VANGUARDAS EUROPEIAS / EXERCÍCIOS + GABARITO / http://www.analisedetextos.com.br/2014/03/vanguardas-europeias-lista-de-exercicios.html


Atividade com exercícios de Vanguardas Europeias

1. Com a série "Zero Dólar", o artista plástico brasileiro Cildo Meireles apropria-se de um sistema de representação, o dinheiro, utilizando-o dentro do sistema da arte. De que movimento artístico tal operação é característica?
dolar - exercício de vanguardas europeias


2. a)Tendo em vista o título da obra e o período em que foi concebida, identifique o(s) objeto(s) da crítica realizada pelo artista nesse trabalho, justificando sua resposta.

b) O caráter crítico desse trabalho indica uma função para a arte que vai além da questão estética. Qual é essa função que pode ser observada em "Zero Dólar"?

3. A respeito do Surrealismo, um dos movimentos de vanguarda relacionados ao Modernismo brasileiro, pode-se afirmar:
a) Pierre Garnier, que o sistematizou, declarava que as profundezas de nosso espírito abrigam forças capazes de superar o aparente equilíbrio da superfície.
b) Sua história se confunde com a de seu líder, Marinetti, que, em 1909, lançou em Paris o manifesto do movimento.
c) Teve como líder o romeno Tristan Tzara, que privilegiava a exploração do inconsciente, as narrações dos sonhos, as experiências hipnóticas.
d) Tendo como referência o pintor Picasso, seus adeptos pregavam a deformação dos objetos naturais, privilegiando a subjetividade do artista.
e) André Breton, que lançou o manifesto do movimento em 1924, considerava o racionalismo absoluto como algo absolutamente desprezível.

4. Veja a imagem abaixo e responda o que se pede.
negra
"A Negra", realizada por Tarsila, em Paris, utiliza técnicas dos movimentos de vanguarda da capital francesa, como o impressionismo e o cubismo, que questionaram o realismo até então mais usual entre a produção artística e propuseram uma forma mais livre de retratar o mundo. A imagem em primeiro plano em "A Negra" é bastante diferente do fundo da pintura, ou seja, da imagem em segundo plano. Observando a imagem, aponte e justifique essas diferenças dos dois planos.

5. Veja a imagem e responda o que se pede.
roda - marcel
"Roda de Bicicleta" (1917) faz parte da série de "ready-mades" construídos por Marcel Duchamp e introduz, na história da arte, uma nova maneira de produção artística. Indique, a partir da reprodução da obra acima, quais são os elementos inovadores utilizados por Duchamp e explique por que esse trabalho é considerado uma obra de arte.

6. Veja a imagem e faça o que se pede:
marylin


"Marilyn Monroe Dourada", realizado por Andy Warhol, em 1962, a partir de um retrato da atriz de cinema de Hollywood publicado nos meios de comunicação, se aproxima do trabalho de Duchamp. Discorra sobre a semelhança no método de criação dos dois artistas.

7. Veja a imagem abaixo e responda a questão proposta.
retirantes


"Retirantes", do paulista Candido Portinari, é expressão da arte moderna que rompeu com a forma de representação do século XIX e reflete a visão do artista sobre a migração, fenômeno já presente no Brasil dos anos 40 do século XX. Observe atentamente a reprodução da obra a seguir, mobilize seus conhecimentos sobre ela e redija um texto argumentativo de, no máximo, 13 linhas,
• analisando o posicionamento do autor sobre a questão da migração;
• indicando, no mínimo, dois elementos presentes na obra que comprovem tal posicionamento, e justificando a escolha;
• explicando, à luz dos elementos presentes na obra, por que ela pode ser considerada "arte moderna".

8. Este é um exercício da Federal de Pernambuco.

Enfim, um indivíduo de ideias abertas
"A coceira no ouvido atormentava. Pegou o molho de chaves, enfiou a mais fininha na cavidade. Coçou de leve o pavilhão, depois afundou no orifício encerado. E rodou, virou a pontinha da chave em beatitude, à procura daquele ponto exato em que cessaria a coceira.
Até que, traque, ouviu o leve estalo e a chave enfim no seu encaixe percebeu que a cabeça lentamente se abria."

Marina Colasanti. Contos de Amor Rasgado. Rio de Janeiro: Rocco, 1986. p. 11.

Mobilizando as concepções de gênero literário, de estilos estéticos e de efeitos de sentido na produção literária, analise os comentários seguintes referentes ao texto.

I. O texto é narrativo, apresentando uma sequência de eventos, uma personagem e um narrador na terceira pessoa do discurso.
II. Como indica o título da obra em que o texto está inserido, trata-se de um conto, gênero literário que exige um núcleo narrativo complexo e plural.
III. O texto revela fortes tendências do Surrealismo, movimento de vanguarda do século XX, que tem por característica, entre outras, aproximar a linguagem da estrutura do sonho.
IV. O texto explora a polissemia contida nos vocábulos 'abertas' e 'abria'. O final do texto, no entanto, sugere uma interpretação predominantemente literal e, assim, consegue o efeito de estranhamento.
V. Pela sua curta dimensão e pelo teor dos fatos narrados, o texto faz parte da antologia da primeira fase do Modernismo brasileiro, quando predominaram os poemas-piada.

A afirmativa é verdadeira nos itens

a) I, IV e V, apenas.
b) II e IV, apenas.
c) I, II e III, apenas.
d) II, III e V, apenas.
e) I, III e IV, apenas.

9) Faça agora este exercício do Enem.

O autor da tira utilizou os princípios de composição de um conhecido movimento artístico para representar a necessidade de um mesmo observador aprender a considerar, simultaneamente, diferentes pontos de vista.


Das obras reproduzidas, todas de autoria do pintor espanhol Pablo Picasso, aquela em cuja composição foi adotado um procedimento semelhante é:


a) Os amantes
b) Retrato de Françoise
c) Os pobres na praia
d) Os dois saltimbancos
e) Marie-Thérèse apoiada no cotovelo

10) Abaixo, um exercício da UnB

"Alaíde (alheando-se bruscamente) - Espera, estou-me lembrando de uma coisa.
Espera. Deixa eu ver! Mamãe dizendo a papai.
(Apaga-se o plano da alucinação. Luz no plano da memória. Pai e mãe.)
Mãe - Cruz! Até pensei ter visto um vulto. - Ando tão nervosa. Também esses
corredores! A alma de madame Clessi pode andar por aí... e...
Pai - Perca essa mania de alma! A mulher está morta, enterrada!
Mãe- Pois é...
(Apaga-se o plano da memória. Luz no plano da alucinação.)
Clessi - Mas o que foi?
Alaíde - Nada. Coisa sem importância que eu me lembrei. (forte) Quero ser como a
senhora. Usar espartilho. (doce)
Acho espartilho elegante!
Clessi - Mas seu marido, seu pai, sua mãe e... Lúcia?
Homem (para Alaíde) - Assassina!
(Apaga-se o plano da alucinação. Luz no plano da realidade. Sala de operação.)
1º médico - Pulso?
2º médico - Cento e sessenta.
1º médico - Rugina.
2º médico - Como está isso!
1º médico - Tenta-se uma osteossíntese!
3º médico - Olha aqui.
1º médico - Fios de bronze.
(Pausa)
1º médico - O osso!
3º médico - Agora é ir até o fim.
1º médico - Se não der certo, faz-se a amputação. (Rumor de ferros cirúrgicos)
1º médico - Depressa!
(Apaga-se a sala de operação. Luz no plano da alucinação.)
Homem (para Alaíde, sinistro) — Assassina!"
Nelson Rodrigues. Vestido de noiva. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004, p. 18-20.

Tendo como referência o fragmento da obra Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, julgue os itens seguintes (certo ou errado).

( ) Nesse fragmento, verifica-se a presença do jogo teatral, no qual é possível perceber a construção, pelo autor, de situações psicológicas vertiginosas.
( ) Nesse fragmento, é possível identificar elementos expressionistas, explorados pelo emprego de recursos cênicos por meio dos quais se justapõem o passado, as aspirações futuras e a realidade implacável.
( ) Os planos de tempo apresentados nesse fragmento de Vestido de Noiva estão todos no plano do tempo em que a peça está sendo encenada, ou seja, eles correspondem ao tempo real.
( ) Foi empregada a linguagem formal tanto em "Espera. Deixa eu ver!" (no início do trecho) quanto em "Perca essa mania de alma!" (no terceiro diálogo), o que se justifica por se tratar de frases usadas em cena que envolve muita tensão emocional dos personagens em interlocução.

11. Em 1924, os surrealistas lançaram um manifesto no qual anunciaram a força do inconsciente na criação de novas percepções. Valorizavam a ausência de lógica das experiências psíquicas e oníricas, propondo novas experiências estéticas.

Sobre o Surrealismo, é correto afirmar:

a) Acredita que a liberação do psiquismo humano se dá por meio da sacralização da natureza.
b) Baseia-se na razão, negando as oscilações do temperamento humano.
c) Destaca que o fundamental, na arte, é o objeto visível em detrimento do emocionalismo subjetivo do artista.
d) Concede mais valor ao livre jogo da imaginação individual do que à codificação dos ideais da sociedade ou da história.
e) Busca limitar o psiquismo humano e suas manifestações, transfigurando-os em geometria a favor de uma nova ordem.

12. (ESPM-SP) Verifique o texto:


"Beiramarávamos em auto pelo espelho de aluguel arborizado das avenidas marinhas
sem sol.
Losangos tênues de ouro bandeiranacionalizavam o verde dos montes interiores."

Esse fragmento da obra Memórias Sentimentais de João Miramar, de Oswald de Andrade, revela influência de uma corrente de vanguarda europeia do Modernismo. Marque-a:

a) Futurismo, pela exaltação à velocidade e à tecnologia automotiva.
b) Surrealismo, pois as imagens insólitas apresentadas parecem ter sido extraídas do sonho ou do inconsciente do narrador.
c) Cubismo, já que somente partes dos objetos e da paisagem são descritas, a imagem é fragmentária.
d) Expressionismo, pela caricaturização, pela deformação da imagem através do exagero.
e) Dadaísmo, pois o significado do texto é nenhum, já que as ideias estão misturadas ao acaso.


Gabarito comentado das questões

1. O movimento de vanguarda que tem como proposta a apropriação de algo representativo do sistema social transformado em sistema de arte é o Dadaísmo. Tal procedimento pode ser associado ao ready made. Esse conceito foi desenvolvido pelo artista francês Marcel Duchamp e designa qualquer objeto manufaturado de consumo popular tratado como objeto de arte por opção do artista, como é o caso do dinheiro de Cildo Meireles.

2. a) A obra conceitual do artista plástico Cildo Meireles se relaciona com fatos políticos e sociais do Brasil das décadas de 1970 e 1980. A série "Zero Dólar" sugere uma crítica a um modelo de subserviência brasileira à cultura norte-americana, amplamente incorporada ao cotidiano de nosso país. A obra também questiona o valor exagerado do dólar, uma metonímia do poder dos Estados Unidos, atribuindo a essa moeda um valor nulo. Além disso, há no quadro uma imagem do Tio Sam apontando para o observador, de modo a intimidá-lo. Em outra perspectiva, "Zero Dólar" sugere uma crítica ao exagerado valor monetário que algumas obras de arte adquiriram ao longo do tempo, passando a representar um investimento qualquer como um aplicação financeira, por exemplo.

b) "Zero Dólar" propõe uma crítica ao "american way of life" e ao poderio econômico norte-americano. Ampliar as funções da arte para além da fruição estética foi um dos objetivos das vanguardas europeias desenvolvidas nas primeiras décadas do século XX.

3. Resposta: E

4. Por meio de obras como "A Negra" (1923), Tarsila do Amaral expressou, nas artes plásticas, pressupostos importantes do movimento Antropófago. No quadro, Tarsila se utiliza de técnicas do Cubismo, ao mesmo tempo em que dialoga com o primitivismo brasileiro. No primeiro plano, a pintora apresenta uma figura disforme, composta de maneira muito simples, com lábios carnudos e um só peito aparente. No segundo plano, há faixas de linhas retangulares pintadas em cores escuras que contrastam com as cores da "personagem" em primeiro plano.

5. Por meio desse "ready-made", Duchamp intenciona provocar quem contempla a sua obra. Para o artista, uma obra de arte não tem como função primordial representar o Belo. Ele desloca elementos de seus contextos originais (a roda e o banco, nesse caso) de modo a questionar o próprio conceito de arte. Desse modo, produz arte porque instiga o espectador a rever suas noções de beleza e de estética.

6. Andy Warhol retratou em sua arte figuras bastante massificadas pela indústria cultural: Marilyn Monroe, Elvis Presley, Elizabeth Taylor, entre outros. Assim com Marcel Duchamp, Warhol se utilizou de elementos populares (como os astros já citados) para para transformá-los em arte.

7. Cândido Portinari procurou utilizar em suas obras elementos populares ligados à cultura nacional de maneira estilizada. A partir de 1930, o artista privilegiou a focalização de figuras ligadas às camadas menos favorecidas da sociedade. O quadro "Retirantes" foi pintado em 1944 e exemplifica essa tendência porque nele Portinari retrata figuras miseráveis que eram obrigadas a se deslocar para sobreviver. No quadro, as figuras dos retirantes aparecem em primeiro plano. Assim como outros artistas da década de 1930, Portinari procurou utilizar sua obra para revelar um país desconhecido do homem urbano letrado. As figuras cadavéricas são mostradas por ele em tons escuros, cinzas, em meio a carcaças de animais e de urubus que sobrevoam de maneira dramática a cena. Em consonância com a tendência expressionista, Portinari exagera na deformação das "personagens" e as retrata de maneira a provocar o espectador.

8. Resposta: E

9. Resposta: E

10. Resposta: C C E E

11.Resposta: D

12. Resposta: E

http://www.analisedetextos.com.br/2014/03/vanguardas-europeias-lista-de-exercicios.html

4 comentários:

Unknown disse...

Gostei muito das questões propostas.

Unknown disse...

muito bom

palmito23 disse...

gostei Rtaaa!!! kkkkkkk, mat

palmito23 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário