O DISCURSO NA PUBLICIDADE

     Num texto específico e redigido para apresentar uma ideologia, afirmá-la e conquistar, por meio do texto, a opinião favorável do leitor, segue basicamente os passos da argumentação, convencimento e persuasão.
    Num discurso, o ato de convencer está relacionado com a razão, utilizando o raciocínio lógico e exemplos objetivos. A persuasão é um passo de caráter ideológico, subjetivo e intemporal.
    Persuadir é atingir a vontade e o sentimento do leitor, conquistando a sua adesão. Em suma, convencer é trabalhar sobre os meandros da “mente” e, persuadir, um ato “emocional”.
     Na arte retórica, o filósofo Aristóteles apresenta três gêneros da retórica:
Deliberativo;
Judiciário;
Demonstrativo;
     O deliberativo, relacionado ao futuro, é referente ao ato de aconselhar ou desaconselhar para situação ou ação futura. O judiciário, relacionado ao passado, é utilizado para a acusação e defesa de fatos pretéritos. O gênero demonstrativo, ligado ao tempo presente, tem o objetivo de afirmar ou censurar o estado atual das coisas.
     No texto publicitário predomina o gênero deliberativo, após demonstrar o estado atual do produto (marca, características, preço, ofertas, vantagens, etc), o texto publicitário delibera, aconselha, expressa uma ordem de consumo , sempre favorável ao consumidor.
Fontes:
Carrascoza, João Anzanello. A evolução do texto publicitário, São Paulo, Ed.Futura, 2005.
Carrascoza, João Anzanello. Redação Publicitária, São Paulo, Ed.Futura, 2003.

0 comentários:

Postar um comentário