USO DOS PORQUÊS



Exercícios sobre o uso dos porquês
1.
I. Afinal, chegou o momento porque tanto esperei.
II. Não sei o porquê de seu entusiasmo.
III. Você está feliz assim, por quê?
IV. Sou feliz, porque me ouves.
V. Então por quê não falas claramente

[ ] I, II e III certas.
[ ] II, III e IV certas.
[ ] I, II e V certas.

2.
I. O porquê de sua demissão está muito claro.
II. Por que não me telefonou?
III. Não me telefonou, por quê?
IV. O motivo porque lhe falei tudo aquilo não interessa.
V. Irei viajar, porque me estou em férias.

[ ] Todas corretas.
[ ] Todas corretas, menos a IV.
[ ] I, III e IV corretas.

3. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas das frases apresentadas:
______ me tratas tão mal?
______ não gosto de você.
E não gostas de mim, _______?
Nem eu sei o _______.

[ ] Por que - Porque - por que - por quê
[ ] Por que - Porque - por quê - porquê
[ ] Porque - Por que - porque - por quê

4. Selecione a alternativa que completa corretamente a frase:
Eu não sei _______ ele fez ______ fez. _______ mesmo não me envolvo nesse assunto.

[ ] porque - o quê - Por isso
[ ] por que - o que - Porisso
[ ] por que - o que - Por isso

5. "A gente se acostuma a acordar de manhã sobressaltado, porque está na hora."

Observe o uso de porque na frase acima. Agora, analise as seguintes:

I. Porque deixar de lado uma causa porque lutamos há tanto tempo?
II. Ninguém sabe o porquê de nossa luta.
III. Ele vivia tranqüilamente, porque tinha uma grande herança.
IV. O governo não deve mudar, por quê?
V. Pergunto por que você é tão irresponsável.
VI. Vivo feliz, porque amo minha esposa.

Assinale a única alternativa correta:

[ ] As frases I e III são as únicas corretas.
[ ] As frases I, III e V são corretas.
[ ] Na frase II, o porquê é um substantivo.

6.
Indaguei ______ o aluno não trouxe a apostila.
Ele disse que não trouxe, _______ a perdeu.

A alternativa que preenche corretamente as lacunas é:

[ ] por que - porque
[ ] porque - porque
[ ] por que - por que

7. Assinale o item correto quanto ao uso do porquê:

[ ] Ele ganhou o prêmio porquê foi o melhor.
[ ] Vamos agora resolver o por quê desta questão.
[ ] Você não compareceu à aula ontem por quê?

8. Assinale a frase gramaticalmente correta.

[ ] Não sei por que brigamos.
[ ] Ele não o procurou por que estava doente.
[ ] Porque não procura sua amiga?

9.Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas das frases apresentadas:

I. Ele não escreveu para você, ________?
II. Ninguém me explicou o _______ de sua indiferença.
III. Quero saber ______ não estuda mais.
IV. ________ é sonhador, o jovem cultiva ideais.

[ ] por quê - porquê - por que - porque
[ ] por que - porque - porque - por que
[ ] por quê - porquê - porque - por que

10. Assinale a alternativa que substitui adequadamente a palavra destacada na frase:

"A viagem foi demasiadamente cansativa, pois tivemos que passar por estradas esburacadas e poeirentas".

[ ] por que
[ ] porque
[ ] por quê


ANÁLISE DE TEXTOS

0 comentários:

Postar um comentário