DISLEXIA - JULIANA MIRANDA

                     Dislexia

                                20/07/2012 - Juliana Miranda, Grupo Escolar
    A Dislexia é um transtorno genético que prejudica o desenvolvimento da linguagem. O problema é hereditário e pode ser notado a partir da dificuldade que crianças, adolescentes e adultos apresentam ao tentar ler.
    Crianças com dislexia têm dificuldade para aprender a ler e escrever. Estimativas mostram que de 0,5% a 17% da população mundial pode sofrer desse transtorno.
    A dislexia acontece por causa de uma alteração cromossômica hereditária, que pode estar relacionada com a produção excessiva de testosterona pela mãe durante a gestação.
    É preciso que os pais estejam sempre atentos à vida  escolar de seus filhos e em contato com a escola para poder detectar qualquer alteração ou problema no ritmo de aprendizagem da criança. Os sintomas da dislexia são: dificuldade para ler, escrever e soletrar; dificuldade de entender um texto escrito; problemas para decorar a tabuada; omissão ou acréscimo de letras e sílabas; falta de organização temporal e espacial e coordenação motora.
    O diagnóstico deve ser feito por uma equipe multidisciplinar, formada por médico, psicólogo, psicopedagogo, fonoaudiólogo e neurologista. Quanto antes o problema for diagnosticado, melhor será para a criança.
    Apesar de não existir uma cura definitiva para a dislexia, existem tratamentos que podem ajudar o portador da doença a melhorar sua capacidade de aprendizado.

0 comentários:

Postar um comentário