O que você sabe sobre os Grandes Ditadores da história? DESAFIO


1 - Para conseguir chegar ao posto de ditador, Caio Júlio César (100 a.C. - 44 a.C.) precisou de dois importantes aliados: o político carismático Pompeu, o Grande, e o homem mais rico de Roma, Marco Licínio Crasso. Esta aliança informal foi chamada de:

Tríplice Aliança
Os três César
Primeiro Triunvirato
Três poderes

2 - Nero Cláudio César Augusto mais conhecido como Nero, foi o imperador de Roma desde 54 até o ano de sua morte, em 68. O governante foi conhecido por assassinar qualquer pessoa que estivesse contra os seus interesses. O ditador chegou, até mesmo, a matar um de seus próprios familiares. Quem ele matou?

O seu tio Cláudio, que era, até então, o imperador de Roma. O homicídio foi encomendado para que Nero pudesse assumir o seu lugar.
A mãe Agripinila, que, inicialmente uma aliada, se opôs ao filho ao perceber que ele não governaria de acordo com os seus interesses.
O primo Calígula, pois este seria o sucessor de Cláudio em vez de Nero.
O irmão Caio Rubélio Plato, que era a cabeça de uma conspiração para tomar o lugar de Nero como imperador.

3 - Os principais aliados de Benito Mussolini durante o seu regime na Itália, que durou de 1922 a 1943, foram a classe média e a Igreja Católica. Desta última, o ditador conseguiu o apoio através da resolução da Questão Romana por meio da Concordata de São João Latrão, que consistia em:

Criar o Estado do Vaticano e transformar o catolicismo na religião oficial da Itália.
Financiar as igrejas católicas de todo o país e dar à congregação o poder de opinar nas questões políticas da Itália.
Aplicar uma isenção de impostos para as igrejas e deixar sacerdotes assumirem posições políticas.
Não criar nenhuma lei que ferisse as crenças católicas.

4 - O ditador Francisco Franco, que ficou no poder da Espanha de 1938 a 1975, foi o responsável por derrubar, em um golpe de estado, o regime colonial da Espanha em 1931. No entanto, antes de morrer, em 1975, o militar tomou uma medida pouco coerente com a sua trajetória. Qual foi?

Restaurou a monarquia e estabeleceu que o príncipe herdeiro, Juan Carlos I, fosse o seu sucessor.
Conquistou porções de terras no Marrocos e em outras porções de terra do Oriente Médio.
Colocou em seu posto o esquerdista Juan Carlos, líder da Frente Popular, a quem enfrentou durante a Guerra Civil Espanhola.
Não fez questão de organizar o futuro político da Espanha, deixando a tarefa na mão de seus companheiros de partido

5 - Nos anos 1960, o ditador comunista Mao Tsé-Tung criou uma política para favorecer a industrialização da China, que ainda era muito atrasada em relação a outros países. O projeto, no entanto, se mostrou desastroso e matou mais de 20 milhões de pessoas de fome. Qual era o nome desta política?

50 anos em 5
Avante China
China pelo Progresso
Grande Salto para a Frente

6 - Muammar al-Gaddafi governou a Líbia de 1969 até 2011. Ao assumir o poder, concentrou os poderes políticos em suas mãos, assim como as riquezas do país. Sua fortuna pessoal era estimada em US$ 20 bilhões, e ele não escondia de ninguém suas extravagâncias. Tanto que, quando foi capturado pelos revolucionários de seu país, tinha em seu poder um objeto feito inteiramente de ouro. Que objeto era este?

Caneta
Carro
Revólver
Relógio

7 - Que Fidel Castro teve a ajuda de Che Guevara para chegar ao poder de Cuba, país que governou por 49 anos, isto todo mundo sabe. Mas como os dois revolucionários se conheceram?

Castro tentou fazer um levante contra o ditador Fulgêncio Batista e foi condenado a 15 anos de prisão. Exilado no México, foi lá que ele conheceu o argentino.
Ainda um estudante de direito, Castro foi para o México para completar seus estudos. Lá, entrou em contato com as ideias revolucionárias de Guevara.
Guevara conheceu Castro durante um mochilão pela América Latina, em que uma de suas paradas foi Havana, capital de Cuba.
Castro estava foragido de Cuba e saiu peregrinando pela América Latina. O cubano e Guevara se conheceram na beira de uma estrada argentina.

8 - Em seu leito de morte, Lênin não queria que Josef Stalin fosse seu sucessor no comando da URSS. Para evitar isso, o líder marxista escreveu uma carta dizendo que Leon Trotsky deveria assumir seu lugar. Stalin, porém, previu este tipo de manobra. Qual medida ele tomou para que a sua sucessão não fosse vetada?

Mandou assassinar Lênin enquanto ele estava dormindo.
Sequestrou Trotsky na calada de noite e o mandou em exílio para o México.
Fez uma campanha para dizer que Lênin não estava em suas faculdades mentais.
Usou um espião infiltrado para interceptar a carta.

9 - Antes de se tornar um soldado, chegar ao poder na Alemanha e causar o Holocausto, Adolf Hitler seguiu por um tempo uma carreira completamente diferente da militar. Qual era ela?

Na juventude, o ditador quis se tornar um padre para poder lutar contra a influência semita na Áustria. O pai dele, no entanto, não apoiou a decisão.
Hitler tentou ser escritor e jornalista, pois acreditava que, nestas carreiras, poderia espalhar melhor sua mensagem antissemita e pangermânica.
Hitler quis ser pintor e chegou a tentar entrar na Academia de Belas Artes de Viena, mas foi reprovado duas vezes seguidas.
Antes de seguir carreira política, Hitler tentou ser arquiteto, fazendo alguns projetos de forma amadora.

Superinteressantehttp://super.abril.com.br/testes/voce-conhece-bem-grandes-ditadores-historia-737050.shtml

QUEM É CAPAZ DE RESPONDER? POSTE SUAS RESPOSTAS!





























































0 comentários:

Postar um comentário