O TEXTO ESCRITO - DICAS

1º PASSO – LEITURA e INTERPRETAÇÃO:-
     A leitura é o subsídio da redação. Leitura e mais leitura. Não pense o aluno que irá redigir bem se não possuir um ótimo cabedal de leituras em seu currículo.  A leitura é o básico do básico, é o feijão-com-arroz e, como fatores de formação e informação, juntas, leitura e interpretação textuais, formarão a competência linguística do aluno redator. Tenha em mente que o lutador de artes marciais será um medíocre se não treinar com afinco e constantemente horas por dia.
2º PASSO – ESTRUTURAÇÃO e GRAMÁTICA:-
     A estrutura é o esqueleto do bolo. É a parte formal. Há que se montar, primeiramente, uma estrutural mental e trazê-la para o papel. Na estrutura iremos pondo, aos poucos, os confeites e recheios, tendo a gramática como base (receita). O aluno deve ter em mente o número de linhas solicitadas para expor suas ideias. Geralmente de 15 a 30 linhas.
3º PASSO – VOCABULÁRIO e ORTOGRAFIA:-
     Letra cursiva ou de forma - eis a questão. A caligrafia é também elemento essencial no bojo de uma redação escolar. Se o aluno não domina a escrita cursiva e tem uma cacografia, aconselhável é munir-se de um caderno de caligrafia e começar a treinar. Substituir as palavras pobres por palavras ricas – é o vocabulário. P. ex. em vez de escrever “é de grande importância”, poderia escrever “é de suma importância”. Questão de tempo. Aprimore seu vocabulário e ortografia.
4º PASSO - COERÊNCIA e COESÃO:-
     Coerência e coesão textuais são, em uma redação, irmãs gêmeas, siamesas. Andam sempre juntas e unidas, sendo ao longo do texto fator primordial para formar uma unidade gramatical lógica. É necessário que sua redação forme um todo harmonioso, tal qual um rio que desce a serra em direção ao mar. Para tanto, convém estabelecer uma ordem para que as ideias se completem e formem o corpo da narrativa.
5º PASSO – CORREÇÃO e PROGRESSÃO:-
     Toda redação deve ter Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. Aproveite e veja se as vírgulas, pontuação e acentuação estão corretas. Um segredo é ater-se a algumas regras básicas de revisão, tais como incluir apostos, cortar palavras e podar trechos excessivos, substituir expressões vagas ou inadequadas, acrescentar elementos para tornar pensamentos mais claros, inverter termos ou sequências para conferir maior expressividade ou organizar mais claramente as ideias. Fazer as correções e ver se há uma progressão argumentativa.
6º PASSO -  LÍNGUA e LINGUAGEM:-
     Não use regionalismos. Fuja do lugar-comum, tais como gírias, ditados batidos e expressões coloquiais. Use palavras conhecidas e adequadas. Escreva com simplicidade. Para que se tenha bom domínio, prefira frases curtas, mas curtas demais empobrecem a redação. Use também os apostos.  Amarre as frases, organizando as ideias. Cuidado para não mudar de assunto de repente. Conduza o leitor de maneira leve e harmônica pela sua linha de argumentação.
7º PASSO – UNIDADE e SIMPLICIDADE:- 
     Os verbos devem ser impessoais, devem estar na terceira pessoa. O aluno não deve usar o “eu penso, eu acho, na minha opinião...”.  A redação deve ter a forma de um conto, pois o aluno deve expressar o máximo de conteúdo com o menor número de palavras possíveis. Concisão é a ordem.  Por isso não repita ideias, não use palavras demais ou outras coisas que só  aumentam o número de linhas e “enchem linguiça”. Concentre-se no que é realmente necessário para o texto. A pesquisa prévia ajuda a selecionar melhor o que se deve usar. O texto deve ter unidade, por mais longo que seja. Você deve traçar uma linha coerente de pensamento do começo ao final do texto. Não pode perder de vista essa trajetória. Por isso, muita atenção no que escreve para não se perder e fugir do assunto. Eliminar o desnecessário é um dos caminhos para não se perder. Para não errar, use a seguinte ordem: introdução, argumentação e conclusão da ideia.
8º PASSO – CLAREZA e OBJETIVIDADE:-
     O segredo está em não deixar nada subentendido, nem imaginar que o leitor sabe o que você quer dizer. Use frases denotativas e não conotativas. Nada de linguagem poética. Evidencie todo o conteúdo da sua escrita. Lembre-se: você está comunicando a sua opinião, falando de suas ideias, na terceira pessoa. O mais importante é fazer-se entender. Tem que ser claro e objetivo, preciso e sucinto como em um conto.
9º PASSO – ESTILO e FORMA:-
     Busque formar o seu estilo de redigir. Procure chamar a atenção para o assunto com palavras fortes, nobres, que causem impacto, cheias de significado, principalmente no início da redação. Use o mesmo recurso para destacar trechos importantes. Uma boa conclusão é essencial para mostrar a importância do assunto escolhido. Remeter o leitor à ideia inicial é uma boa maneira de fechar o texto.
10º PASSO  - LEIA E RELEIA (arremate) :-
     É fundamental pensar, planejar, escrever e reler seu texto. Mesmo com todos os cuidados, pode ser que você não consiga se expressar de forma clara e concisa. A pressa pode atrapalhar. Com calma, verifique se os períodos não ficaram longos, obscuros. Veja se você não repetiu palavras e ideias. À medida que você relê o texto, essas falhas aparecem, inclusive, erros de ortografia e acentuação. Não se apegue à escrita. Refaça se for preciso. Não tenha preguiça, passe tudo a limpo quantas vezes forem necessárias.


0 comentários:

Postar um comentário