Resumo do livro O cortiço.
Informações importantes
Autor: Aluizio Azevedo
Data de publicação: 1890
Tempo e espaço: O tempo é cronológico e espaço e o Cortiço e o subúrbio do rio de janeiro
Principais personagens : Bertoleza e João Romão; Miranda e Estela ; Jerônimo e Piedade
Escola literária : naturalismo

                         Resumo :
João Romão é um português dono de uma pequena venda no rio de janeiro,ele conhece Bertoleza uma negra cafuza(filhos de índios com negros eram assim chamados) e escreva que toca uma quitanda,ele visando as economias da negra se amiga com ele e fingi comprar sua carta de alforria(fato que terá grande importância no desfecho do livro).
E assim começa a luta de ambos pelo enriquecimento.Trabalham de sol a sol,vivem de “restos” e economizam ao Maximo.O português compra uma pedreira e terras que pertenciam aos fundos de sua venda e la com materiais baratos e por vezes roubado constrói “barracos” que aluga para vender.
     Aos poucos “ O cortiço” de João cresce e prospera,se torna o mais concorrido da região,e o livro passa contar historias do dia a dia dos moradores as histórias tratam de temas polêmicos como a ambição, o egoísmos,o lesbianismo e está faz com que o livro se encaixe com os padrões do naturalismo(alias o livro é a principal obra naturalista do Brasil).
     Ao lado do cortiço se muda Miranda outro português que se enriqueceu as custas da mulher Estela,uma mulher adultera e de gênio forte,ambos tem uma filha chamada Zulmira.Cresce uma grande rivalidade entre João e Miranda um inveja as conquistas do outro e se odeiam declaradamente(mas em segredo se admiram).
     É uma conquista de Miranda que muda radicalmente João: Quando o vizinha da festa em comemoração a conquista do titulo de barão João percebe então que na vida não basta acumular é preciso ter uma vida social ativa participar diretamente na vida da burguesia (assistir peças de teatro,se vestir bem, frequentar ambientes requintados,ter “bons amigos”),mas Bertoleza não se encaixa com esta nova pessoa que se tornou João.
Paralelamente no cortiço estão os morados(que são muitos personagens) e destaca-se a historia de Jerônimo e Rita.Jerônimo um português trabalhador se muda para o cortiço para se tornar funcionário da pedreira se apaixona por Rita que por sua vez é amigada com o capoeira firmo.
     Opera se então uma transformação nos personagens Jerônimo antes responsável bom marido e bom pai larga tudo para viver o romance abandona a família que passa a sofrer com as necessidades, mata firmo ,se torna alcoólatra e preguiçoso.Sua mulher piedade antes trabalhadeira e mãe exemplar se torna outra alcoólatra desleixada e a filha por sua vez cresce em meio a toda esta desgraça e como tudo da a entender se sua sorte não mudar terá um triste destino : se tornara prostituta.
     Ocorre ao longo do livro transformações na maioria dos personagens,incluindo João Romão : agora um homem que tenta se adaptar aos modos finos da sociedade e que percebe que Bertoleza o esta “atrasando” e decide se livrar da mesma e arrumar um casamento com uma moça de família,que vêm a ser Zulmira a filha do antes inimigo e agora companheiro de passeios e de festividades.
João por vezes se vê tentado a matar a negra mas perde a coragem, propõe que vá embora mas ela pela primeira vez se impõem e não concorda ,então João tem a seguinte ideia que é posta em pratica: Procura a policia e diz estar lidando com uma escrava fujona em suas terras,já que a carta de alforria que Bertoleza possuía era falsa.
     Quando a policia chega para levar Bertoleza ela logo entende a situação e o triste fim que terá e com uma faca com que preparava o jantar para o "amigo" se mata , ao mesmo tempo dando ao desfecho um final irônico a sociedade abolicionista aparece para tornar João seu sócio,ele pede então que aguardem um instante na sala de estar e vai se livrar dos restos da única pessoa que o ajudou e foi fiel a vida inteira.

0 comentários:

Postar um comentário