Interpretar um texto não é uma tarefa tão
fácil quanto parece, pois é muito importante ter em mente que o autor coloca a
visão ou posicionamento dele sobre determinado assunto e, quando eu ler, devo
entender o que o autor quis dizer, qual é a opinião dele sobre determinado
assunto, pois a minha opinião pode ser diferente, eu posso discordar do autor,
mas ao interpretar as ideias dele a minha opinião não conta. Somente se for
questão que pergunte qual é a opinião do leitor sobre o assunto.
Podemos, tranquilamente, ser bem-sucedidos
numa interpretação de texto. Para isso, devemos observar o seguinte:
01. Ler todo o texto, procurando ter uma visão
geral do assunto;
02. Se encontrar palavras desconhecidas, não
interrompa a leitura, assinale-as e vá até o fim, sem interrupção. Somente depois
dessa primeira leitura procure as palavras desconhecidas no dicionário;
03. Ler, ler bem, ler profundamente, ou seja, ler o
texto pelo menos umas três vezes ou mais;
04. Ler com perspicácia, sutileza, malícia nas
entrelinhas;
05. Voltar ao texto tantas quantas vezes precisar;
06. Não permitir que prevaleçam suas ideias sobre
as do autor;
07. Partir o texto em pedaços (parágrafos, partes)
para melhor compreensão;
08. Centralizar cada questão ao pedaço (parágrafo,
parte) do texto correspondente;
09. Verificar, com atenção e cuidado, o enunciado
de cada questão;
10. Cuidado com os vocábulos: destoa (=diferente de
...), não, correta, incorreta, certa, errada,
falsa, verdadeira, exceto, e outras; palavras que aparecem nas perguntas
e que, às vezes, dificultam a entender o que se perguntou e o que se pediu;
11. Quando duas alternativas lhe parecem corretas,
procurar a mais exata ou a mais completa;
12. Não se deve procurar a verdade exata dentro
daquela resposta, mas a opção que melhor se enquadre no sentido do texto;
13. Às vezes a etimologia ou a semelhança das
palavras denuncia a resposta;
14. Procure estabelecer quais foram as opiniões
expostas pelo autor, definindo o tema e a
mensagem;
15. O autor defende ideias e você deve percebê-las.
0 comentários:
Postar um comentário