AVALIAÇÃO / PORTUGUÊS / SEXTO ANO

LEIA O TEXTO E FAÇA O QUE SE PEDE.
MINSK
    Quando tio Severino voltou da fazenda trouxe para Luciana um periquito. Não era um cara-suja ordinário, de uma cor só, pequenino e mudo. Era um periquito grande, com manchas amarelas, andava torto, inchado e fazia: ___ “Eh! Eh!”
     Luciana recebeu-o, abriu os olhos espantados, estranhou que aquela maravilha viesse dos dedos curtos e nodosos de tio Severino, deu um grito selvagem, mistura de admiração e triunfo. Esqueceu os agradecimentos, meteu-se no corredor, atravessou a sala de jantar, chegou à cozinha, expôs à cozinheira e a Maria Júlia as penas verdes e amarelas que enfeitavam uma vida trêmula. A cozinheira não lhe prestou atenção, Maria Júlia  franziu os beiços pálidos num sorriso desenxabido. Luciana desorientou-se, bateu o pé, mas receou estragar o contentamento, desdenhou incompreensões,afastou-se com a ideia de batizar o animalzinho. Acomodou no fura-bolo e entrou a passear pela casa, contemplando-o, ciciando beijos, combinando sílabas, tentando formar uma palavra sonora. Nada conseguindo, sentou-se à mesa de jantar, abriu um Atlas. O periquito saltou-lhe da mão, escorregou na folha de papel, moveu-se desajeitado, percorreu lento vários países, transpôs rios e mares, deteve-se numa terá de cinco letras.
     ___ Como se chama este lugar, Maria Júlia?
     Maria Júlia veio da cozinha, soletrou e decidiu:
    ___ Minsk.
    ___ Esquisito. Minsk?
    ___ É.
    Não confiando na ciência da irmã, Luciana pegou o livro, avizinhou-se da mãe, apontou o nome que negrejava na carta, junto aos pés do periquito:
    ___ Diga isto aqui, mamãe.
    ___ Minsk.
    ___ Engraçado. Pois fica sendo Minsk, sim senhora. Caminhou muito e parou em Minsk. É Minsk.
                                                                                      ( Graciliano Ramos )
1- Qual o significado da palavra em destaque?
a- “...viesse dos dedos curtos e nodosos de tio Severino...”
    (   ) sujos        (   ) ásperos       (   ) grossos
b- “... que enfeitavam uma vida trêmula.”
    (   ) medrosa      (   ) insegura        (   ) dócil
c- “... Maria Júlia franziu os beiços pálidos ...”
    (   ) mostrou        (   ) contraiu        (   ) mordeu
d- “... num sorriso desenxabido.”
    (   ) sem graça     (   ) suave      (   ) tranquilo
e- “... mas receou estragar o contentamento ...”
    (   ) temeu        (   ) quis       (   ) pareceu
f- “ ... desdenhou incompreensões ...”
    (   ) desprezou       (   ) aceitou          (   ) recebeu
g- “... deteve-se numa terra de cinco letras.”
    (   ) pisou          (   ) encontrou          (   ) parou 

3- Luciana recebeu um periquito diferente  de seu tio.
a- indique as propriedades (características - adjetivos) que não pertenciam ao seu periquito.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b- indique as propriedades que pertenciam ao seu periquito.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4- Luciana agradeceu o presente ao tio?_______________________________________

5- A quem Luciana foi mostrar o presente que recebera?
  (   ) à mãe     (   ) a Maria Júlia  (   ) à cozinheira   (   ) à cozinheira e a Maria Júlia

6- Quem era Maria Júlia?____________________________________________________

7- Relacione:
   a- desprezo               b- indiferença            c- revolta
   (   ) “Luciana desorientou-se, bateu o pé ...”
   (   ) “A cozinheira não lhe prestou atenção.”
   (   ) “Maria Júlia franziu os beiços pálidos num sorriso desenxabido.”

8- O que Luciana procurou fazer para esquecer a atitude de Maria Júlia e da cozinheira?_______________________________________________________________
________________________________________________________________________

9- A escolha de Minsk foi: (   )  casual                 (   ) premeditada.

10- Do texto, você pode concluir que Luciana não sabia ler? Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________

11- Por que mostrou para sua mãe o mapa em que estava escrito a palavra “ Minsk”?
________________________________________________________________________

12- A menina gostou do nome “Minsk” pelo: (   ) som da palavra  (   ) significado da palavra.

13- Que tipo de narrador o texto apresenta? Onde acontecem os fatos narrados? Quem é a personagem principal? Que tipo de narrador o texto apresenta?
lugar:____________________________________________________________________
personagem principal:______________________________________________________
tipo de narrador:___________________________________________________________

14- Adjetivo é a palavra que indica qualidade, características dos seres, ou seja, dos substantivos. Grife nos trechos abaixo todos os adjetivos.
    a- “Era um periquito grande, com manchas amarelas.”
    b- “Luciana abriu os olhos espantados, estranhou que aquela maravilha viesse dos dedos curtos e nodosos de tio Severino.”

    c- “Expôs à cozinheira e a Maria Júlia as penas verdes e amarelas que enfeitavam uma vida trêmula.”

1 comentários:

Giotto di Bondone disse...

Obrigado por postar esse texto. Estudei-o na 5ª série, em 76...não sabia mais quem era o autor. Finalmente achei o texto! Obrigado?

Postar um comentário