RESENHA / NONOS ANOS!!! LEIAM ANTES DE RESENHAR

   Aumentar a nossa competência linguística é um dos requisitos básicos para que nos tornemos cada vez mais aptos ao ato da escrita. Tal competência linguística está relacionada ao nossos conhecimento acerca das normas que regem o próprio sistema, tendo em vista as normas gramaticais instauradas por este.
    Diante disso, devemos sempre buscar novas alternativas para o aperfeiçoamento dessa técnica, como desenvolver o hábito pela leitura de bons livros, a prática de nos mantermos informados sobre acontecimentos diversos perante a sociedade que nos cerca, dentre outros. Tal medida contribui para o nosso crescimento, tanto pessoal quanto profissional.
     Dentre essas alternativas está a reescrita de textos, pois ao reescrevê-los estamos dando-lhes uma nova “roupagem” por meio de palavras de nossa própria autoria, porém procurando manter sua ideia principal.
     Representando esta técnica estão: o resumo, o comentário, a resenha e a crítica. Existem dois fatores que se tornam relevantes diante de uma recriação textual: As características inerentes ao texto original (vocabulário, tipo textual, estruturação dos períodos e, sobretudo, o assunto em voga) e a competência por parte de quem a produz (seu conhecimento de mundo, sua competência linguística e seu amadurecimento intelectual). 
    Ao falarmos sobre estas modalidades de reescrita, é importante sabermos que tal recriação não se restringe somente a textos, mas também a filmes, peças teatrais, eventos de uma forma geral, e outros. Há, portanto, dois tipos de resenha:
   * A Descritiva - Aquela em que o autor somente relata informações como, por exemplo, de um filme, revelando o nome, o diretor, nome dos atores, a procedência, gênero, etc. A seguir apresenta uma sinopse do enredo. 
 * A Crítica - Nesta, o autor, além de aplicar todos estes procedimentos, ainda tece comentários a respeito do assunto abordado. 
É sempre bom lembrarmos que “crítica” não deve ser entendida somente no sentido pejorativo, como o ato de apontar “falhas”, mas também de elogiar, comentar, analisar, ressaltando os aspectos de maior relevância.


 Ficha de auto-avaliação 
1) Seu texto está adequado ao público para o qual você está escrevendo?
2) Sua resenha mostra que você é uma pessoa que refletiu sobre o texto e tem 
um repertório suficiente para avaliá-lo?
3) Está na resenha o que o autor destacou como importante na sua obra?
4) Aqueles elementos essenciais da forma composicional da resenha estão 
todos ali?
5) Suas opiniões estão equilibradas e fundamentadas? Você não cometeu 
excessos de avaliação?
6) Releia para conferir se os organizadores textuais foram bem empregados e se 
não há problemas de inadequação à norma culta da língua. Afinal de contas, 
a resenha é um gênero textual que exige o uso da língua padrão.

Elementos básicos de uma resenha de um livro:

-Título do livro;
-Autor;
-Ano de lançamento;
-Editora;
-Avaliação.

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