Interpretação de texto para o nono ano.



TEXTO: PROTESTO TÍMIDO

Ainda há pouco eu vinha para casa a pé, feliz da minha vida e faltavam dez minutos para a meia-noite. Perto da Praça General Osório, olhei para o lado e vi, junto à parede, antes da esquina, algo que me pareceu uma trouxa de roupa, um saco de lixo. Alguns passos mais pude ver que era um menino.

Escurinho de seus seis ou sete anos, não mais. Deitado de lado, braços dobrados como dois gravetos, as mãos protegendo a cabeça. Tinha os gambitos também encolhidos e enfiados dentro da camisa esburacada, para se defender contra o frio da noite. Estava dormindo, como podia estar morto. Os outros, como eu, iam passando sem tomar conhecimento de sua existência. Não era um ser humano, era um bicho, um saco de lixo mesmo, um traste inútil, abandonado sobre a calçada. Um menor abandonado.

Quem nunca viu um menor abandonado? A cinco passos, na casa de sucos de frutas, vários casais de jovens tomavam suco de frutas, alguns mastigavam sanduíches. Além, na esquina da praça, o carro da radiopatrulha estacionado, dois boinas-pretas conversando do lada de fora. Ninguém tomava conhecimento da existência do menino.

Segundo as estatísticas, como eles existem nada mais nada menos que 25 milhões no Brasil, que se pode fazer? Qual seria a reação do menino se eu o acordasse para lhe dar todo o dinheiro que trazia no bolso? Resolveria o seu problema? O problema do menor abandonado? A injustiça social?

"A injustiça não se resolve/ À sombra do mundo errado/ Murmuraste um protesto tímido/..." ( Versos de Carlos Drummond de Andrade - Consolo na praia )

Então vim para casa, os versos do poeta se repetindo em minha cabeça. Não sou poeta e minha prosaica competência se limita a esse retângulo impresso, onde me cabe escrever amenidades de todo dia, para distrair o leitor. E convenhamos que não é nada ameno como assunto um menor abandonado que me pareceu a poucos passos um simples monte de lixo. Remover esse lixo? Pagar a taxa da Comlurb? Ou seria melhor incinerar? Dizem os entendidos que o problema é de ordem econômica, ou seja, mais de ordem técnica que de ordem moral. Precisamos enriquecer o país, produzir, economizar divisas, combater a inflação, pechinchar. O Brasil é feito por nós. Com isso, todos os problemas se resolverão, inclusive o do menor abandonado.

Vinte e cinco milhões de menores - um dado abstrato, que a imaginação não alcança. Um menino sem pai nem mãe, sem sequer o que comer nem onde dormir - isto é um menor abandonado. Para entender, só mesmo imaginando meu filho largado no mundo aos seis, oito, dez anos de idade, sem ter para onde ir nem para quem apelar. Imagino que ele venha a ser um desses que se esgueiram como ratos em torno aos botequins e lanchonetes e nos importunam cutucando-nos de leve - gesto que nos desperta mal contida irritação - para nos pedir uns trocados. Não temos disposição sequer para olhá-lo e simplesmente o atendemos (ou não) para nos livrarmos depressa de sua presença incomoda. Com o sentimento que sufocamos no coração, escreveríamos toda a obra de Dickens. Mas estamos em pleno século vinte e um, vivendo a era do progresso para o Brasil, conquistando um futuro melhor para nossos filhos. Até lá, que o menor abandonado não nos chateie, isso é problema para o juizado de menores. Mesmo porque são todos delinquentes, pivetes na escola do crime, cedo terminarão na cadeia ou crivados de balas pelo Esquadrão da Morte.

Pode ser. Mas a verdade é que hoje eu vi meu filho dormindo na rua, exposto ao frio da noite, e além de nada ter feito por ele, ainda o confundi com um monte de lixo.

( Fernando Sabino )

1 -Leia a frase a seguir e observe a palavra destacada :”... que me pareceu a poucos passos um simples monte de lixo.” As palavras “passo” e “paço” são homônimas (palavras com a mesma pronúncia e, às vezes, a mesma grafia, mas sentidos diferentes).

Relacione as palavras homônimas a seus significados.

a-cismo          g- cegar       ( ) inflexão de voz                 ( ) subir

b-sismo          h- segar       ( ) marcar o preço                 ( ) imposto

c- taxa            i- acender     ( ) penso                             ( ) tornar cego

d- tacha          j- ascender    ( ) pôr fogo                         ( ) prego pequeno

e- acento         l- apreçar      ( ) lugar para sentar-se        ( ) acelerar

f- assento        m- apressar    ( ) terremoto                        ( ) cortar

2-Observe: “... as mãos protegendo a cabeça.” A palavra destacada pode ter vários significados (polissemia). Escreva os diferentes significados dados à palavra “cabeça” nas frases abaixo.

a- Não tenho cabeça para decorar tudo isso.
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b- Paulo é o maior cabeça da classe.
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c- Pense antes de agir! Tenha cabeça!
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d- O menino era o cabeça da turma.
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e- Ele raspou a cabeça.
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3 -Qual é o tema central do texto?
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4 - Assinale a alternativa que define o tipo de narrador do texto.

( ) Narrador onisciente - Em terceira pessoa, não participa dos fatos, mas sabe e relata o que as pessoas sentem.

( ) Narrador-personagem - Em primeira pessoa, participa dos fatos e os relata de acordo com o seu ponto de vista.

( ) Narrador-observador - Em terceira pessoa, não participa dos fatos e se limita a contá-los 

5- Releia os parágrafos solicitados e classifique-os em: Narração- relato de fatos; Dissertação- exposição de ideias.

a- parágrafo 1-__________________________________________________

b- parágrafo 3-__________________________________________________

c- parágrafo 4-_________________________________________________

d- parágrafo 5-_________________________________________________

6 –A leitura do texto permite concluir que, de acordo com o ponto de vista do narrador,:

a- as crianças abandonadas são todas delinquentes.

b- as crianças abandonadas são fruto das injustiças sociais.

c- o problema das crianças abandonadas diz respeito ao juizado de menores. 

7 -No final do segundo parágrafo, como o narrador descreve a criança que encontrou dormindo na rua?
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8 -Argumentando sobre os problemas do menor abandonado, o narrador expressa seus sentimentos em relação ao assunto. Quais são esses sentimentos? Escreva nos parênteses.

-ironia - indiferença - ceticismo - impotência - indignação

a- “ Outros, assim como eu, iam passando sem tomar conhecimento de sua existência”
( _______________________________________ )

b- “Segundo as estatísticas, como ele existem 25 milhões no Brasil, que se pode fazer?”
( _______________________________________ )

c- “Não sou poeta e minha prosaica competência se limita a este retângulo impresso...
( _______________________________________ )

d- “Mas estamos em pleno século 21, vivendo a era do progresso para o Brasil, conquistando um futuro melhor para os nossos filhos.”
( ______________________________________ ) 

e- “Remover este lixo?” (______________________________) 

 9 -No quinto parágrafo, o narrador expõe o pensamento dos entendidos quanto à razão do menor abandonado. Que razão é essa?
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10 - O narrador fala seriamente ou está sendo irônico quando diz: “ Precisamos enriquecer o país, produzir, economizar divisas, combater a inflação, pechinchar. Com isso, todos os problemas se resolverão, inclusive o do menor abandonado.”? Justifique sua resposta.
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11 - Em qual parágrafo predomina a descrição? O que é descrito? Comprove sua resposta.
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12 – “... que se esgueiram como ratos em torno aos botequins e lanchonetes ...”, a palavra destacada estabelece uma relação de: ( ) proporção, () finalidade, ( ) condição, ( ) tempo,( ) comparação, ( ) causa, ( ) consequência.

13 - “Ou seria melhor pagar melhor incinerar”, “... e nos importunam cutucando-nos de leve...”
Mas a verdade é que hoje vi meu filho dormindo na rua.”, “... se eu o acordasse para lhe dar todo o dinheiro...”

Assinale a alternativa verdadeira, observando as palavras em destaque. De acordo com o que expressam temos, respectivamente, orações:

( ) alternativa, explicativa, aditiva, condicional

( ) conclusiva, adversativa, alternativa, condicional

( ) alternativa, aditiva, adversativa, condicional

( ) condicional, alternativa, explicativa, aditiva. 

Obs. Charles Dickens – romancista inglês

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