STEVE PAUL JOBS


Steve Paul Jobs nasceu no dia 24 de fevereiro de 1955, em Los Altos, Califórnia. Morreu em 05 de outubro de 2011 nos Estados Unidos. Foi adotado por um eletricista californiano chamado Paul, que junto de sua mulher, Clara, o educaram da melhor forma possível e de acordo com suas condições econômicas. Quando completou 17 anos, entrou na universidade Reed College em Portland, Oregon e, depois de 6 meses, se vê obrigado a abandonar a universidade, devido aos seus elevados custos.

Ao completar 20 anos funda com seu amigo Steve Wozniak a Apple, que de uma empresa composta por duas pessoas na garagem da casa dos pais de Jobs se transforma, em dez anos, numa empresa com 10.000 colaboradores.

De forma irônica, Jobs é despedido da Aple aos 30 anos, mas, devido a seu espírito empreendedor, funda a NeXT e outra chamada Pixar, que, em seguida, também fariam história. É durante esta época que Jobs cria o computador Mac.

Em 1991, Jobs se casou com Laurene Powell, a quem conheceu na Standford University e formam uma família. Ambos são vegetarianos. Jobs desenvolve câncer de pâncreas, mas o supera em uma clínica californiana.

Os investigadores da Xerox desenvolveram o smalltalk, um amibente gráfico que usa o mouse como uma ferramenta a mais de trabalho. Os diretores da Apple são céticos em relação a esta ideia, mas Steve Jobs adota e desenvolve este conceito. O nome deste computador é Lisa (em homenagem à filha de Jobs). A partir dos conceitos básicos do software Lisa, se inicia o desenvolvimento da família de produtos que assentaria a Apple no mercado de computadores pessoais: o Apple Macintoch e seu sistema operacional, o primeiro realmente fácil de ser utilizado por qualquer usuário.

Jobs criou, em 1989, a NeXT Corp. e comprou a Pixar Animation Studios da Lucasfilm, em 1986. Com Steve Jobs dirigindo a Pixar (e em parceria com os Estúdios Disney) foram produzidos diversos filmes como “Toy Story”, “Vida de Inseto”, “Procurando Nemo” e “Monstros S.A.” e alguns deles premiados com o Oscar.

Depois disto Jobs inovou o mercado com o iMac, um computador com uma estética moderna, sem leitora de disquetes (só leitora de CDs) e cujo conceito era trabalhar com, por e para a internet. Outra grande inovação foi o iPod, um pequeno aparelho reprodutor de músicas em formato MP3 capaz de armazenar, em uma de suas versões, mais de 15.000 músicas. Talvez este tenha sido o maior salto da Apple.

Em janeiro de 2007, Jobs apresentou (na Mac World Expo) um novo dispositivo combinando as funções de um iPod vídeo com um telefone celular e um navegador portátil para a web, o nome deste aparelho é iPhone. Este aparelho possui, entre outros recursos, uma tela panorâmica sensível ao toque, um disco rígido de 4 ou 8 GB, câmera de 2 megapixels, Bluetooth, WiFi, EDGE, uma série de sensores como por exemplo um capaz de desligar a luz (para economizar bateria) da tela toda vez que o aparelho é aproximado do rosto.
Morte de Steve Jobs

Steve Jobs faleceu no dia 5 de outubro de 2011, a causa da morte, inicialmente não foi confirmada, mas desde 2004, o fundador da Apple sofria de câncer no pâncreas. Jobs passou por algumas intervenções cirúrgicas, dentre as quais recebeu um transplante de fígado.

Entre seus recentes lançamentos à frente da Apple, o iPad ajudou a elevar a marca e o faturamento da empresa. Apesar do sucesso, no dia 24 de agosto de 2011 , Steve Jobs se afastou novamente para cuidar de sua saúde com a seguinte carta:

“Eu sempre disse que se houvesse um dia em que eu não pudesse mais cumprir minhas atribuições como diretor-executivo, eu seria o primeiro a dar a notícia a vocês. Infelizmente, esse dia chegou”.

No dia de seu falecimento, a direção da Apple disponibilizou um e-mail para receber condolências e homenagens ao falecido fundador da empresa, e publicou a seguinte nota:

"A Apple perdeu um gênio criativo e visionário, e o mundo perdeu um ser-humano incrível. Aqueles que tiveram a sorte de trabalhar com Steve perderam um querido amigo e mentor. Steve deixou para trás uma companhia que só ele poderia ter construído e seu espírito será sempre a base da Apple".

Colaboração de Fernando Rebouças.

Fontes:
http://oglobo.globo.com/blogs/nasredes/posts/2011/10/05/emocao-domina-reacoes-de-internautas-morte-de-steve-jobs-409686.asp
http://tecnologia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2011/10/05/morre-steve-jobs-fundador-da-apple.jhtm

0 comentários:

Postar um comentário