Iluminismo


Foi um movimento intelectual da segunda metade do século XVIII que prioriza a razão e a ciência para explicar o universo. Impulsionou o capitalismo e a sociedade moderna onde obteve grande dinâmica nos países protestantes e lenta influência nos países católicos.

Os filósofos da época acreditavam iluminar a mente das pessoas e é herdeiro do renascimento e do humanismo, pois os mesmos também defendiam o homem e a razão. Acreditavam que a razão explicava as coisas do universo contradizendo a fé.

Segundo os iluministas, as pessoas deveriam pensar por si mesmas e não se influenciar por outras ideologias que eram forçadas a seguir mesmo não concordando. Falavam sobre uma sociedade livre que traria mais oportunidades iguais para todos e achavam que as riquezas deveriam ser retiradas da terra e da natureza. Adam Smith dizia que cada pessoa deve procurar seu lucro próprio para que a civilização vivesse melhor.

O iluminismo foi um movimento que influenciou as zonas menos católicas. No Reino Unido, pessoas como John Locke, David Hume, Edward Gibbon e Adam Smith tinham liberdade de expressão onde desenvolviam seus pensamentos. John Locke defendia o individualismo liberal que contrariava o absolutismo monárquico.
Jean-Jacques Rousseau foi o iluminista mais radical, posicionava-se a favor do estado democrático voltado para o bem comum e para a vontade geral.

http://www.alunosonline.com.br/filosofia/iluminismo-movimento-intelectual.html

0 comentários:

Postar um comentário