ALBERTO CAMUS - O ESTRANGEIRO

      Meursault é um homem sensível que desfruta da rotina de sua vida. A morte de sua mãe muda de alguma forma essa rotina. Também, começa uma relação com uma garota e trava amizade com um dos seus vizinhos. Esta amizade lhe trará vários problemas, entre eles um assassinato. Meursault irá para a prisão e terá que ser julgado. O objetivo de Albert Camus nesta obra é mostrar, através da vida de um homem transparente, os valores mundanos da sociedade de sua época. 
    Meursault, o personagem principal desta obra, é um homem sensível cuja vida e felicidade se baseiam essencialmente na rotina. Mas a primeira frase do livro já altera essa tranquilidade: Hoje mamãe morreu. Ainda que nem este acontecimento parece alterá-lo demasiadamente, a morte de sua mãe simplesmente lhe parece algo que o afronta porque altera essa rotina que tanto lhe apraz e busca voltar a ela o quanto antes. Isso faz que Meursault pareça um homem sem sentimentos, insensível, ao que a morte de sua mãe não parece importar-lhe demasiadamente.
    Logo depois, algo mais alterará a rotina da vida de Meursault. Este comete um assassinato e enquanto espera ao julgamento na prisão, reflexiona sobre seus atos. No momento em que comete este assassinato, Meursault já se dá conta de que este ato lhe trará muitos problemas. Porém, mesmo que seja consciente de seu ato, não se sente moralmente culpado nem lhe importa ter matado a um homem. Uma vez mais, o que mais importa é que sua vida cotidiana se alterou. Incluindo estar na prisão, no se sente mal porque há encontrado uma nova rotina.  Crítica  toda a sociedade mediante a vida de um indivíduo. 


0 comentários:

Postar um comentário