AVALIAÇÃO - 8º ANO - LÍNGUA PORTUGUESA


                                              A ANDORINHA

Não esperaria mais, que elas podiam voar. Havia seis pousadas agora, juntas. Apontaria numa: às vezes podia errar e acertar na outra perto. Colocou a pedra no couro. Fez pontaria. O coração começou a bater depressa, contou até dez, apontou, apontou, e deu a estilingada, No primeiro instantes viu confundidos as pancadas de seu coração e o voo assustado das andorinhas e então gritou “acertei!” “acertei!” vendo uma andorinha despencando rente ao poste. Quis logo correr a ela.

Mas estancou lembrando-se de repente que talvez ela não estivesse morta, pelo jeito de cair parecia viva, e teria de se aproximar com cuidado, senão ela poderia fugir. Vira bem onde ela caíra: no monte de capim seco ao redor do poste. Ele acertara e ela estava lá, talvez viva ainda. Pôs outra pedra no estilingue e aproximou-se. Ao curvar-se sobre o capim viu atônito a andorinha voar e deu a estilingada a esmo; viu-a voando rasteiro, rente à parede do armazém, e correu a procurar outra pedra que só achou ao fim de alguns minutos; colocou-a no estilingue e correu para a andorinha. 

Podia vê-la agora inteiramente: ela estava encolhida no chão, no ângulo formado pelo armazém e uma pilha de tijolos velhos; era uma andorinha de asas muito pretas e luzidias. Não parecia que ia tornar a voar: uma de suas asas estava estirada sobre o chão, e a cabecinha levemente erguida. Ela estava deitada, estava caída, como se não pudesse firmar-se. Pensou que ela estivesse apenas tonta; talvez a pedra tivesse atingido de raspão e ela fosse voar a qualquer instante. E se ele errasse a próxima pedrada, ela podia assustar-se e desta vez voar para o céu, para bem longe ___ e ele teria perdido tudo, perdido a grande sorte que tivera naquela tarde, acertando pela primeira vez.

Mas era engraçado: vendo o pássaro ali no chão, à sua frente, pertinho, não tinha vontade de dar a estilingada. Era muito diferente vê-lo em cima do fio, o peito erguido, a cabecinha destacando-se contra o céu. Ali embaixo, caído no chão, encolhido contra a parede escura e suja do armazém, tão fácil de acertar, ele não tinha mais aquela vontade violenta de dar a estilingada. E era engraçado também como ele estava calmo, como seu coração não estava batendo doidamente.

Caminhou devagar para ela, o estilingue em punho, esperando apenas o primeiro movimento dela para desferir a pedrada. Mas ela não se movia. Talvez não estivesse apenas tonta; talvez estivesse ferida, tão ferida que não podia mover-se.

Chegou bem perto dela: ela encolheu-se um pouco mais contra a parede, mas não fez ameaça de voar; havia qualquer coisa: ela não voaria. Afrouxou o estilingue e ficou olhando. Percebeu o medo no olhinho que piscava, sentiu-se poderoso e cruel diante da insignificância e fragilidade do pássaro. Estava ali, sem fuga, sem voo, sem distância, sem erro, o que seria seu primeiro pássaro ___ por que não dava logo a pedrada mortal? Por que não a matava?

Agachando-se, estendeu a mão devagar para não assustá-la, e então segurou-a: ela não se debateu; e antes que abrisse os dedos para olhar sentiu a umidade e compreendeu que era sangue; a pedra acertara em cheio. E então teve raiva, teve raiva de si mesmo, do domingo, e do que fizera; teve raiva, teve raiva de sua astúcia, sua espera, sua alegria, e agora sua impotência: sabia que a andorinha ia morrer, sabia que ia morrer e que não podia fazer nada.

(Luís Vilela)

1- Através do contexto,assinale o significado da palavra em destaque:

a) “Quis logo correr a ela, mas estancou...” ( ) arrependeu-se ( ) parou ( ) sentiu pena
b) “Ao curvar-se sobre o capim viu atônito...” ( ) espantado ( ) calado ( ) sorridente
c) “...e agora sua impotência...” ( )coragem ( ) teimosia ( ) fragilidade
e) “...teve raiva de sua astúcia...” ( ) teimosia ( ) habilidade ( ) erro

2- a) As andorinhas estavam pousadas: ( ) no telhado do velho armazém; ( ) numa árvore; ( ) nos fios elétricos; ( ) no beiral da casa do menino.

b) Vendo uma andorinha despencando, qual foi a reação do menino: ( ) tristeza; ( ) alegria ( ) desprezo; ( ) surpresa; ( ) piedade.

3- A andorinha dava a impressão de que não teria condições de voar. Transcreva as frases do texto que comprovam esta afirmação.

---------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


4- a) A andorinha no chão, pertinho, deixara de ser um desafio para o menino. Transcreva uma frase do texto que comprove essa afirmação. 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

b) Diante do pássaro, o menino sentiu-se um tirano. Que frase do texto mostra isso?

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

5- Contar o que a personagem faz, chama-se narração; apresentar as qualidade de algum ser, dizendo como é, está ou foi, chama-se descrição. Indique o que é narração e o que é descrição nos trechos abaixo, usando 1 para narração e 2 para descrição.

a)“Colocou a pedra no couro. Fez pontaria. O coração começou a bater depressa, contou até dez, apontou, apontou e deu a estilingada.” ( )

b) “... uma de suas asas estava estirada sobre o chão, e a cabecinha levemente erguida.” ( )

c)”Pôs outra pedra no estilingue e aproximou-se.” ( )

e) “Ela estava deitada, caída...” ( )

f) “E era engraçado também como ele estava calmo...” ( )

6- Observe o termo em destaque e diga se é adjunto adnominal ou adjunto adverbial.

a) “Havia seis pousadas, agora, ...” ---------------------------------------------

b) “Nos primeiros instantes, viu confundidas ...” ---------------------------------


c- “...ela estava encolhida no chão, no ângulo formado pelo armazém e uma pilha de tijolos velhos;...”

-------------------------------------------------------------------------------

d) “Ali embaixo, caído no chão, encolhido contra a parede escura e suja do armazém,...”
------------------------------------------------------------------------------------

7) Complete com os verbos no modo imperativo:

Bolo de chocolate crocante

Rendimento: 20 porções

Ingredientes da massa
6 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
1 colheres (sopa) de óleo de soja
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de amido de milho
1 xícaras (chá) de água quente
2 colheres (sobremesa) de fermento em pó
1 colher (café) de sal

Ingredientes do creme 
4 xícaras (chá) de leite
1 lata de leite condensado
3 unidade(s) de gema de ovo
5 colheres (sobremesa) de chocolate em pó
4 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sobremesa) de essência de baunilha
1 lata de creme de leite gelado(s)

Ingredientes do recheio 
2 xícaras (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga
2 xícaras (chá) de nozes triturada(s)
2 colheres (sopa) de leite em pó

Ingredientes da calda 
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água
1 unidade de canela em pau
3 unidades de cravo-da-índia
3 colheres(sopa) de rum

Modo de preparo
Massa

_____________ (bater) os ovos inteiros com o açúcar por 10 minutos.

 ___________ (diminuir) a velocidade da batedeira e _____________ (juntar) 

a água misturada ao óleo. ______________ (desligar) e _____________ 

(misturar) delicadamente a farinha peneirada juntamente com o chocolate em 

pó, o amido de milho, o sal e o fermento em pó. ________________ (colocar) 

a massa em assadeira untada e polvilhada com farinha de trigo. 

_____________ (levar) ao forno médio (180ºC), pré-aquecido, para assar.


Creme

_______________ (bater) no liquidificador o leite, o leite condensado, as 

gemas, o chocolate em pó e o amido de milho. ____________ (levar) ao fogo 

juntamente com a manteiga. ______________ (mexer) até engrossar. 

_______________ (retirar) do fogo. ______________ (juntar) a baunilha e o 

creme de leite. ____________ (colocar) um pedaço de filme plástico sobre a 

superfície do creme para não criar película enquanto esfria.

Recheio

_______________ (levar) ao fogo o açúcar com a manteiga. ____________ 

(deixar) caramelizar. ___________ (juntar) a castanha de caju ou as nozes, e 

_______________ (despejar) sobre mármore untado. ____________ (deixar) 

esfriar e ____________ (quebrar) em pedaços. ________________ (colocar) 

em um saco plástico com o leite em pó e ______________ (bater) com um 

martelo de carne para triturar. ______________ (reservar).

Calda

Numa panela, _______________ (misturar) todos os ingrediente, exceto o 

rum, e __________ (levar) para ferver em fogo baixo, por 4 minutos. 

_____________ (retirar) do fogo e ______________ (juntar) o rum.

 _____________ (reservar).

Montagem do bolo

___________ (cortar) a massa do bolo ao meio, e __________ (regar) com a 

calda. ___________ (espalhar) uma camada farta de creme e metade do 

crocante. ____________ (colocar) a outra massa do bolo com a parte do corte 

virada para cima. ____________ (regar) com a calda, ______________ 

(espalhar) o creme por todo o bolo e _____________ (salpicar) o restante do 

crocante por cima. __________ (levar) à geladeira. __________ (servir) bem

 gelado. Dica: de preferência, ____________ (preparar) esse bolo de véspera, 

pois fica mais gostoso.

8) Como é formado o imperativo afirmativo e o imperativo negativo?

--------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------

---------------------------------------------------------------------------------------------

9) Identifique as figuras de linguagem utilizadas nas frases a seguir. Trata-se de personificação, hipérbole, onomatopeia, metáfora, comparação, metonímia, sinestesia, pleonasmo?

a) Os carros modernos não andam, voam. ---------------------------------------

b) Já lhe falei milhões de vezes que eu quero viajar nas férias. --------------

c) "O vento beija meus cabelos." ------------------------------------------------

d) "Quando o sol bater na janela do teu quarto." ------------------------------

e) "Te mando mil rosas roubadas." -----------------------------------------------

f) A moça parece uma flor. ---------------------------------------------------------

g) Ele morreu de rir ao ouvir a piada. -------------------------------------------

h) "O cadáver de um defunto morto que já faleceu." ---------------------------

i) "Minha cidade toda se enfeitou /Pra ver a banda passar /Cantando coisas de amor." 
----------------------------------------------------------------------------------------

j) "Deixa em paz meu coração/que ele é um pote até aqui de mágoa"

-------------------------------------------------------------------------------------

l) Gosto de ouvir Titãs. ---------------------------------------------------------------

m) A doçura do teu olhar é minha vida. -------------------------------------------

n) O rio engasgou num barraco. ----------------------------------------------------

o) Você é venenosa como uma cobra. --------------------------------------------

p) Tomou um pote de sorvete. -----------------------------------------------------

10) Leia o texto.

praa_c1

A figura de linguagem presente no texto I é;
A. Catacrese
B. Hipérbole
C. Pleonasmo
D. Eufemismo
E. Personificação


1 comentários:

Postar um comentário