Esquema e resumo


Tipos diferentes de texto, esquema e resumo apresentam diferenças significativas quanto à forma e ao conteúdo.
Elaborar esquemas e resumos pode ser uma ótima opção para quem quer otimizar os estudos e melhorar a compreensão textual.

Você sabe quais são as diferenças entre esquema e resumo? Pensou que esquema e resumo fossem a mesma coisa? Pois bem, você vai aprender agora que eles são tipos distintos de texto-, pois cada um cumpre uma função diferente no contexto comunicacional.

Basicamente, o resumo tem como principal característica apresentar com fidelidade as ideias reproduzidas em um texto, primando por elementos inerentes à construção textual. Já o esquema tem como objetivo destacar apenas aquilo que é essencial para um texto, como se fosse um esqueleto formado por tópicos. Para facilitar seus estudos, observe o quadro que destaca as especificidades de cada um desses textos:

                     Diferenças entre esquema e resumo:

Características do resumo
Características do esquema
1- Sintetiza o texto preservando integralmente suas ideias.
1- Síntese das ideias principais de um texto organizada através de palavras-chaves, em torno das quais é possível adquirir grandes quantidades de conhecimentos.


2- Preocupação com os elementos da textualidade inerentes à construção textual, como coerência e coesão e hierarquização das ideias do autor.


2- A visualização de um esquema deve remeter o leitor aos principais pontos tidos como mais importantes.

3- Não é permitido, em um resumo, emitir comentários pessoais sobre o texto resumido.

3- O esquema assemelha-se a um esqueleto, não apresentando assim maiores preocupações com os elementos inerentes à construção textual.

4- Variantes na estrutura do texto são permitidas quando não há a exigência de um resumo formal.


4- O esqueleto permite ao leitor visualizar e destacar aquilo que é essencial.

5- Colar as ideias do autor não é permitido. Quando for necessário, que seja feito em forma de citação com os devidos créditos (autor e página).


5- No esquema podem ser utilizados diversos símbolos, como letras, números, setas, círculos etc.

6- Diferentemente do que acontece com o esquema, o resumo é formado por frases que apresentam sentido completo, e não apenas tópicos.

6- Pode ser do tipo linear, quando apresenta a informação na horizontal e na vertical; piramidal, quando a informação está disposta em forma de pirâmide; e sistemático, quando as informações estão organizadas em forma de um quadro.

7- É classificado em indicativo ou descritivo, informativo ou analítico e crítico.

7- Deve ter linguagem clara, concisa e objetiva.
Apesar das diferenças, ambos apresentam um ponto em comum: são resultados de uma boa leitura, pois, sem ela, elaborar um esquema ou um resumo pode ser uma tarefa árdua. Leia e, após uma visão do conjunto do tema, opte entre os dois tipos de texto.
http://www.portugues.com.br

0 comentários:

Postar um comentário