Escritora rionegrense tem obras reconhecidas em todo o Brasil
Embora resida em Joinville, faz trabalho voluntário em um Centro Assistencial em Jaraguá do Sul
Nilza Helena da Silva Vilhena nascida em Rio Negro, em 15 de outubro de 1963, estudou no Barão de Rio Negro, no Caetano e no Margarida. Formou-se em Pedagogia e tem pós-graduação em EAD. É servidora do INSS desde 1995, onde atualmente é chefe da SAIS – Seção de Administração de Informações de Segurados, atuando na Gerência Executiva de Joinville, também é educadora e tutora de EAD no Centro de Formação e Atualização do INSS.
Embora resida em Joinville, faz trabalho voluntário em um Centro Assistencial em Jaraguá do Sul. Participa mensalmente da Ciranda Literária em Jaraguá do Sul e da Confraria do Escritor em Joinville, ambos os movimentos acontecem nas bibliotecas públicas das cidades. É membro ativo da Associação Confraria das Letras de Joinville.
Obras publicadas
- “Previdência Social: 85 anos de histórias pra contar” (Coautora)
(coletânea, Ministério da Previdência Social, Brasília, 2008).
- “Palimpsesto” (Coautora)
(contos, Editado pelo SESC-SC, Jaraguá do Sul, 2009).
- “Quinione”
(contos, Design Editora, Jaraguá do Sul, 2009).
- “Antologia Brasileira Diamantes (I) (Coautora)
(diversos, editora Berthier, São Bento do Sul, 2010).
- Nós (e os “nós” entre Nós) (Coautora)
(contos, editora Amici dei Libri, Jaraguá do Sul, 2011).
- Tramas (Coautora)
(contos, Moleskine Editora, Jaraguá do Sul, 2012).
- 3ª. Miniantologia Letras da Confraria – co-autoria
(crônicas, poemas e contos, Joinville, 2013).
(crônicas, poemas e contos, Joinville, 2013).
-5ª. Miniantologia Letras da Confraria – co-autoria
(crônicas, poemas e contos, Joinville, 2014).
(crônicas, poemas e contos, Joinville, 2014).
- Meia Dúzia De Olhares – co-autoria.
- Saganossa – co-autoria
Curiosidade
Curiosidade
Incentivada pelas colegas da Agência de Jaraguá do Sul, aonde trabalhava em 2008, participou e foi uma das selecionadas para o livro “Previdência Social: 85 anos de histórias pra contar”.
“Ter meu texto publicado naquele livro mexeu muito comigo. Criei coragem e comecei a participar de oficinas de criação e formação de escritores, oferecidas pelo SESC. De duas delas saíram publicações e com o incentivo de um de meus instrutores concorri ao Edital 01/2009 da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul e publiquei “Quinione”, um livro doce e que possui textos que transbordam sentimentos guardados desde a adolescência. Depois disso não deu mais para parar”.
Sobre o que escreve a autora declara: “Considero importante registrar usos e costumes de diversas épocas porque constituem nossa própria história. Busco temperar meus textos com sentimentos e situações cotidianas, de forma que a leitura seja leve, agradável e interessante para qualquer leitor. No fundo conto histórias por medo de perdê-las para o tempo”. Nilza está no Panorama da Literatura Jaraguaense 2010 – Antologia e Dicionário Biobibliográfico – Organizado por Loreno Luiz Zatelli Hagedorn, pela Design Editora. Também tem textos no livro “Gavetas do Inconsciente” – Livro de Contos resultante do Curso de Formação de Escritores, promovido pelo SESC em Jaraguá do Sul em 2009, sob a orientação do escritor Tabajara Ruas, com lançamento ainda sem data prevista. Contato: nilzahelenas@yahoo.com.br
http://www.clickriomafra.com.br/portal/noticias/riomafra/?p=22231&fb_action_ids=622649941158555&fb_action_types=og.recommends&fb_source=other_multiline&action_object_map=%5B442008115931632%5D&action_type_map=%5B%22og.recommends%22%5D&action_ref_map=%5B%5D
0 comentários:
Postar um comentário