SUGESTÃO PARA TRABALHAR A INTERPRETAÇÃO DE LIVRO DE HISTÓRIA
Além da leitura da história
que o livro apresenta, devemos desvendar toda a leitura que o livro nos
possibilita:
1.Que editora publicou a história?
2.Pertence a alguma coleção? Qual?
3.Para que tipos de leitores?
4.Que informações se encontram na quarta-capa?
5. O livro tem orelha? Que informações lá se encontram?
6. Quem é o autor do livro?
7.Quando essa história foi escrita?
8.Para quem?
9.O livro possui gravuras?
10.Quem o ilustrou?
11.Houve revisão? Quem o revisou?
12.O que é fazer revisão de um livro?
Além dessas informações, devemos possibilitar
que o aluno se enxergue como leitor ativo que interage com o livro, que
participa do processo de leitura:
1.O que ele sabe sobre o tema do livro?
2.Conhece alguém que já o leu?
Sobre o que ele imagina que seja a história?
Após a leitura da história, a leitura do
livro continua na conversa com os amigos sobre as impressões da história:
1.Se gostou?
2.Não gostou?
3.Se o recomendaria ou não e por quê?
Assim, o professor pode e deve promover a
familiarização do aluno com o mundo das práticas de leitura, começando, antes
de tudo, com o próprio objeto livro.
0 comentários:
Postar um comentário