LEIA O TEXTO E FAÇA O QUE SE PEDE.
MINSK
Quando
tio Severino voltou da fazenda trouxe para Luciana um periquito. Não era um
cara-suja ordinário, de uma cor só, pequenino e mudo. Era um periquito grande,
com manchas amarelas, andava torto, inchado e fazia: ___ “Eh! Eh!”
Luciana recebeu-o, abriu os olhos espantados, estranhou que aquela
maravilha viesse dos dedos curtos e nodosos de tio Severino, deu um grito
selvagem, mistura de admiração e triunfo. Esqueceu os agradecimentos, meteu-se
no corredor, atravessou a sala de jantar, chegou à cozinha, expôs à cozinheira
e a Maria Júlia as penas verdes e amarelas que enfeitavam uma vida trêmula. A
cozinheira não lhe prestou atenção, Maria Júlia
franziu os beiços pálidos num sorriso desenxabido. Luciana desorientou-se,
bateu o pé, mas receou estragar o contentamento, desdenhou
incompreensões,afastou-se com a ideia de batizar o animalzinho. Acomodou no
fura-bolo e entrou a passear pela casa, contemplando-o, ciciando beijos,
combinando sílabas, tentando formar uma palavra sonora. Nada conseguindo,
sentou-se à mesa de jantar, abriu um Atlas. O periquito saltou-lhe da mão,
escorregou na folha de papel, moveu-se desajeitado, percorreu lento vários
países, transpôs rios e mares, deteve-se numa terá de cinco letras.
___ Como se chama este lugar, Maria Júlia?
Maria Júlia veio da cozinha, soletrou e decidiu:
___ Minsk.
___ Esquisito. Minsk?
___ É.
Não confiando na ciência da irmã, Luciana pegou o livro, avizinhou-se da
mãe, apontou o nome que negrejava na carta, junto aos pés do periquito:
___ Diga isto aqui, mamãe.
___ Minsk.
___ Engraçado. Pois fica sendo Minsk, sim senhora. Caminhou muito e
parou em Minsk. É Minsk.
(
Graciliano Ramos )
1- Qual o significado da palavra em
destaque?
a- “...viesse dos dedos curtos e nodosos de tio Severino...”
( ) sujos (
) ásperos ( ) grossos
b- “... que enfeitavam uma vida trêmula.”
( ) medrosa (
) insegura ( ) dócil
c- “... Maria Júlia franziu os beiços pálidos ...”
( ) mostrou (
) contraiu ( ) mordeu
d- “... num sorriso desenxabido.”
( ) sem graça (
) suave ( ) tranquilo
e- “... mas receou estragar o contentamento ...”
( ) temeu (
) quis ( ) pareceu
f- “ ... desdenhou incompreensões ...”
( ) desprezou (
) aceitou ( ) recebeu
g- “... deteve-se numa terra de cinco letras.”
( ) pisou (
) encontrou ( ) parou
3- Luciana recebeu um periquito
diferente de seu tio.
a- indique as propriedades
(características - adjetivos) que não pertenciam ao seu periquito.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b- indique as propriedades que
pertenciam ao seu periquito.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4- Luciana agradeceu o presente ao
tio?_______________________________________
5- A quem Luciana foi mostrar o
presente que recebera?
( ) à mãe (
) a Maria Júlia ( ) à cozinheira ( )
à cozinheira e a Maria Júlia
6- Quem era Maria
Júlia?____________________________________________________
7- Relacione:
a- desprezo b-
indiferença c- revolta
( ) “Luciana desorientou-se,
bateu o pé ...”
( ) “A cozinheira não lhe
prestou atenção.”
( ) “Maria Júlia franziu os
beiços pálidos num sorriso desenxabido.”
8- O que Luciana procurou fazer para
esquecer a atitude de Maria Júlia e da cozinheira?_______________________________________________________________
________________________________________________________________________
9- A escolha de Minsk foi: ( )
casual ( ) premeditada.
10- Do texto, você pode concluir que
Luciana não sabia ler? Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
11- Por que mostrou para sua mãe o
mapa em que estava escrito a palavra “ Minsk”?
________________________________________________________________________
12- A menina gostou do nome “Minsk”
pelo: ( ) som da palavra ( )
significado da palavra.
13- Que tipo de narrador o texto
apresenta? Onde acontecem os fatos narrados? Quem é a personagem principal? Que
tipo de narrador o texto apresenta?
lugar:____________________________________________________________________
personagem
principal:______________________________________________________
tipo de narrador:___________________________________________________________
14- Adjetivo é a palavra que indica
qualidade, características dos seres, ou seja, dos substantivos. Grife nos
trechos abaixo todos os adjetivos.
a- “Era um periquito grande, com manchas amarelas.”
b- “Luciana abriu os olhos espantados, estranhou que aquela maravilha
viesse dos dedos curtos e nodosos de tio Severino.”
c- “Expôs à cozinheira e a Maria Júlia as penas verdes e amarelas que
enfeitavam uma vida trêmula.”
1 comentários:
Obrigado por postar esse texto. Estudei-o na 5ª série, em 76...não sabia mais quem era o autor. Finalmente achei o texto! Obrigado?
Postar um comentário