Barroco


1. A arte barroca originou-se na Itália (séc. XVII), mas logo alcançou outros países da Europa, atingindo também o continente americano por meio da ação de colonizadores portugueses e espanhóis. Sobre o Barroco, assinale a alternativa incorreta.

a) Foi um movimento influenciado pela Contrarreforma.
b) A arte barroca é cheia de detalhes, beirando o exagero.
c) O sentimento de angústia gerado pela Contrarrefor­ma não se desenvolveu em Portugal.
d) Antíteses e paradoxos são figuras de linguagem muito usadas pelos autores do Barroco.
e) O homem do período Barroco oscila entre os prazeres da carne e as imposições religiosas.

2. Esta estrofe pertence ao poeta barroco Gregório de Matos.

Se basta a vos irar tanto um pecado,

A abrandar-vos sobeja um só gemido:

Que a mesma culpa que vos há ofendido,

Vos tem para o perdão lisonjeado.

Das figuras de linguagem elencadas a seguir, qual delas podemos encontrar na referida estrofe?

a) Hipérbole.
b) Elipse.
c) Antítese.
d) Contraste.
e) Comparação.

3. Leia este final do soneto "Discreta e formosíssima Maria", de Gregório de Matos.

Oh Não aguardes que a madura idade

te converta essa flor, essa beleza,

em terra, em cinza, em pó, em sombra, em nada.

Nele estão presentes as seguintes características:

a) o tema da juventude - metáforas - amor platônico.
b) o tema da velhice - antíteses - misticismo religioso.
c) o tema carpe diem - antíteses - enumeração caótica.
d) o tema corpediem - metáforas - religiosidade medieval.
e) o tema carpe diem - metáforas - enumeração gradativa.

4. A respeito do poeta Gregório de Matos, é correto afirmar:

a) As poesias atribuídas a ele são classificadas em amorosas, religiosas, graciosas, encomiásticas, satíricas e obscenas.
b) Nas poesias amorosas e religiosas, afastou-se do português erudito, chegando a criar um estilo notadamente brasileiro.
c) Não foi poeta cultista, como era de se esperar; enveredou pelo conceptismo para poder expressar as tensões do espírito barroco.
d) Por desprezar a contribuição da linguagem brasileira, criou uma poesia, no geral, monótona, salvando-se apenas nos poemas fesceninos (obscenos).
e) Embora conhecido como "Boca do inferno", escreveu poesias satíricas sem nenhum poder de crítica, cujos versos não passam de meros "destemperas verbais".

5. Na escultura barroca O êxtase de Santa Teresa, de Gian Lorenzo Bernini, podem ser verificadas as características a seguir, exceto

a) a perfeição anatômica.
b) os resquícios do Renascimento.
c) o uso frequente de temas religiosos.
d) a completa ausência de sensualidade.
e) a grande preocupação com os detalhes.

6. Embora o poema apresente temática religiosa, é possível vislumbrar nele um pouco do "Boca do inferno". Assinale a alternativa que justifique essa afirmativa sobre o soneto de Gregório de Matos.

a) Deus oferece o perdão em troca de lisonjas.
b) Embora Deus ofereça o perdão, o poeta nega recebê-lo.
c) O poeta pede perdão tentando negociá-lo com Deus.
d) Não há perdão para o poeta, pois ele insiste em negar que é pecador.
e) O poeta não reconhece que pecou e não vê necessidade de pedir perdão.

Gabarito dos exercícios

1- C
2- C
3- E
4- A
5- D
6- C

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