Matéria sobre os 70 anos de Chico Buarque! Amo Chico Buarque!!


19/06/2014 07h43 - Atualizado em 19/06/2014 07h43

Chico Buarque faz 70 anos; ouça as músicas mais tocadas do cantor
Ecad revela composições do artista mais regravadas e tocadas em 5 anos.
Cantor, compositor, escritor e dramaturgo iniciou carreira na década de 60

Chico Buarque em show no Rio de Janeiro (Foto: Alexandre Durão/G1)

Um dos mais importantes nomes da música popular brasileira, Chico Buarque completa 70 anos nesta quinta (19). Quarto dos sete filhos do historiador e sociólogo Sérgio Buarque de Hollanda e da pianista amadora Maria Amélia Cesário Alvim, ele nasceu no Rio de Janeiro, em 19 de junho de 1944, e desde muito cedo demonstrou interesse pela música.

Aos nove anos, quando morava com a família na Itália, compôs suas primeiras marchinhas de carnaval, e por volta dos 12 já escrevia operetas que eram cantadas pelas irmãs, segundo uma delas, Ana de Hollanda. Na adolescência, descobriu na literatura mais uma paixão, além da música e do futebol. A carreira, porém, só começou para valer nos anos 60, quando abandonou a faculdade de Arquitetura e passou a se dedicar a shows e, pouco depois, festivais. Seu primeiro disco, um compacto com “Pedro pedreiro” e “Sonho de um carnaval”, foi lançado em 1965. No mesmo ano conheceu Gilberto Gil e Caetano Veloso.

Em 1966, foi um dos vencedores do II Festival de Música Popular Brasileira da TV Record (em empate com “Disparada”, de Théo de Barros e Geraldo Vandré), e, além de ver sua música traduzida para vários idiomas, gravou seu primeiro LP, conheceu a futura mulher, Marieta Severo, e teve seus primeiros atritos com a censura do governo militar, que se agravariam no ano seguinte, quando ele escreveu a peça “Roda Viva”. Depois de ser preso, em dezembro de 1968, mudou-se para a Itália no que chamou de “autoexílio”. Já de volta ao Brasil, teve mais problemas em 1970, quando “Apesar de você” foi censurada, e em 1973, quando sua própria gravadora o impediu de cantar “Cálice”. Cansado das perseguições, criou um personagem, Julinho da Adelaide, e com esse pseudônimo conseguiu lançar músicas sem problemas.

Seu primeiro livro, “Fazenda Modelo”, foi lançado em 1974. Cinco anos depois ele publicou um livro infantil, “Chapeuzinho amarelo”, e em 1981 finalmente editou “A bordo do Rui Barbosa”, um poema da década de 60. Chico é autor ainda de quatro romances: “Estorvo” (1991), “Benjamim” (1995), “Budapeste” (2003) e “Leite derramado” (2009), e cinco peças de teatro: “Roda viva” (1967), “Calabar” (1973), “Gota D’água” (1975), “Ópera do Malandro” (1978) e “O grande circo místico” (1983).

Nos anos 80, o cantor voltou aos palcos, após nove anos de afastamento, e se tornou um dos rostos da campanha pelas Diretas Já, com a música “Vai passar” sendo uma das mais usadas pelo movimento. Em 1986, retornou também à TV, apresentando durante sete meses o programa “Chico e Caetano”, com Caetano Veloso, na TV Globo.

Já na década de 90, se tornou avô, encerrou um casamento de 33 anos e ajudou a Mangueira a conquistar um título de campeã do carnaval carioca ao se tornar enredo da escola, à qual é ligado há muitos anos e pela qual sempre desfilou. Nos anos seguintes, foi tema de dois documentários, “Chico ou o país da delicadeza perdida”, dirigido por Walter Salles e Nelson Motta e lançado em 2003, e “Dia voa”, de Chico Natal, em 2012.

Para celebrar os 70 anos de Chico Buarque, o Ecad fez um levantamento para saber quais as músicas dele mais executadas nos últimos cinco anos em casas de festas, casas noturnas, emissoras de rádio, shows e música ao vivo, além de avaliar entre suas 502 obras cadastradas quais as campeãs entre as 930 regravações registradas pelo órgão. Veja a seguir quais são as integrantes dessas listas, além de saber quais as músicas mais acessadas do cantor no musica.com.br. Clicando nos nomes é possível ler as letras e ouvir cada uma das músicas.

As músicas de Chico Buarque mais executadas nos últimos cinco anos, segundo o Ecad

Iolanda (Chico Buarque/Pablo Milanés)
A Rita (Chico Buarque)
Cotidiano (Chico Buarque)
Samba do grande amor (Chico Buarque)
Anos dourados (Antonio Carlos Jobim/ Chico Buarque)
Homenagem ao malandro (Chico Buarque)
João e Maria (Chico Buarque/Sivuca)
Quem te viu quem te vê (Chico Buarque)
Roda viva (Chico Buarque)


As músicas de Chico Buarque mais regravadas, segundo o Ecad


As músicas de Chico Buarque mais acessadas no site musica.com.br


http://g1.globo.com/musica/noticia/2014/06/chico-buarque-faz-70-anos-ouca-musicas-mais-tocadas-do-cantor.html

0 comentários:

Postar um comentário