encolhidos piam desconsoladamente, perdidos no aglomerado de penas, bicos e
patas”.
(
) “No fundo do pátio um peru preto passeia dum lado para o outro, lento,
indiferente ao espetáculo tumultuoso”.
(
) “Agora um galo de crista escarlate entra no grupo como um tufão,
abrindo caminho à força de empurrões”.
10-Use: 1- para o que o personagem
faz; 2- para o que o personagem
fala; 3- para o que o personagem pensa.
(
) “Clarissa vai dar de comer às
galinhas.”
( ) “Um homem deve ser delicado com as mulheres.”
( ) “Não se apressem!
( ) “___P’ru! P’ru! P’ru! “
( ) “Que cara engraçada têm as galinhas!”
( )
“___ Tem pra todos!”
( )
“Com a mão direita Clarissa lança no ar punhados de milho e farelo no gesto de
quem semeia.”
( )
“Tudo na vida é tão engraçado.”
( )
“Por que será que não vem? Falta de apetite? Ou orgulho?”
11-
O espaço físico da narrativa é urbano ou rural? Justifique sua resposta.
________________________________________________________________________________________________________________________________________
12-
Que tipo de narrador o texto apresenta? Justifique com um trecho do texto.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
13-
Foi usado o discurso direto na narrativa? Como você chegou a esta conclusão?
Comprove sua resposta com um trecho?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
14-
Qual o tempo verbal predominante no texto? Comprove sua resposta com dois
trechos retirados do texto.
1º
trecho- ____________________________________________________________
2º
trecho- ____________________________________________________________
1 comentários:
muito obrigado
Postar um comentário