Nilza Helena da Silva Vilhena nascida em Rio Negro, em 15 de outubro de 1963, estudou no Barão de Rio Negro, no Caetano e no Margarida. Formou-se em Pedagogia e tem pós-graduação em EAD. É servidora do INSS desde 1995, onde atualmente é chefe da SAIS – Seção de Administração de Informações de Segurados, atuando na Gerência Executiva de Joinville, também é educadora e tutora de EAD no Centro de Formação e Atualização do INSS.
Embora resida em Joinville, faz trabalho voluntário em um Centro Assistencial em Jaraguá do Sul. Participa mensalmente da Ciranda Literária em Jaraguá do Sul e da Confraria do Escritor em Joinville, ambos os movimentos acontecem nas bibliotecas públicas das cidades. É membro ativo da Associação Confraria das Letras de Joinville.
Obras publicadas
- “Previdência Social: 85 anos de histórias pra contar” (Coautora)
(coletânea, Ministério da Previdência Social, Brasília, 2008).
- “Palimpsesto” (Coautora)
(contos, Editado pelo SESC-SC, Jaraguá do Sul, 2009).
- “Quinione”
(contos, Design Editora, Jaraguá do Sul, 2009).
- “Antologia Brasileira Diamantes (I) (Coautora)
(diversos, editora Berthier, São Bento do Sul, 2010).
- Nós (e os “nós” entre Nós) (Coautora)
(contos, editora Amici dei Libri, Jaraguá do Sul, 2011).
- Tramas (Coautora)
(contos, Moleskine Editora, Jaraguá do Sul, 2012).
- 3ª. Miniantologia Letras da Confraria – co-autoria
(crônicas, poemas e contos, Joinville, 2013).
-5ª. Miniantologia Letras da Confraria – co-autoria
(crônicas, poemas e contos,  Joinville, 2014).
- Meia Dúzia De Olhares – co-autoria.
- Saganossa – co-autoria
Curiosidade
Incentivada pelas colegas da Agência de Jaraguá do Sul, aonde trabalhava em 2008, participou e foi uma das selecionadas para o livro “Previdência Social: 85 anos de histórias pra contar”.
“Ter meu texto publicado naquele livro mexeu muito comigo. Criei coragem e comecei a participar de oficinas de criação e formação de escritores, oferecidas pelo SESC. De duas delas saíram publicações e com o incentivo de um de meus instrutores concorri ao Edital 01/2009 da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul e publiquei “Quinione”, um livro doce e que possui textos que transbordam sentimentos guardados desde a adolescência. Depois disso não deu mais para parar”.
Sobre o que escreve a autora declara: “Considero importante registrar usos e costumes de diversas épocas porque constituem nossa própria história. Busco temperar meus textos com sentimentos e situações cotidianas, de forma que a leitura seja leve, agradável e interessante para qualquer leitor. No fundo conto histórias por medo de perdê-las para o tempo”.  Nilza está no Panorama da Literatura Jaraguaense 2010 – Antologia e Dicionário Biobibliográfico – Organizado por Loreno Luiz Zatelli Hagedorn, pela Design Editora. Também tem textos no livro “Gavetas do Inconsciente” – Livro de Contos resultante do Curso de Formação de Escritores, promovido pelo SESC em Jaraguá do Sul em 2009, sob a orientação do escritor Tabajara Ruas, com lançamento ainda sem data prevista. Contato: nilzahelenas@yahoo.com.br
http://www.clickriomafra.com.br/portal/noticias/riomafra/?p=22231&fb_action_ids=622649941158555&fb_action_types=og.recommends&fb_source=other_multiline&action_object_map=%5B442008115931632%5D&action_type_map=%5B%22og.recommends%22%5D&action_ref_map=%5B%5D