Estilos de época: tradições apolínea e dionisíaca - http://www.analisedetextos.com.br



Estilo individual

Maneira peculiar de um escritor expressar-se, usando os recursos de maneira personalizada e singular para obter efeito estético.

Estilo de época

Traços de expressão próprios de um momento histórico, reveladores do Zeitgeist (espírito de época) desse período.

Eras literárias

Agrupamento em blocos de estilos, movimentos ou escolas literárias, constituídos por afinidade com o contexto histórico-cultural das épocas.


Exercício sobre estilos de época.

1. Imagine que, tanto quanto os movimentos artísticos, também as pessoas apresentem traços apolíneos ou dionisíacos. Os "apolíneos" seriam os que brilham como um spot, de forma clara, intensa, voltada para um mesmo foco. Os "dionisíacos", por sua vez, caracterizar-se-iam por uma luz de lâmpada fluorescente, cujo brilho, por se espalhar mais, seria maior, porém difuso. Preencha então os espaços com as palavras relacionadas a seguir, dispostas de forma aleatória, conforme a referência se faça a pessoas de um ou outro tipo. Procure ordená-las, formando pares com conceitos opostos.

pessoa "matinal"; sonho; metáfora; foco nebuloso; pessoa "noturna"; generalização; pressentimento; pensamento concreto; humor; pensamento difuso; razão; lógica; ambigüidade; precisão; consistência; trabalho; diversão; fantasia; aproximação; exatidão; realidade; foco concentrado; análise; especificidade.

Textos para os exercícios de 2 a 5

Leia os textos a seguir e identifique com A os que se inserem na tradição apolínea; e com D, os que se afinam com a tradição dionisíaca:

2. ( )

Por que tardas, meu anjo! oh, vem comigo.
Serei teu, serás minha... É um doce abrigo
A tenda dos amores!

Longe a tormenta agita as penedias...
Aqui, ao som de errantes harmonias,
Se adormece em flores.

Quando a chuva atravessa o peregrino,
Quando a rajada a galopar sem tino
Açoita-lhe na face,

E em meio à noite, em cima dos rochedos,
Rasga-se o coração, ferem-se os dedos,
E a dor cresce e renasce...

A porta dos amores entreaberta
É a cabana erguida em plaga incerta,
Que ampara do tufão...

O lábio apaixonado é um lar em chamas
E os cabelos, rolando em espadanas,
São mantos de paixão. (...)

Castro Alves. "Amemos".

3. ( )

Do bom escrever, saber primeiro é fonte.
Enriquece a memória de doutrina
Do que um cante, outro ensine, outro te conte.

Vejo teu verso brando, estilo puro,
Engenho, arte, doutrina; só queria
Tempo e lima, d'inveja forte muro.
Ensina muito e muda um ano e um dia;
Como em pintura, os erros vai mostrando
Depois o tempo, que o olho antes não via.
Corta o sobejo, vai acrescentando
O que falta; o baixo ergue, o alto modera,
Tudo a uma igual regra conformando.
Ao escuro dá luz, e ao que pudera
Fazer dúvida, aclara; do ornamento,
Ou tira, ou põe; com o decoro o tempera.
Sirva própria palavra ao bom intento.
Haja juízo e regra, e diferença
Da prática comum ao pensamento.

Há nas cousas um fim, há tal medida,
Que quanto passa, ou falta dela, é vício:
É necessária a emenda bem regida. (...)

Antônio Ferreira. Carta a Diogo Bernardes.

4. ( )

Quando olho para mim não me percebo.
Tenho tanto a mania de sentir
Que me extravio às vezes ao sair
Das próprias sensações que eu recebo.

O ar que respiro, este licor que bebo,
Pertencem ao meu modo de existir,
E eu nunca sei como hei de concluir
As sensações que a meu pesar concebo.

Nem nunca, propriamente reparei,
Se na verdade sinto o que sinto.
Eu Serei tal qual pareço em mim? Serei
Tal qual me julgo verdadeiramente?
Mesmo ante as sensações sou um pouco ateu.
Nem sei bem se sou eu quem em mim sente.

Álvaro de Campos (heterônimo de Fernando Pessoa). "Quando olho para mim não me percebo”.

5. ( )

O jornal dobrado
sobre a mesa simples;
a toalha limpa,
a louça branca
e fresca como o pão.

A laranja verde:
tua paisagem sempre,
teu ar livre, sol
de tuas praias; clara
e fresca como o pão.

João Cabral de Melo Neto. "A mesa".

6. Assinale a alternativa correta:

a) O Barroco, também chamado de Setecentismo, é o movimento literário que predominou no século XVII.
b) A literatura brasileira passa a existir somente no século XIX, com o Romantismo, quando o país se liberta politicamente de Portugal. Antes disso, as manifestações literárias aqui produzidas não passavam de mero apêndice da literatura portuguesa, não apresentando traços de originalidade.
c) O Romantismo é o movimento literário dominante na 1ª metade do século XVIII. Seus textos caracterizam-se por traços inconfundíveis de sentimentalismo e objetividade.
d) Há duas grandes tradições artísticas na história das literaturas portuguesa e brasileira: uma engloba as escolas literárias clássicas, caracterizadas pelo equilíbrio e pelo racionalismo; a outra, dita romântica, caracteriza-se pelo desequilíbrio e pelo sentimentalismo.
e) Quando aparece um novo movimento literário, ele sempre se opõe completamente aos que o antecederam.

Gabarito dos exercícios

Estilo individual
Maneira peculiar de um escritor expressar-se, usando os recursos de maneira personalizada e singular para obter efeito estético.
Estilo de época
Traços de expressão próprios de um momento histórico, reveladores do Zeitgeist (espírito de época) desse período.
Eras literárias
Agrupamento em blocos de estilos, movimentos ou escolas literárias, constituídos por afinidade com o contexto histórico-cultural das épocas.

Exercício sobre estilos de época.

1. Imagine que, tanto quanto os movimentos artísticos, também as pessoas apresentem traços apolíneos ou dionisíacos. Os "apolíneos" seriam os que brilham como um spot, de forma clara, intensa, voltada para um mesmo foco. Os "dionisíacos", por sua vez, caracterizar-se-iam por uma luz de lâmpada fluorescente, cujo brilho, por se espalhar mais, seria maior, porém difuso. Preencha então os espaços com as palavras relacionadas a seguir, dispostas de forma aleatória, conforme a referência se faça a pessoas de um ou outro tipo. Procure ordená-las, formando pares com conceitos opostos.
pessoa "matinal"; sonho; metáfora; foco nebuloso; pessoa "noturna"; generalização; pressentimento; pensamento concreto; humor; pensamento difuso; razão; lógica; ambigüidade; precisão; consistência; trabalho; diversão; fantasia; aproximação; exatidão; realidade; foco concentrado; análise; especificidade.
Textos para os exercícios de 2 a 5
Leia os textos a seguir e identifique com A os que se inserem na tradição apolínea; e com D, os que se afinam com a tradição dionisíaca:

       2. (     )
Por que tardas, meu anjo! oh, vem comigo.
Serei teu, serás minha... É um doce abrigo
A tenda dos amores!
Longe a tormenta agita as penedias...
Aqui, ao som de errantes harmonias,
Se adormece em flores.
Quando a chuva atravessa o peregrino,
Quando a rajada a galopar sem tino
Açoita-lhe na face,
E em meio à noite, em cima dos rochedos,
Rasga-se o coração, ferem-se os dedos,
E a dor cresce e renasce...
A porta dos amores entreaberta
É a cabana erguida em plaga incerta,
Que ampara do tufão...
O lábio apaixonado é um lar em chamas
E os cabelos, rolando em espadanas,
São mantos de paixão. (...)
               Castro Alves. "Amemos".
         3. (      )
Do bom escrever, saber primeiro é fonte.
Enriquece a memória de doutrina
Do que um cante, outro ensine, outro te conte.

Vejo teu verso brando, estilo puro,
Engenho, arte, doutrina; só queria
Tempo e lima, d'inveja forte muro.
Ensina muito e muda um ano e um dia;
Como em pintura, os erros vai mostrando
Depois o tempo, que o olho antes não via.
Corta o sobejo, vai acrescentando
O que falta; o baixo ergue, o alto modera,
Tudo a uma igual regra conformando.
Ao escuro dá luz, e ao que pudera
Fazer dúvida, aclara; do ornamento,
Ou tira, ou põe; com o decoro o tempera.
Sirva própria palavra ao bom intento.
Haja juízo e regra, e diferença
Da prática comum ao pensamento.
Há nas cousas um fim, há tal medida,
Que quanto passa, ou falta dela, é vício:
É necessária a emenda bem regida. (...)
Antônio Ferreira. Carta a Diogo Bernardes.
         4. (    )

Quando olho para mim não me percebo.
Tenho tanto a mania de sentir
Que me extravio às vezes ao sair
Das próprias sensações que eu recebo.
O ar que respiro, este licor que bebo,
Pertencem ao meu modo de existir,
E eu nunca sei como hei de concluir
As sensações que a meu pesar concebo.
Nem nunca, propriamente reparei,
Se na verdade sinto o que sinto.
Eu Serei tal qual pareço em mim? Serei
Tal qual me julgo verdadeiramente?
Mesmo ante as sensações sou um pouco ateu.
Nem sei bem se sou eu quem em mim sente.
Álvaro de Campos (heterônimo de Fernando Pessoa). "Quando olho para mim não me percebo”.
5.  (    )

O jornal dobrado
sobre a mesa simples;
a toalha limpa,
a louça branca
e fresca como o pão.
A laranja verde:
tua paisagem sempre,
teu ar livre, sol
de tuas praias; clara
e fresca como o pão.
João Cabral de Melo Neto. "A mesa".
6. Assinale a alternativa correta:
a)  O Barroco, também chamado de Setecentismo, é o movimento literário que predominou no século XVII.
b) A literatura brasileira passa a existir somente no século XIX, com o Romantismo, quando o país se liberta politicamente de Portugal. Antes disso, as manifestações literárias aqui produzidas não passavam de mero apêndice da literatura portuguesa, não apresentando traços de originalidade.
c) O Romantismo é o movimento literário dominante na 1ª metade do século XVIII. Seus textos caracterizam-se por traços inconfundíveis de sentimentalismo e objetividade.
d) Há duas grandes tradições artísticas na história das literaturas portuguesa e brasileira: uma engloba as escolas literárias clássicas, caracterizadas pelo equilíbrio e pelo racionalismo; a outra, dita romântica, caracteriza-se pelo desequilíbrio e pelo sentimentalismo.
e) Quando aparece um novo movimento literário, ele sempre se opõe completamente aos que o antecederam.

Gabarito dos exercícios

1-
.
tabela-tradições
2. D       3. A         4. D           5. A             6. D

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