ATA REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO CONFRARIA DAS LETRAS - 01/04/2014


Memória da Reunião da Associação da Confraria das Letras (01/04/2014)

Em 01/04/14, no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Joinville, reuniram-se para seu encontro mensal, integrantes da Associação Confraria das Letras. Na ocasião compareceram 22 pessoas e os trabalhos foram dirigidos por David Gonçalves, presidente da associação.

1º. Assunto: apresentação da Jéssica

Veio integrar o grupo de associados a Jéssica. Ela é professora de inglês/português na Univille, é natural de Joinville. Escreve em seu Blog crônicas e poemas.

2º. Assunto: Miniantologia

O presidente e os associados concordam que a 5a. Miniantologia ficou muito bonita e consistente e que o lançamento foi um sucesso. Houve a presença de vários associados e seus convidados, no dia 29/03, na Livraria Midas.

3º. Assunto: Saganossa

O presidente fez a apresentação da antologia cooperativada SAGANOSSA. O livro ficou muito bonito e saiu com recursos dos próprios associados. O lançamento está programado para a Feira de Livros de Joinville, no dia 07/04, 19:15 hrs. David pediu um esforço extra aos associados para divulgação do SAGANOSSA para fora do estado, utilizando, principalmente, as redes sociais. O associado Wilson sugeriu que fizéssemos cartazes de divulgação para colocar no estande na feira e após algumas discussões, ficou decidido que se fará um banner do SAGANOSSA, para ser utilizado, também em outras atividades de divulgação.

4º. Assunto: Lançamento coletivo

No dia 11 às 19 horas, será o lançamento coletivo de todos os associados que quiserem participar. O evento será na Feira do Livro, no palco principal. Ficou decidido que a Bernadete venderá o SAGANOSSA e a Miniantologia durante o lançamento. Definidos os preços R$ 20,00 SAGANOSSA E R$ 5,00 miniantologia.

5º. Assunto: Vendas na Feira do Livro e no Capitão Space

O SEBO da Silvana venderá livros da associação e dos associados que quiserem, cobrando 20%. Os interessados deverão levar os livros e uma relação com: nome do autor, obra, n. de exemplares (acertado 3 de cada obra no máximo) e valor de venda, até quinta-feira (03/04). Da mesma forma, a Silvana recepcionará livros (combinados 3 de cada obra no máximo) para serem comercializados no Capitão Space que fez um “cardápio de livros” que será apresentado junto com o cardápio da casa. Também ficou acertado que os autores de plantão no estande da Confraria poderão comercializar seus títulos.

6º. Assunto: Feira do Príncipe

Por iniciativa dos associados: Nilza, Vivaldo e Milton, que também formam a equipe responsável, a partir de abril a Associação Confraria das Letras, terá uma barraca na Feira do Príncipe. O presidente disponibilizou a verba para adquirir a barraca, conforme exigido pela Prefeitura de Joinville e Milton e Vivaldo já estão organizando os expositores para os livros. A feira será mensal, começando no próximo dia 13 e será sempre no segundo domingo do mês até dezembro, na praça central. A barraca deverá ser montada às 6 horas e desmontada às 14 horas, ficando o Vivaldo responsável por esta parte. Nilza enviará e-mail aos associados que quiserem enviar os livros para serem comercializados, sendo que 20% do valor será revertido para a Associação. Serão organizadas equipes, de pelo menos 3 pessoas, para trabalhar, mas se pede a participação, visitando e motivando visitas à feira.


7º. Assunto: Renovação da diretoria

Após as explicações do presidente sobre a necessidade das eleições para nova diretoria da associação, passou a palavra para a associada Bernadete, que preliminarmente havia estudado o regimento com a associada Odenilde e fez as seguintes considerações: que conforme discutido e levantado em outras reuniões e por e-mail pela Nilza, percebeu-se a necessidade de organizar uma assembleia geral ordinária. Assim, no intuito de colaborar, estudou o Estatuto e nessa leitura se deparou com várias questões que precisarão ser revistas. Mas, no momento o mais importante é que, como todos pensavam, a Assembleia Geral Ordinária não pode ser em maio, mas deve ser em abril como rege o estatuto. E, como já falado pelo presidente David, deveríamos ter feito uma eleição no ano passado, o que não aconteceu. Teremos que fazer uma Assembleia Geral Extraordinária para justificar e aprovar a falta da eleição em 2013 e fazer isso constar em ata, mas se o David convocar como presidente não teríamos tempo de fazer duas assembleias, pois no estatuto é claro que entre a convocação do presidente e a assembleia deve haver 15 dias. Então visualizamos, no Estatuto, uma possibilidade que é a dos associados fazerem um manifesto solicitando uma assembleia extraordinária. Entre a publicação do manifesto feito pelos associados e a assembleia é necessário penas 5 dias. Desta forma poderemos fazer as assembleias extraordinária e a ordinária em abril. Posteriormente, já com a diretoria formada poderemos fazer uma alteração estatutária. Bernadete destacou que o mais importante é nos assegurarmos que tudo esteja na perfeita ordem jurídica para que no futuro nem a entidade, nem as pessoas que assinam pela entidade possam ser prejudicadas. Assim, já foi providenciado o manifesto, com auxílio do associado Denilson e no dia 07 será feita a assembleia extraordinária. Deverão ser sugeridos os nomes para os cargos, cuja lista foi lida pela Bernadete e, também, esclarecido que por conta da legislação a que a Associação está submetida, servidores públicos não podem ter cargos na diretoria. 

8º. Assunto: II Encontro de escritores

Seguem as reuniões das equipes responsáveis pelo planejamento do II encontro e todas se reunirão em 14/04. Enfatizou-se a necessidade de dobrarmos o número de associados. Atualmente estamos em 35 associados.

Assim foi encerrada a reunião e este relato foi elaborado por Nilza Helena da Silva Vilhena.

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