Alguns pensadores da educação + sugestão de leituras


Aristóteles
Aristóteles
Quando viveu - De 384 a.C a † 322 a.C
Onde nasceu - Estagira, Macedônia

O que pensou

Para Aristóteles, a educação visa à virtude, ou excelência moral, que corresponderia à ideia de uma razão relativa às questões da conduta. Tal disposição supõe a precedência de uma escolha dos atos a serem praticados e de um hábito construído e firmado pela repetição, daí, a importância da educação.
Frase

“O fim da arte e da educação é substituir a natureza e completar aquilo que ela apenas começou”;
“Onde quer que se descuide da educação, o estado sofre um golpe nocivo”
O que ler

Aristóteles e a Educação, Antoine Hourdakis, 152 págs., Ed. Loyola;

Ética a Nicômaco, Aristóteles, 320 págs., Ed. Edipro

Tomás de Aquino
Tomás de Aquino
Quando viveu - De 1224 a † 1225 a 1274
Onde nasceu - Perto da cidade de Aquino, Sicília, Itália

O que pensou

Numa época em que a Igreja Católica ainda buscava em Santo Agostinho e seus seguidores grande parte da sustentação doutrinária, Aquino formulou um sistema filosófico que conciliava a fé cristã com o pensamento de Aristóteles, algo que parecia impossível, até herético, para boa parte dos teólogos da época. Aquino elaborou a síntese entre a fé e a razão. Defendeu que um ensino enfadonho seria um obstáculo para a aprendizagem.
Frase

“A sabedoria é a maior perfeição da razão e sua principal função é perceber a ordem nas coisas”; 
“O mestre provoca conhecimento ao fazer operar a razão natural do discípulo”
O que ler

Tomás de Aquino – A Razão a Serviço da Fé, José Silveira da Costa, 128 págs., Ed. Moderna; 

Sobre o Ensino (De Magistro)/Os Sete Pecados Capitais, Tomás de Aquino, 160 págs., Ed. Martins Fontes. (escrito entre 1256 a 1259)

Suma Teológica, Tomás de Aquino (escrita entre 1265-1273)

Platão
Platão
Quando viveu - Nasceu por volta de 427 a.C e morreu por volta de 347 a.C.
Onde nasceu - Atenas, Grécia

O que pensou

Platão foi considerado o primeiro pedagogo, por ter concebido um plano geral de educação e disciplina para a juventude de seu tempo e por tê-lo integrado a uma dimensão ética e política. Para ele, o objetivo final da educação era a formação do homem moral, vivendo em uma cidade virtuosa
Frase

“A educação deve propiciar ao corpo e à alma toda a perfeição e a beleza que podem ter”;
“Ao longo dos anos, os antigos encontraram uma boa receita para a educação: ginástica para o corpo e música para a alma”.
O que ler

A Educação do Homem Segundo Platão, Evilázio F. Borges Teixeira, 144 págs., Ed. Paulus;

A República, Platão, 288 págs., Ed. Rideel. (Séc. IV a.C)


Santo Agostinho
Santo Agostinho
Quando viveu - De 354 a † 430
Onde nasceu - Tagaste, atual Argélia

O que pensou

Reinterpretou a tradição antiga, grega, romana e helenística, sob a ótica do cristianismo. Considerava o saber como o caminho para a compreensão da palavra sagrada. Por isso, os estudos teriam como finalidade o acesso à Verdade expressa no texto bíblico.
Frase

“Não se deve esperar da criança inteligência nem aspirar a ela. O mais importante é a consciência, a disciplina”;
“Não se aprende pelas palavras, que repercutem exteriormente, mas pela verdade, que ensina interiormente”
O que ler

Santo Agostinho, coleção Os Pensadores, 426 págs., Ed. Nova Cultural;

Santo Agostinho, Marcos Roberto Nunes Costa, 216 págs., Ed. Edipucrs.

Erasmo de Roterdã
Erasmo de Roterdã
Quando viveu - De 1469 a † 1536
Onde nasceu - Roterdã, Holanda

O que pensou

Erasmo, escritor humanista, criticou a educação do seu tempo, que considerava excessivamente severa. Escreveu tratados de civilidade, defendendo uma educação da criança voltada para a disciplina do corpo, dos comportamentos, e valorizando o jogo e a brincadeira no decorrer do processo de aprendizagem.
Frase

“Ninguém pode escolher os próprios pais ou a pátria, mas cada um pode moldar sua personalidade pela educação”; 
“Toda educação saudável é uma educação sem controle religioso”
O que ler

O Elogio da Loucura, Erasmo de Rotterdam, 223 págs., Ed. Martins Fontes; (1509)

A Civilidade Pueril, Erasmo de Roterdã. (1530)

Erasmo da Cristandade, Roland H. Bainton, 385 págs., Ed. Calouste Gulbenkian

Condorcet
Condorcet
Quando viveu - De 1743 a † 1794
Onde nasceu - Ribemont, França

O que pensou

Um dos líderes ideológicos da Revolução Francesa,foi o elaborador de um projeto de organização geral da instrução pública entregue à Assembléia Nacional. Defendia que a educação era um dever do Estado, que deveria ser laica e contribuir para a liberdade do pensamento.
Frase

“Sob a mais livre das constituições, um povo ignorante é sempre escravo.”; 

“Conservemos por sabedoria o que adquirimos pelo entusiasmo.”
O que ler

A Escola do Homem Novo, Carlota Boto, 207 págs., Ed. UNESP; 

Cinco Memórias sobre a Instrução Pública, Condorcet, 264 págs., Ed. Unesp. (1791).

Hannah Arendt
Hannah Arendt
Quando viveu - De 1906 a † 1975
Onde nasceu - Hannover, Alemanha

O que pensou

Para Arendt, educar é acolher as crianças em um mundo que existe antes de seu nascimento, mas que será renovado pelas novas gerações. Além disso, a educação deve contribuir para que as crianças desenvolvam sua singularidade.
Frase

“O conservadorismo, no sentido da conservação, faz parte da essência da atividade educacional, cuja tarefa é sempre abrigar e proteger alguma coisa”;
“A escola não é de modo algum o mundo, nem deve ser tomada como tal; é antes a instituição que se interpõe entre o mundo e o domínio privado do lar”
O que ler

Entre o Passado e o Futuro, Hannah Arendt, 352 págs., Ed. Perspectiva. (1954)

Maria Montessori
Maria Montessori
Quando viveu - De 1870 a † 1952
Onde nasceu - Chiaravalle, Itália

O que pensou

Destacou a importância da liberdade, da atividade e do estímulo para o desenvolvimento físico e mental das crianças. Para ela, liberdade e disciplina se equilibrariam, não sendo possível conquistar uma sem a outra. Adotou o princípio da autoeducação, que consiste na interferência mínima dos professores, pois a aprendizagem teria como base o espaço escolar e o material didático.
Frase

"A tarefa do professor é preparar motivações para atividades culturais, num ambiente previamente organizado, e depois se abster de interferir"
O que ler

Educação Montessori: de um Homem Novo para um Mundo Novo, Izaltina de Lourdes Machado, 90 págs., Ed. Pioneira;

Mente Absorvente, Maria Montessori, 318 págs., Ed. Nórdica (1949)

Mikhail Bakhtin
Mikhail Bakhtin
Quando viveu - De 1895 a † 1975
Onde nasceu - Orel, Rússia

O que pensou

Entendeu a linguagem como produto da interação social e da interação dos interlocutores. Para ele, a língua não pode ser considerada uma estrutura abstrata, sem realização concreta, tampouco mero reflexo da realidade material. Os conteúdos da consciência são tanto materiais como sociais.
Frase

"A língua materna, seu vocabulário e sua estrutura gramatical, não conhecemos por meio de dicionários ou manuais de gramática, mas graças aos enunciados concretos que ouvimos e reproduzimos na comunicação efetiva com as pessoas que nos rodeiam"
O que ler

Bakhtin - Conceitos-Chave, Beth Brait (org.), 224 págs., Ed. Contexto;

Mikhail Bakhtin, Katerina Clark e Michael Holquist, 384 págs., Ed. Perspectiva; 

Marxismo e Filosofia da linguagem, Bakhtin. (1929)

John Locke
John Locke
Quando viveu - De 1632 a † 1704
Onde nasceu - Wrington, Inglaterra

O que pensou

Para John Locke, o indivíduo era uma “tabula rasa”, podendo e devendo ser condicionado e modelado pela educação. A formação do indivíduo deveria abarcar a educação do corpo, a educação moral e a educação intelectual de forma integrada.
Frase

"Os homens são bons ou maus, úteis ou inúteis, graças a sua educação";
"Um espírito são em um corpo são é uma descrição breve, porém completa, de um estado feliz neste mundo".
O que ler

John Locke, coleção Os Pensadores, 320 págs., Ed. Nova Cultura; 

Locke e a Educação, Clenio Lago, 130 págs., Ed. Argos


B. F. Skinner
B. F. Skinner
Quando viveu - De 1904 a † 1990
Onde nasceu - Susquehanna, Pensilvânia, EUA

O que pensou

A educação deve ser um processo planejado, pois é um dos meios de controle do comportamento humano, destinado a estabelecer comportamentos úteis e desejáveis aos indivíduos e a seu grupo.
Frase

“A educação é o estabelecimento de comportamentos que serão vantajosos para o indivíduo e para outros em algum tempo futuro”; 
“Quando houver domínio sobre a ciência do comportamento, ela será a única alternativa para a sociedade planejada”
O que ler

Pavlov\Skinner. Contingências de reforço – uma análise teórica (Coleção - Os Pensadores). São Paulo: Abril cultural. (1969).

SKINNER, B.F. Ciência e Comportamento Humano. São Paulo: Martins Fontes, 1998. (1953)

Jean Piaget
Jean Piaget
Quando viveu - De 1896 a † 1980
Onde nasceu - Neuchâtel, Suíça

O que pensou

Desenvolveu a epistemologia genética – uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança. Segundo ele, o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida.
Frase

“Pensar é agir sobre o objeto e transformá-lo”.
“O ideal da educação não é aprender ao máximo, maximizar os resultados, mas é antes de tudo aprender a aprender, é aprender a se desenvolver e aprender a continuar a se desenvolver depois da escola”.
O que ler

Linguagem e pensamento na criança, J. Piaget (1923)

Formação do símbolo na criança, J. Piaget (1946)

Paulo Freire
Paulo Freire
Quando viveu - De 1921 a † 1997
Onde nasceu - Recife (PE), Brasil

O que pensou

Desenvolveu um pensamento pedagógico assumidamente político. Para Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno. Isso significa, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, levá-las a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da própria libertação. Freire entedia que a educação deveria se dar num processo dialógico que possibilitasse o desenvolvimento da consciência crítica para a formação da personalidade democrática.
Frase

“Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação reflexão.”
”O educador já não é o que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando que, ao ser educado, também educado”.
O que ler

Convite à Leitura de Paulo Freire, Moacir Gadotti, 176 págs., Ed. Scipione; 

Pedagogia do Oprimido, P. Freire (1970).

Pedagogia da Esperança – Um Reencontro com a Pedagogia do Oprimido, Paulo Freire, 254 págs., Ed. Paz e Terra (1992)

Fonte:http://educarparacrescer.abril.com.br/pensadores-da-educacao/

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