DICAS - 5

Foto
Foto


Foto

Foto: ODE

Poema de celebração em torno de algum fato especial ou de exaltação a uma nação, pessoa ou entidade abstrata. Teve sua origem na Grécia e era geralmente acompanhada de canto. Píndaro (século 6 a.C.) e Horácio (65 a.C.-8 a.C.) foram alguns dos poetas da Antiguidade que a cultivaram. A literatura ocidental moderna aproveitou, do ponto de vista da forma, a ode composta por estrofe, antístrofe e epodo, correspondentes, no desenvolvimento, a ideia do poema. Na música, as odes modernas são compostas mais para solistas e coro orquestrado.

Fonte: Dicionário Aulete / Lexikon Obras de Referência

Foto: "Incidência de raios ultravioleta no Rio chega ao nível extremo."(G1, 08/01/2014)

Termos que nomeiam outros seres, que não as cores propriamente ditas, ficam invariáveis (vários deles costumam ser antecedidos da expressão "cor de"), os que nomeiam as próprias cores variam em gênero e número. Assim: "dois ternos cinzentos" ou "dois ternos cinza" ("cinzento" é o nome da cor; "cinza" nomeia a cor, mas como extensão de seu sentido original, isto é, um "terno cinza", por exemplo, é um terno da cor da cinza). 

É esse o raciocínio para "raios ultravioleta" (sem plural, pois "violeta" é o nome original de uma flor, que, por extensão nomeia a cor).

Foto: Sejam bem-vindos!

Foto

Foto: #SalvemoPortuguês! 5ª edição.

Foto

Foto: Do livro “Palavras e Origens”, de Gabriel Perissé (http://bit.ly/1aY0PzO), SaraivaUni.

Foto: Via Lexikon Obras de Referência

Foto: #BomDia

Foto: É sempre bom lembrar!
Foto: Via CIEE

0 comentários:

Postar um comentário