Bendito stress - crônica / Donald Malschitzky


                                  Bendito stress

O pau brasil é a árvore símbolo do Brasil, e aprendemos no primário que é por causa da árvore que nosso país leva esse nome. Sinceramente? Poderíamos pensar em mudar isso, pois se há uma planta cujas flores pintam a natureza com nossas cores, esta é o ipê amarelo. Já houve tentativa de declará-la flor-símbolo, deixando ao pau brasil a honra de emprestar o nome à nação. Não passou, mas o ipê amarelo se vinga todo ano, como uma criança a mostrar a língua em desaforo.

Céu azul, apenas com alguns traços de nuvens alvas,e um ipê num pasto, a exuberância das flores no pé que a brisa leve faz balançar para o céu e provoca leve chuva florida, que se espalha no verde chão: está o Brasil pintado. Sem muita ordem cartesiana, é verdade, mas com muito mais beleza e sentimento. O lábaro que ostentas espalhado. E florido, o que seria bom que perdurasse para sempre.

Conforme o professor Google, existem 246 espécies da árvore, embora o mesmo professor também fale em 800, mas ele anda meio confuso. No Brasil, são 15 e suas flores apresentam diferentes colorações. Sua madeira é dura e durável. Nossos indígenas a usavam para fabricararcos e sua aplicação industrial é bem ampla. Muito visitadas por beija-flores e abelhas, exercem importante papel na natureza, além da ternura que o quadro dessa interação promove. 

Os mais velhos devem lembrar de quando quase acabaram com os ipês-roxos pois surgiu a informação de que o chá de sua casca curava câncer. Aparentemente, a casca de algumas espécies tem propriedades medicinais e seu chá é um bom expectorante. Ao menos é vendida em toda casa de produtos naturais.

Neste ano, as árvores foram enganadas: normalmente florescem em agosto nos lugares mais quentes, e somente em meados de setembro nas mais frias. O calor que fez nos meses de julho e agosto provocou a antecipação da florada, e, mesmo em locais em maior altitude, o espetáculo se apresenta deslumbrante desde o mês de julho. 

Li a declaração de um biólogo dizendo que, devido ao calor, as árvores foram enganadas e que isso provoca stress nelas. A reação é florirem. Bela forma de reagir ao stress. E se fosse assim com as mulheres? A mulher chegaria em casa com roupa florida, um enorme buquê nos braços, espalhando cor e alegria. O marido perguntaria o que de tão bom aconteceu e ela, toda sorridente: “Estou com TPM”.

0 comentários:

Postar um comentário