Dentro de mim mora a palavra - Rita de Cássia Alves


                         DENTRO DE MIM MORA A PALAVRA 

Descanse seus olhos sobre estas linhas, ou pouse a ponta dos dedos no alado das letras. 

O que vou contar diz respeito à criança que estou, ninada sem pressa. 

Aos seis anos, diante do carro de brinquedos, bonecas e jogos de montar desfilavam nas mãos dos meninos e meninas, deslumbrados pela oferta natalina. 

Escolhi o missal. Precocemente, a capa e as folhas douradas viriam antes das rezas de um Deus que me Sabia. 

A primeira leitura surgiu das história. Inventei nomes e criei as minhas. 

Bichos falavam e fabulavam uma outra vida. 

Pouco tempo depois, quem me cuidava tratou de curar as feridas que o imaginário da moça  costurava. 

Os fios do escritor que me chegavam às mãos criaram uma nova pele: esta seda/sede poética que se infiltrava pela derme, recitando. 

Dos meus dentros amorosos, o que na veia pulsava, impulsionava escritos compartilhados. 

A tapeçaria, cosida no resultado dos dias, tornou-se panorama de crônicas, romances e textos curtos em que a poesia se alongava. 

Era imperioso contar o que me via e a docência nada mais foi do que a porta escancarada deste aprendizado. 

Nos escritos da arte de conviver, descobri que alunos são notas: musicais. 

Deles, extraí minérios e a pedra bruta da minha condição de aprendiz. 

Quem diz que ensina, nem sempre se inventa. 

E é preciso urgência na força mental e fragilidade na boca para receber as falas do outro. 

É imperioso o silêncio em respeito ao verbo de outrem, e esse ontem que revisito é um lapso de entrega e desvario. 

Como se rio fosse, foz de lírios e lodos colorindo a mulher de branco, os signos e sinais sabem pintar cenários reinventados pela delicadeza. 

Hoje, os nomes de quem escreve a cidade no concreto e na raiz – esta flor do asfalto que a memória dá outro caule e roupagem – abraçam todas as artes. 

Amanhã, mesmo que se diga tarde para o que cedo se perpetua, ainda assim estenderei este texto-tributo, manto e ninho, aos que me acrescentam. 

Dentro de mim mora a palavra, e eu contaria tudo outra vez! 

Rita de Cássia Alves

Texto de Rita Cassia Alves premiado no Concurso Contos de Joinville - 2º lugar

0 comentários:

Postar um comentário