A MORTE AMOROSA / THÉOFILE GAUTIER


A morte amorosa, de Théophile Gautier

A morte amorosa é um conto escrito por Théophile Gautier, aonde encontramos a narrativa do padre Romould, de sessenta e seis anos, que nos conta as suas peripécias do primeiro ano batina.
No inicio do conto temos o padre nos contando sobre seu primeiro encontro com Clarimond, uma linda imortal, que tenta desviá-lo de seu caminho, no dia de seus votos.

Após esse dia a vida de Romould nunca mais foi a mesma. A danação passa a tomar conta de seu corpo e ele se percebe completamente envolvido pelos feitiços da bela Clarimond. Depois de instalado na paroquio aonde vai residir, após alguns dias recebe a visita de um homem estranho no meio da noite, que diz vir a pedido de sua amante a beira da morte, que deseja a unção de seus pecados. Como todo bom padre, o padre dirigiu-se para o leito aonde lhe esperava a infeliz mulher.

Depois da rápida viagem ele adentra ao quarto da falecida, que logo percebe se tratar de sua amada Clarimonde, que apesar de sucumbida pela morte permanece tão linda quanto em vida. Num súbito momento de desejo, Romould aproxima-se da amada e a beija surpreendendo-se ao ser correspondido.

Um conto muito divertido e envolvente , que apesar de estranho, apresenta críticas ao comportamento do padre e nos leva a uma viagem no tempo, uma verdadeira volta no tempo.

Fonte: Contos fantásticos do século XIX, escolhidos por Italo Calvino, pag. 213-39.

0 comentários:

Postar um comentário