O VILARES (VIRIATO CORREA)
Havia, no colégio, três companheiros desagradáveis. Um deles era o Vilares. Menino forte, cara bexigosa, com um modo especial de carregar e de franzir as sobrancelhas autoritariamente.
Parecia ter nascido para senhor do mundo.
No recreio queria dirigir as brincadeiras e mandar em todos nós. Se a sua vontade não predominava, acabava brigando e desmanchava o brinquedo.
Simplesmente insuportável. Ninguém, a não ser ele, sabia nada; sem ele talvez não existisse o mundo.
Vivia censurando os companheiros, metendo-se onde não era chamado, implicando com um e com outro, mandando sempre. (…)
Não tinha um amigo. A meninada do curso primário movia-lhe a guerra surda. E, um dia, os mais taludos se revoltaram e deram-lhe uma sova.
Foi um escândalo no colégio. O vigilante levou-os ao gabinete do diretor. O velho Lobato repreendeu-os fortemente. Mais tarde, porém, chamou o Vilares e o repreendeu também.
Eu estava no gabinete e ouvi tudo.
- É necessário mudar esse feitio, menino. Você, entre os seus colegas, é uma espécie de galo de terreiro. Quer sempre impor a sua vontade, quer mandar em toda a gente. Isso é antipático. Isso é feio. Isso é mau. Caminha-se mais facilmente numa estrada lisa do que numa estrada cheia de pedras e buracos. Você, com essa maneira autoritária, está cavando buracos e amontoando pedras na estrada de sua vida.
E, continuando:
- Você gosta de mandar. Mas é preciso lembrar-se de que ninguém gosta de ser mandado. Desde que o mundo é mundo, a humanidade luta para ser livre. O sentimento de liberdade nasce com o homem e do homem não sai nunca. É um sentimento tão natural, que os próprios irracionais o possuem. E louco será, meu filho, quem tiver a pretensão de modificar sentimentos dessa ordem. Ou você muda de feitio, ou você muito terá que sofrer na vida.
1. Assinale a alternativa que combina com o texto.
a. ( ) O texto é sério, porque relata um acontecimento desagradável.
b. ( ) É formativo porque, através do diretor do colégio, mostra como se deve corrigir um comportamento reprovável.
c. ( ) É um texto cômico, engraçado.
2. Assinale a alternativa correta:
a. ( ) O narrador não é personagem do texto.
b. ( ) O narrador é personagem do texto, porque ele se inclui entre as pessoas que participam da história.
c. ( ) Não existe narrador nesta história.
3. Circule, de acordo com o texto, entre as características psicológicas dadas abaixo, as que se encaixam no personagem Vilares:
Humilde – briguento – metido – tolerante – sabichão – insuportável – cordial – bondoso –autoritário – implicante – simpático – antipático – desagradável – egoísta – quieto
4. No texto, o diretor usou três frases para caracterizar o autoritarismo do Vilares. Transcreva-as:
a. ----------------------------------------------------------------------------------
b.--------------------------------------------------------------------------------
c.-------------------------------------------------------------------------------------
5. Assinale as alternativas que resumem as mensagens do texto:
a. ( ) A convivência com uma pessoa autoritária é desagradável.
b. ( ) A meninada da escola costuma mover guerra surda contra os professores.
c. ( ) Os diretores são autoritários em suas repreensões.
d. ( ) As pessoas têm um forte sentimento de liberdade e geralmente não aceitam as imposições das pessoas autoritárias e mandonas.
6) Diga qual o grau superlativo sintético e o analítico dos adjetivos sublinhados abaixo:
a- companheiros desagradáveis: ------------------------------------------------------
b- menino forte: ------------------------------------------------------------------
c- sentimento tão natural: -----------------------------------------------------
7- As frases abaixo estão no grau comparativo de igualdade, dê o grau comparativo de superioridade.
a- Você é tão desagradável quanto seus três companheiros.
------------------------------------------------------------------------------------
b- Vilares era tão forte quanto seus amigos.
---------------------------------------------------------------------------------------
c- Vilares era tão insuportável quanto os companheiros.
-----------------------------------------------------------------------------------
d- Vilares era tão antipático quanto seus companheiros.
--------------------------------------------------------------------------------------
8- Diga se a relação estabelecida pela preposição, combinação ou contração é de lugar, tempo, causa, assunto, meio, matéria, posse, oposição, finalidade, etc.
a- “... com um modo especial de carregar ...” --------------------------------
b- “Havia, no colégio, ...” -------------------------------------------------------
c- “A meninada do curso ...” ----------------------------------------------------
d- “... de terreiro ...” -------------------------------------------------------------
e- “... a humanidade luta para ser livre...” -------------------------------------
9- Reescreva os trechos no presente, no futuro e no pretérito do modo subjuntivo.
a- “...a sua vontade predominava...”
presente: -----------------------------------------------------------------------------
futuro: -------------------------------------------------------------------------------
pretérito: ----------------------------------------------------------------------------
b- “... os mais taludos se revoltaram ...”
presente: -----------------------------------------------------------------------------
futuro: -------------------------------------------------------------------------------
pretérito: ----------------------------------------------------------------------------
c- “... você muda de feitio...”
presente: ----------------------------------------------------------------------------
futuro: -------------------------------------------------------------------------------
pretérito: ---------------------------------------------------------------------------
10- Retire do quarto parágrafo do texto um verbo no pretérito do subjuntivo.
----------------------------------------------------------------------------------------
2 comentários:
1. Assinale a alternativa que combina com o texto.
a. (x) O texto é sério, porque relata um acontecimento desagradável.
b. ( ) É formativo porque, através do diretor do colégio, mostra como se deve corrigir um comportamento reprovável.
c. ( ) É um texto cômico, engraçado.
que merda
Postar um comentário