VICENT WILLEM VAN GOGH

                     Van Gogh


                       Vincent Willem Van Gogh (Membro do Impressionismo)

     Vicent van Gogh é exemplo clássico de fracasso em vida. Vendeu somente uma tela em toda a sua vida. Quanto a isto, profetizou: "Não posso evitar o fato de que meus quadros não sejam vendáveis. Mas virá o tempo em que as pessoas verão que eles valem mais que o preço da tinta".
     Sobreviveu de favores, de mesadas pagas pelo irmão Théo ou Theodorus. Apaixonou-se quando jovem por uma prima, mas não foi correspondido. Para provar à família o alcance de sua paixão, deixou-se queimar em uma chama de vela e pela primeira vez foi chamado de louco...
     Quem nunca ouviu falar do pintor holandês que decepou a própria orelha e a enviou à uma prostituta? Van Gogh trabalhou como artista somente nos últimos dez anos de vida, isto é, dos 27 aos 37 anos, quando morreu. Durante os primeiros dois anos, ele somente desenhava, procurando aprender a arte.
     Em seu "Carpinteiro" (1880), Van Gogh ainda lutava com problemas de proporção e posicionamento de formas. Mas, dois anos depois, podemos constatar que ele já tinha suplantado suas dificuldades com o desenho e aperfeiçoado a qualidade expressiva do seu trabalho.
     Extremamente solitário, sonhou em fazer, de sua casa amarela em Arles, uma colônia de artistas, sob a liderança de Gauguin (1848-1903). Pintou várias obras primas para aguardar o amigo, mas a ideia não vingou.
     Sua reputação está calcada nos quadros que produziu nos últimos quatro anos de sua vida. Após sua chegada em Paris, ele abandonou o seu estilo sombrio, influenciado pelos impressionistas e pelas cores vivas das gravuras japonesas.
     Talvez, a cena mais polêmica do pintor tenha sido a orelha cortada... Várias interpretações foram dadas, por biógrafos e contemporâneos do artista, entretanto, foi o cineasta japonês, Akira Kurosawa, no filme Sonhos, quem nos legou a versão mais poética.
     Na película sobre a vida de Van Gogh, o artista dos girassóis aparece tentando pintar a própria orelha, mas o resultado é insatisfatório. Não vendo outra saída, o van Gogh do filme a decepa, resolvendo assim o seu problema pictural.
     Em seu óleo sobre tela, "Girassóis" (1888), exposto na National Gallery, em Londres, mostra cores vibrantes e quase espanta o espectador com o vaso cheio de flores - o qual decorava seu quarto, na casa alugada em Arles. O quadro com tons de amarelo e marrom mostra um mundo belo e cheio de esperança.
     Contudo, na época que pintou "Girassóis", o mundo interior de Van Gogh fugia de seu próprio controle, o que é demonstrado na superfície do quadro, que parece agitada, refletindo o estado de espírito do artista, que se aproximava do fim trágico da sua vida.
     Em Saint-Rémy, ele pinta "A Noite Estrelada" (1889), uma de suas obras mais famosas (óleo sobre tela, 73 x 92 cm). Museu de Arte Moderna (Nova Iorque).
     Vicent van Gogh morreu na cidade de Arles, França, depois de disparar um tiro no peito. A arma emprestada, mediante o argumento de que serviria para espantar os corvos. A última tela do pintor holandês retrata justamente os corvos sobrevoando belíssimos trigais. Horas antes de morrer teria dito ao irmão Théo: "A miséria triunfou mais uma vez. A fome...!"
     O original (óleo sobre tela) está no Museu Van Gogh, em Amsterdã - Holanda.
   Alguns dias depois de pintar Campo de Trigo com Corvos, van Gogh sente-se extremamente deprimido e retorna à tarde ao campo de trigo, onde dá o tiro no peito... Ele é socorrido, mas não resiste, sendo sepultado em 30 de julho de 1890.
     Cabe, por fim, ressaltar que Cornelius, irmão de van Gogh, também se suicidou e que sua irmã Wilhelmina morreu louca, internada em um hospício, reforçando a ideia de que havia um componente familiar genético na doença de van Gogh - a psicose maníaco-depressiva, hoje chamada de distúrbio bipolar do humor...


0 comentários:

Postar um comentário