DÚVIDAS


DÚVIDAS DOS LEITORES

1ª) Leitor quer saber a diferença entre INVERTER e REVERTER. Na frase: “O Botafogo fez dois gols no primeiro tempo e ficou difícil para o Vasco INVETER ou REVERTER o resultado?”

A verdade é que “ficou difícil INVERTER o resultado”, e não “reverter” como estamos acostumados a ouvir. Se o Vasco está perdendo e precisa ganhar o jogo, só invertendo o resultado, ou seja, INVERTER significa “mudar para o oposto”.

REVERTER significa voltar ao ponto de partida. Uma situação irreversível é aquela que “não tem volta”. Reverter o quadro político ou econômico significa “voltar à situação anterior”. Em geral, não isso o que se quer dizer. Queremos, na verdade, é inverter a situação, ou seja, se está ruim queremos que a situação fique boa.

2ª) Há alguma diferença entre bravo e brabo?
Bravo e brabo podem ser sinônimos ou não: cavalos brabos podem ser cavalos bravos, mas soldados bravos podem ser diferentes de soldados brabos. Brabo de brabeza é diferente de bravo de bravura. Nesse caso, brabo é feroz e bravo é valente. Observe no esquema.

ESQUEMA
Cavalos brabos = cavalos bravos (de brabeza);
Soldados brabos (de brabeza) x soldados bravos (de bravura).

3ª) Roraima ou Roráima?
Depende. Nós, no sul do país, falamos Roraima, como andaime. Lá, eles falam /Roráima/. É a pronúncia local. Trata-se de um regionalismo. Não é uma questão de certo ou errado.

4ª) Quando abreviamos o supermercado para super simplesmente, devemos acentuar o “súper”?
Segundo nossos padrões ortográficos, os prefixos super, hiper e inter não recebem acento gráfico. Não há registro oficial de “super” como abreviação de supermercado.

5ª) O certo é “Informamo-lhe” ou “Informamos-lhe”?
O pronome “lhe”, na posição de ênclise, não causa alteração gráfica no verbo. Devemos, portanto, dizer “informamos-lhe”. 

6ª) O certo é falar /questão/ ou /questão/?
A palavra questão nunca teve trema. Isso significa que a pronúncia oficial é /questão/. E as palavras derivadas também: questionar, questionário, questionamento etc.

7ª) Quando utilizar “está” ou “estar”?
A forma “está” é do presente indicativo; e a “estar” é o infinitivo. Observe melhor no esquema:
“Ele está aqui em São Paulo” (=presente do indicativo);
“Ele deve estar aqui” (=infinitivo);
“Ele se esforçou para estar aqui entre nós” (=infinitivo)

http://g1.globo.com/educacao/blog/dicas-de-portugues/1.html

0 comentários:

Postar um comentário