EXERCÍCIOS DE LITERATURA / GABARITO


1) "Não permita Deus que eu morra
Sem que volte para São Paulo
Sem que veja a Rua 15
E o progresso de São Paulo"

O uso do poema-paródia, exemplificando na estrofe acima, é uma das características do movimento:

a) romântico
b) simbolista
c) arcádico
d) parnasiano
e) modernista

2) O Romantismo está para o Modernismo, assim como:
a) Inocência está para A Carne.
b) A Escrava Isaura está para A Escrava que não é Isaura.
c) A Escrava Isaura está para O Cortiço.
d) Memórias Póstumas de Brás Cubas está para Memórias do Cárcere.
e) A Moreninha está para Dom Casmurro.

3) Leonardo, "filho de uma pisadela e de um beliscão", é personagem de:
a) A Moreninha.
b) Memórias de um Sargento de Milícias.
c) Vidas Secas.
d) O Triste Fim de Policarpo Quaresma.
e) Iracema.

4) "Nasce o sol, e não dura mais que um dia,
Depois da luz, se segue a noite escura,
Em tristes sombras morre a formosura,
Em contínuas tristezas, a alegria."

Assinale a alternativa que indica o nome do Autor dos versos acima e uma figura literária características do movimento a que pertence.

a) Cláudio Manuel da Costa / aliteração.
b) Frei José da Santa Rita Durão / elipse.
c) Tomás Antônio Gonzaga / hipérbato.
d) Gregório de Matos Guerra / antítese.
e) Antônio Gonçalves Dias / onomatopeia.

5) "O pacto feito por ele com os árabes não tardou a ser por mil modos violado, e o ilustre guerreiro teve de se arrepender, mas já debalde, por haver deposto a espada aos pés dos infiéis, em vez de pelejar até à morte pela liberdade. Fora isto o que Pelágio preferia, e a vitória coroou o seu confiar no esforço dos verdadeiros godos e na piedade de Deus."

Qual das características abaixo está presente no texto?

a) retomada de valores medievais.
b) denúncia de males sociais.
c) despreocupação formal.
d) análise psicopatológica.
e) aproveitamento da mitologia clássica.

6) "O pacto feito por ele com os árabes não tardou a ser por mil modos violado, e o ilustre guerreiro teve de se arrepender, mas já debalde, por haver deposto a espada aos pés dos infiéis, em vez de pelejar até à morte pela liberdade. Fora isto o que Pelágio preferia, e a vitória coroou o seu confiar no esforço dos verdadeiros godos e na piedade de Deus."

O autor do texto é:

a) Eça de Queirós.
b) Camilo Castelo Branco.
c) Padre Antônio Vieira.
d) Fernando Namora.
e) Alexandre Herculano.

7) "E em arte aos de Minerva se não rendem
Teus alvos, curtos dedos melindrosos."

Indique a característica presente nos versos acima, de autoria de Bocage.

a) uso de pseudônimos.
b) rompimento com os clássicos.
c) recurso à mitologia greco-romana.
d) predominância de subjetivismo.
e) tema pastoril.

8) "Destarte, enfim, conformes já as fermosas,
Ninfas cos seus amados navegantes,
Os ornam de capelas deleitosas
De louro e de ouro e flores abundantes.
As mãos alvas lhe davam como esposas;
Com palavras formais e estipulantes
Se prometem eterna companhia,
Em vida e morte, de honra e alegria."

Quem escreveu a estrofe acima?

a) Luís de Camões.
b) Almeida Garrett.
c) Gil Vicente.
d) Fernando Pessoa.
e) Antero de Quental.

9) "Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no intróito, mas no cabo: a diferença radical entre este livro e o Pentateuco."
(MACHADO DE ASSIS, Memórias Póstumas de Brás Cubas).

Assinale a alternativa que apresenta só palavras relacionais retiradas do texto.

a) uso, seja, algum, para, mas
b) e, eu, entre, este, em
c) em, para, ou, mas, entre
d) berço, nascimento, campa, princípio, fim
e) vulgar, diferente, galante, novo, radical

10) "Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no intróito, mas no cabo: a diferença radical entre este livro e o Pentateuco."(MACHADO DE ASSIS, Memórias Póstumas de Brás Cubas).

"...levaram a adotar..."
"... a sua morte..."
"... não a pôs..."

As três ocorrências de a são, respectivamente:

a) preposição, pronome, preposição.
b) pronome, artigo, preposição.
c) preposição, artigo, pronome.
d) artigo, artigo, preposição.
e) artigo, pronome, pronome..
Gabarito dos exercícios de Literatura
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