Parabéns, menino sorriso - crônica - Donald Malschitzky


E você completa um ano! Quantos anos de sentimento você completa? Sentimentos de quase uma multidão que seguiu todos os seus olhares, mesmo quando olhados por olhos pequeninos como os seus, muitas vezes por cima de tubos e bandagens. Sentimentos de quem o quer e o teve junto, respirando seu respirar e engasgando o coração a cada engasgada sua. 

Sentimentos de quem via seu sorriso, mesmo quando este dormia seu descanso, porque sorrisos também precisam descansar, pois, caso contrário, quando as crianças os procuram, eles estão tão cansados que quase não aparecem. Por isso se pintam tão pouco nas pessoas amargas, porque tentam,tentam, se esforçam, cansam e desistem, aí elas ficam com aquela cara de tristeza que só serve para deixar os outros tristes.

E você completa um ano! Mas não é um ano: são dias e dias, multiplicados pela intensidade dos acontecimentos, pelas apreensões e pelas alegrias que brotaram como aquelas flores teimosas que aparecem no meio de pedras pontiagudas sem que se saiba de onde tiram a energia que precisam para viver e florir.

Sabe aquelas pessoas bem velhas e que têm uma alegria para cada acontecimento? Elas não são assim alegres por bobeira, é que sabem que levar a vida a sério demais é perder tempo, mas, principalmente, como viveram muito, têm a certeza de que mesmo dentro de uma grande tristeza, há uma alegria escondida, basta achá-la. Não, ela não engana a tristeza, apenas vai ficando mais forte, às vezes tão forte que a gente descobre que a tristeza nem existe.

E você completa um ano! Nesse tempo, você passou por dores e pesares que muita gente não passará durante sua vida toda. Mas você está vivo, e sorrindo. Acredite, tem quem morre velhinho, velhinho e, se olhar para trás descobre que, em todos os seus dias vividos, não acumulou nem parte de todo amor depositado em seu coração durante esse ano. É que eles tiveram dias simplesmente vividos, mas não sentidos, aí vão sorrir de quê?

Desde quando você era apenas sopro, gente e mais gente se encontrou, deu de sua essência para que você pudesse ser entregue a pessoas que, com mãos mágicas, fossem ali, no seu coração fragilizado e lhe dessem mais vida para você festejar um ano, mais um ano e assim por diante. Lembre sempre deles, dos que doaram, dos que abençoaram, dos que deram alento ao seu coração e o ajudaram a sorrir. Eles também terão mais dias sentidos por causa de você.

Donald Malschitzky

0 comentários:

Postar um comentário