Formas ortográficas variantes

Quantos de nós já não nos submetemos a questionamentos relacionados à forma pela qual se grafa um determinado vocábulo, não é mesmo? Fato considerado extremamente corriqueiro e normal. Principalmente porque determinadas letras mostram-se idênticas quando analisadas de acordo com seu perfil fonético, como é o caso das letras /c, /s, /z/, /x/, /ch/, dentre outras. 

Tais ocorrências, indubitavelmente, tendem a se extinguir quando passamos a estabelecer familiaridade com a leitura, visto que ocorre uma amplitude no que se concerne ao nosso conhecimento linguístico, sobretudo, no acervo lexical. De forma que, ao redigirmos um texto, colocamos em prática tudo aquilo que apreendemos mediante tal procedimento e, certamente, as dúvidas não mais ocorrerão. 

Mas, aqui, de forma específica pretendemos ressaltar um fato linguístico que para muitos poderá ser considerado como uma novidade, pois na maioria das vezes não compartilhamos com os infindáveis recursos que a própria língua nos oferece, e um deles é o fato de haver duas ou mais formas de proferirmos e/ou grafarmos uma determinada palavra – razão pela qual se denominam de variantes. Ocorrência que conheceremos a seguir por meio de alguns casos que a representam, por isso, observemos:

http://www.portugues.com.br

0 comentários:

Postar um comentário