Atividades de Português texto - 7º ano

ALEXANDRE E A COBRA

De repente, quando mal me precatava, senti uma pancada no pé direito. Puxei a rédea, parei, ouvi um barulho de guiso, virei-me para saber de que se tratava e avistei uma cascavel assanhada, enorme, com dois metros de comprimento.

___ Dois metros, seu Alexandre? inquiriu o cego preto Firmino. ____ Talvez seja muito.

___ Espere, seu Firmino - bradou Alexandre zangado. ___ Quem viu a cobra foi o senhor ou fui eu?

___ Foi o senhor – confessou o negro.

___ Então escute. O senhor, que não vê, quer enxergar mais que os outros que têm vista. Assim é difícil a gente se entender, seu Firmino. Ouça calado, pelo amor de Deus. Se achar falha na história, fale depois e me xingue de potoqueiro.

___ Perdoe – rosnou o cego. ___ É que eu gosto de saber as coisas por miúdo.

___ Saberá, seu Firmino, - berrou Alexandre. ___ Quem disse que o senhor não saberá? Saberá. Mas não me interrompa, com os diabos. Ora muito bem. A cascavel mexia-se com raiva chocalhando e preparando-se para armar novo bote. Tinha dado o primeiro, de que falei, uma pancada aqui no pé direito. “___ Os dentes não me alcançaram porque estou bem calçado”, foi o que presumi. Saltei no chão e levantei o chicote, pois ali perto não havia pedra nem pau. A miserável enrolava-se, os olhos redondos pregados em mim, e a língua fora da boca. Zás! Desmanchei-lhe a rodilha com uma chicotada. Tentou endireitar-se, estraguei-lhe os planos com o chicote e fui batendo, batendo, até que, desanimada, ela meteu o rabo entre as pernas e botou-se devagarinho para um monte de garranchos de coivara.

___ Como é isso, seu Alexandre? – perguntou o cego. ___ A cascavel meteu o rabo entre as pernas? Cascavel não tem pernas.

___ Está claro que não tem – respondeu Alexandre. ___ Quando a gente diz que uma criatura mete o rabo entre as pernas, quer dizer que ela se encolhe, capionga, percebe? Foi o que se deu. Não é preciso um bicho ter pernas para meter o rabo entre as pernas. Seu Firmino é pessoa de entendimento curto e não compreende isso. A cascavel, que não tinha pernas, meteu o rabo entre as pernas e esgueirou-se para os garranchos e folhas secas que havia junto da estrada. Corri atrás dela e obriguei-a a voltar. Amiudei os golpes, a desgraçada bambeou e nem pediu fogo para o cachimbo. Machuquei-lhe a cabeça com o salto da bota. Estrebuchou, fez o que pôde para arrumar-se em novelo, depois se aquietou e ficou estirada na poeira. Baixei-me e medi o corpo mole: nove palmos e meio espichados. Isto é com o senhor, seu Firmino. Nove palmos e meio, entendeu? Mais de dois metros, penso eu.

( Ramos, Graciliano. “O estribo de prata”. 18ª. ed. São Paulo. Ed. Record, 1979 ) 

1- Estabeleça relação entre as colunas.

a- precatar ( ) mentiroso, loroteiro

b- potoqueiro ( ) agitar-se com violência, debater-se

c- rodilha ( ) prevenir, precaver, acautelar

d- coivara ( ) em forma de rolo, enrodilhado

e- estrebuchar ( ) pilha de ramagens que se queima, no campo, para limpar o terreno

f- inquiriu ( ) vacilou

g- capionga ( ) perguntou

h- bambeou ( ) tristonha

2- “A cascavel mexia-se com raiva ... para armar um novo bote”. “Bote” tem aí o sentido de:

( ) pôr, colocar, ( ) embarcação pequena, ( ) salto do animal sobre a presa, ( ) ataque, investida.

3- “A cascavel meteu o rabo entre as pernas?”, que explicação Alexandre deu a seu Firmino sobre a expressão “ meteu o rabo entre as pernas”?

________________________________________________________________
________________________________________________________________

4- Explique a expressão: “Seu Firmino é “pessoa de entendimento curto” e não compreende isto.”
________________________________________________________________________________________________________________________________


5- De acordo com o texto atribua as características, usando A para Alexandre e F para Firmino:

( ) mentiroso ( ) cego ( ) minucioso ( ) exagerado.

6- O cego Firmino colocava em dúvida as histórias contadas por Alexandre. Retire do texto a passagem que comprova isto

1ª) ____________________________________________________________

_______________________________________________________________

2ª) ___________________________________________________________

______________________________________________________________


7- ”Saltei no chão e puxei o chicote”. Onde se encontrava Alexandre para ter saltado no chão? Retire do texto a passagem que comprova a sua resposta.

________________________________________________________________

________________________________________________________________


8- Qual era a reação de Alexandre quando desconfiavam de suas histórias?

________________________________________________________________


9- “O senhor, que não vê, quer enxergar mais que os que têm vista?”. Para Alexandre, o cego queria: ( ) ser muito inteligente; ( ) conhecer bem o assunto; ( ) saber mais do que os outros

( ) adivinhar o futuro?

10- De acordo com a descrição de Alexandre, como era a cascavel que ele encontrou?

________________________________________________________________


11- Algumas frases do texto estão colocadas abaixo, fora de ordem. Numere-as tendo em vista a sequência de acordo com o texto.

( ) “Se achar falha na história, fale depois e me xingue de potoqueiro.”

( ) “... avistei uma cascavel assanhada, enorme, com dois metros de comprimento.”

( ) “Amiudei os golpes, a desgraçada bambeou e nem pediu fogo para o cachimbo.”

( ) “Saltei no chão e levantei o chicote, pois ali perto não havia pedra nem pau.”

( ) “___ Dois metros, seu Alexandre?”


12- De acordo com o texto a quem se referem as palavras abaixo destacadas?

a- “... e preparando-se para armar novo bote.” ______________________

b- “... os olhos redondos pregados em mim...” _____________________

c- “... estraguei-lhe os planos com o chicote ...” ____________________

“... e obriguei-a a voltar.” ________________________________________

d- “Baixei-me e medi o corpo...” ____________________________________


13- No texto foi utilizado o discurso direto. Retire um trecho que confirme essa afirmação.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

14- Que tipo de narrador o texto apresenta? Comprove sua resposta.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



                     

0 comentários:

Postar um comentário