UM APÓLOGO - MACHADO DE ASSIS - ATIVIDADES SOBRE O TEXTO

Um Apólogo

Machado de Assis

    Era uma vez uma agulha, que disse a um novelo de linha:
    — Por que está você com esse ar, toda cheia de si, toda enrolada, para fingir que vale alguma cousa neste mundo?
    — Deixe-me, senhora.
    — Que a deixe? Que a deixe, por quê? Porque lhe digo que está com um ar insuportável? Repito que sim, e falarei sempre que me der na cabeça.
    — Que cabeça, senhora?  A senhora não é alfinete, é agulha.  Agulha não tem cabeça. Que lhe importa o meu ar? Cada qual tem o ar que Deus lhe deu. Importe-se com a sua vida e deixe a dos outros.
    — Mas você é orgulhosa.
    — Decerto que sou.
    — Mas por quê?
    — É boa!  Porque coso.  Então os vestidos e enfeites de nossa ama, quem é que os cose, senão eu?
    — Você?  Esta agora é melhor. Você é que os cose? Você ignora que quem os cose sou eu e muito eu?
    — Você fura o pano, nada mais; eu é que coso, prendo um pedaço ao outro, dou feição aos babados...
    — Sim, mas que vale isso? Eu é que furo o pano, vou adiante, puxando por você, que vem atrás obedecendo ao que eu faço e mando...
    — Também os batedores vão adiante do imperador.
    — Você é imperador?
    — Não digo isso. Mas a verdade é que você faz um papel subalterno, indo adiante; vai só mostrando o caminho, vai fazendo o trabalho obscuro e ínfimo. Eu é que prendo, ligo, ajunto...
    Estavam nisto, quando a costureira chegou à casa da baronesa. Não sei se disse que isto se passava em casa de uma baronesa, que tinha a modista ao pé de si, para não andar atrás dela.    Chegou a costureira, pegou do pano, pegou da agulha, pegou da linha, enfiou a linha na agulha, e entrou a coser.  Uma e outra iam andando orgulhosas, pelo pano adiante, que era a melhor das sedas, entre os dedos da costureira, ágeis como os galgos de Diana — para dar a isto uma cor poética. E dizia a agulha:
    — Então, senhora linha, ainda teima no que dizia há pouco?  Não repara que esta distinta costureira só se importa comigo; eu é que vou aqui entre os dedos dela, unidinha a eles, furando abaixo e acima...
    A linha não respondia; ia andando. Buraco aberto pela agulha era logo enchido por ela, silenciosa e ativa, como quem sabe o que faz, e não está para ouvir palavras loucas. A agulha, vendo que ela não lhe dava resposta, calou-se também, e foi andando. E era tudo silêncio na saleta de costura; não se ouvia mais que o plic-plic-plic-plic da agulha no pano. Caindo o sol, a costureira dobrou a costura, para o dia seguinte. Continuou ainda nessa e no outro, até que no quarto acabou a obra, e ficou esperando o baile.

    Veio a noite do baile, e a baronesa vestiu-se. A costureira, que a ajudou a vestir-se, levava a agulha espetada no corpinho, para dar algum ponto necessário. E enquanto compunha o vestido da bela dama, e puxava de um lado ou outro, arregaçava daqui ou dali, alisando, abotoando, acolchetando, a linha para mofar da agulha, perguntou-lhe:
    — Ora, agora, diga-me, quem é que vai ao baile, no corpo da baronesa, fazendo parte do vestido e da elegância? Quem é que vai dançar com ministros e diplomatas, enquanto você volta para a caixinha da costureira, antes de ir para o balaio das mucamas?  Vamos, diga lá.
    Parece que a agulha não disse nada; mas um alfinete, de cabeça grande e não menor experiência, murmurou à pobre agulha:
    — Anda, aprende, tola. Cansas-te em abrir caminho para ela e ela é que vai gozar da vida, enquanto aí ficas na caixinha de costura. Faze como eu, que não abro caminho para ninguém. Onde me espetam, fico.
    Contei  esta história a um professor de melancolia, que me disse, abanando a cabeça:
    — Também eu tenho servido de agulha a muita linha ordinária!

Texto extraído do livro "Para Gostar de Ler - Volume 9 - Contos", Editora Ática - São Paulo, 1984, pág. 59.


DEPOIS DE LER O TEXTO, FAÇA O QUE SE PEDE.

1- O QUE É UM APÓLOGO? CONSULTE O DICIONÁRIO. DE ACORDO COM O SIGNIFICADO DADO À PALAVRA, VOCÊ CONHECE ALGUM OUTRO APÓLOGO? QUAL?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2- RELACIONE AS COLUNAS, USE O DICIONÁRIO, SE NECESSÁRIO.
A- SUBALTERNO        (    ) CÃO PERNALTO E ESGUIO PRÓPRIO PARA A CAÇA
                                        DE LEBRES,É O MAIS RÁPIDO DOS CÃES;
B- OBSCURO              (    ) COSTURO;
C- ÍNFIMO                  (    ) AQUELES QUE ABREM CAMINHO;

D- COSER                    (    )DE QUALIDADE MÉDIA OU INFERIOR, VULGAR, COMUM
E- GALGO                    (    ) MUITO PEQUENO,INFERIOR, VULGAR,O MAIS
                                        BAIXO DE TODOS;
F- MELANCOLIA        (    ) SUBORDINADO, INFERIOR, SECUNDÁRIO;
G- ALTIVA                   (    ) ORGULHOSO, ARROGANTE, VAIDOSO;
H- BATEDORES          (     ) ABATIMENTO, DESÂNIMO, TRISTEZA;
I- ORDINÁRIA            (     )SOMBRIO, POUCO CONHECIDO,INDECIFRÁVEL.
3- “ERA UMA VEZ” PODE SER SUBSTITUÍDA POR QUAL OUTRA EXPRESSÃO DE SEMELHANTE SIGNIFICADO? NORMALMENTE QUE TIPO DE NARRATIVA INICIA-SE COM ESSA EXPRESSÃO?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4- A EXPRESSÃO “AGULHA NÃO TEM CABEÇA” NA LINGUAGEM CONOTATIVA PODE SER ENTENDIDA COMO: _____________________________________________________________

5- DE ACORDO COM O TEXTO, O QUE SIGNIFICA: “DAR FEIÇÃO AOS BABADOS”?
_______________________________________________________________________________

6- QUAL O TEMA DISCUTIDO NO TEXTO? ASSINALE A(S) ALTERNATIVA(S) CORRETA(S).
(     ) O ORGULHO; (     ) A VAIDADE;   (     ) A HUMILDADE;  (     ) A MODÉSTIA; (    ) A BONDADE;  (    ) A SIMPLICIDADE;  (    ) EGOÍSMO; (    ) PREPOTÊNCIA.

7-  DEPOIS DE RELER O TEXTO ATENTAMENTE, DIGA:
A-  QUE TIPO DE NARRADOR O TEXTO APRESENTA? ATENTE PARA POSSÍVEL MUDANÇA DE FOCO NARRATIVO. JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.
____________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
B- ESPAÇO TEMPORAL ( QUANDO): ________________________________________________
___________________________________________________________________________
C- PERSONAGENS: ___________________________________________________________
D- ESPAÇO FÍSICO (ONDE): ____________________________________________________
____________________________________________________________________________
E- FOI UTILIZADO O DISCURSO DIRETO? COMPROVE. _____________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
8- DE ACORDO COM O TEXTO, QUEM ERA ORGULHOSA E POR QUE O ERA?
____________________________________________________________________________
9- “SILENCIOSA E ALTIVA” SÃO QUALIDADES ATRIBUÍDAS A QUEM?
____________________________________________________________________________
10- HÁ, NO TEXTO, USO DE VOCATIVO? COMPROVE SUA RESPOSTA COM UM TRECHO DO TEXTO, CASO SUA RESPOSTA SEJA POSITIVA.
____________________________________________________________________________
11- RETIRE DO TEXTO, A ONOMATOPEIA UTILIZADA PELO AUTOR E DIGA O QUE ELA ESTÁ REPRESENTANDO.
____________________________________________________________________________
12- IDENTIFIQUE:
A-  A PERSONAGEM QUE JULGA O TRABALHO IMPORTANTE, POIS É NELE QUE ESTÁ O SENTIDO DE SUA VIDA:________________________________________________________
B- A PERSONAGEM CUJO INTERESSE É O RESULTADO DO TRABALHO, OS ELOGIOS, FESTAS, O GLAMOUR:_________________________________________________________
C- PERSONAGEM QUE SE AUTO AFIRMA INTELIGENTE:___________________________

13- QUEM DE FATO É POSSUIDOR DO FAZER, QUE COMANDA O PROCESSO DE PRODUÇÃO: (    ) A AGULHA; (   ) A LINHA; (   ) A COSTUREIRA.
14- AGULHA, LINHA, BARONESA, COSTUREIRA: ESTABELEÇA TRAÇOS COMUNS ÀS PERSONAGENS MENCIONADAS.
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
15- QUANTO AO “PROFESSOR DE MELANCOLIA”, PODEMOS CONCLUIR QUE ELE:
(    ) ESTAVA SEMPRE SE DANDO MAL; (    ) QUE ERA FREQUENTEMENTE PASSADO PARA TRÁS;   (     ) SENTIA-SE INJUSTIÇADO;  (     ) RECEBIA O RECONHECIMENTO QUE JULGAVA MERECER;  (     ) ERA FELIZ PORQUE TINHA SEU TRABALHO VALORIZADO.

16- LINHA E AGULHA ERAM SEMELHANTES PORQUE:
(    ) AMBAS ERAM HUMILDES; (    ) AMBAS ERAM ORGULHOSAS; (    ) AMBAS ERAM TRABALHADORAS;  (     ) AMBAS ERAM VAIDOSAS.

17- O QUE VOCÊ ACHA QUE SIGNIFICA “SERVIR DE AGULHA PARA MUITA LINHA ORDINÁRIA”?
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

21 comentários:

Anônimo disse...

Gostei da proposta de atividades, porém seria importante haver um gabarito com comentário

Anônimo disse...

Cadeee o Gabariito ?

Alberto De Nobrigan disse...

vai tomar no vosso orifício anal meu caro senhor, desejamos as respostas seu filho de uma maldita cortesã.

Unknown disse...

resposta

REGINA disse...

OBRIGADA PELO TEXTO, AMEI. JÁ HAVIA TRABALHADO ESSE GÊNERO COM MEUS ALUNOS E ESTAVA A PROCURA DE OUTRO TEXTO DO MESMO GÊNERO PARA ENRIQUECER O TRABALHO. VALEU!!!

Anônimo disse...

alguém tem as respostas

Anônimo disse...

por favor tem como vc me passar a resposta

Unknown disse...

quero com respostas a atividades

Unknown disse...

quero com respostas a atividades

Anônimo disse...

Cade o gabarito?

Unknown disse...

Como vejo os comentarios

Unknown disse...

Como vejo os comentarios

Unknown disse...

Adorei as atividades

Anônimo disse...

.

Unknown disse...

GABARITOOOO?

Yara Márcia Bandeira disse...

Legal!

Unknown disse...

Gostei bastante a da atividade de interpretação do texto Um apólogo. Claro, objetivo e prático.

Unknown disse...

Excelentes atividades! Obrigada por compartilhar.

Unknown disse...

ótimas sugestões de atividades. Obrigada.

Anônimo disse...

Só faltou o gabarito

Unknown disse...

Jesus

Postar um comentário